Muitos ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre os modelos de administração Pública e Privada, ainda que usem estratégias semelhantes, elas têm características e legislações próprias – mas existem semelhanças na medida em que é preciso se aplicar alguns dos processos administrativos já vistos, ou seja, Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Além disso, também é possível encontrar nas organizações públicas algumas questões relativas a campos tradicionais de estudo da Administração, tais como Recursos Humanos, Finanças, Administração de Materiais, Contabilidade, Orçamento, Prestação de Serviços, Atendimento ao Público, Tecnologia de Informação, etc.
Vamos às diferenças:
Administração Pública é o modelo usado na gestão de empresas e instituições públicas e governamentais, tendo assim uma relação íntima com o Estado. A administração pública tem como finalidade principal o bem comum, descrito na Constituição Federal e para isso ela precisa se ajustar aos projetos e às políticas governamentais. Assim, seu orçamento e a destinação de suas verbas seguem os objetivos do Estado, passando, portanto, pela mão do gestor público. A lei divide a administração pública em direta e indireta, sendo que a direta é formada por União, Estados, Distrito Federal e municípios, enquanto a indireta engloba as autarquias (INSS, Inmetro, USP e outros), as sociedades de economia mista (Banco do Brasil, Petrobrás e outras), as fundações públicas (biblioteca nacional e FUNAI são exemplos disso) e as empresas públicas (Correios e a Caixa Econômica Federal).
Administração Privada se relaciona com a gestão de empresas privadas – onde as suas finalidades são particulares, visando o desenvolvimento da organização e o benefício de pessoas específicas, como os proprietários ou gestores e os funcionários. Alguns dos principais objetivos da administração privada são a rentabilidade a competitividade e a integração. Esse modelo se relaciona com o Estado através da legislação específica. A gestão privada requer a atuação de profissionais devidamente preparados para lidar com as dificuldades e exigências do mundo dos negócios — que envolvem, por exemplo, comércio e publicidade. Nesse caso, o cliente surge como elemento essencial ao alcance de seus objetivos.
São conceitos ligados especialmente à administração privada:
- Planejamento estratégico;
- Marketing de vendas;
- Gestão do relacionamento com o cliente;
- Logística;
- Consumidor.
Cabe destacar algumas características que tornam a administração pública diferente da administração privada, o que, por consequência, faz com que as formas de gestão apresentem certas especificidades particulares. Acompanhe abaixo algumas características que diferenciam as Administrações:
Forma de obtenção de recursos para o funcionamento da Organização:
Administração Pública:
Receitas derivadas dos cofres públicos (impostos, taxas e contribuições); caráter compulsório, sem uma necessária contrapartida em termos de prestação direta de serviços.
|
Administração Privada:
Receitas advindas de pagamentos feitos por livre e espontânea vontade por parte dos clientes (consumidores dos produtos e serviços).
|
Destinatário das ações empreendidas pela organização (Público Alvo):
Administração Pública:
É o cidadão, os membros da sociedade que possuem direitos e deveres - interesses coletivos, sociais, difusos.
|
Administração Privada:
É o cliente, indivíduo que manifesta suas escolhas no mercado - interesses particulares, privados, individualizados.
|
Mecanismo de controle do desempenho dos dirigentes:
Administração Pública:
Controle político, por meio de eleições periódicas dos governantes.
|
Administração Privada:
Controle do Mercado, através da concorrência com outras organizações.
|
Subordinação ao ordenamento jurídico existente:
Administração Pública:
Tudo o que não está juridicamente determinado está juridicamente proibido; Princípio da Legalidade; preponderância de normas de direito público (direito constitucional e administrativo).
|
Administração Privada:
Tudo o que não está juridicamente proibido está juridicamente facultado; preponderância de normas de direito privado (contratual; direito civil e direito comercial).
|
Garantia da sobrevivência das organizações:
Administração Pública:
Tempo de existência indeterminado: o Estado não vai à falência.
|
Administração Privada:
Sobrevivência depende da eficiência organizacional; competitividade acirrada no mercado.
|
Características do Processo de Tomada de decisão:
Administração Pública:
Decisões mais lentas, influenciadas por variáveis de ordem política - políticas Públicas de acordo com os programas de Governo.
|
Administração Privada:
Decisões mais rápidas, buscando a racionalidade – baseadas em políticas empresariais voltadas para o mercado.
|
Modo de criação, alteração ou extinção da pessoa jurídica:
Administração Pública:
Instituições criadas ou autorizadas por lei.
|
Administração Privada:
Através de instrumento contratual ou societário.
|
Copiado:http://administracaonoblog.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário