Se você, assim como eu, ficou órfão de bons programas de TV sobre empreendedorismo e gestão após o fim de O Aprendiz, eu tenho uma boa notícia pra você.
O Canal de TV por assinatura History Channel trouxe recentemente para o Brasil a aclamada série “O Sócio“, comandada pelo bilionário Marcus Lemonis, CEO da Camping World and Good Sam Enterprises.
A série, que nos EUA se chama The Profit (“O lucro”, em português), mostra um especialista na gestão de empresas que investe milhões de dólares de seu próprio bolso para se tornar sócio de negócios em dificuldade para transformá-los em máquinas de fazer dinheiro.
O empresário libanês, amante de riscos, lhes oferece uma alta quantia em dinheiro por uma participação na sociedade e muitas lições de gestão avançada para transformar definitivamente as empresas. “Tenho um apetite para riscos maior que o comum, porque acredito nas pessoas, que elas podem mudar e melhorar”, diz Lemonis em entrevista à Revista IstoÉ Dinheiro.
No programa, Marcos Lemonis mostra que é preciso lançar mão de estratégias arrojadas e ousadas para mudar a cultura de certas empresas. Com base no princípio dos “três P’s” (Pessoas, Processos e Produtos), Marcos Lemonis entra de cabeça nos negócios lucrativos que estão afundados em dívidas e na má gestão de profissionais despreparados.
Em alguns episódios é possível vê-lo demitindo funcionários descompromissados, promovendo bons colaboradores que antes eram desvalorizados, mudando completamente a identidade da empresa, e até lavando privadas para demonstrar seu produto a um cliente.
“O Sócio” é uma ótima oportunidade de aprendizado pra quem deseja empreender e conhecer os bastidores da gestão de empresas de sucesso. “Não considero o programa como um entretenimento, mas sim educacional”, afirmou Lemonis. “Sinto que o seu propósito é mostrar como fazer negócios e como não fazer, como tratar as pessoas e quais são os erros feitos por outros que podem ser evitados.”
Nos últimos 10 anos, Marcos ajudou mais de 100 empresas a se reerguerem. Desde que o programa foi ao ar pela primeira vez nos EUA, em 2013, o empresário já investiu mais de US$ 7 milhões de seu próprio dinheiro, uma fortuna avaliada em US$ 2 bilhões, em companhias apresentadas nos episódios.
“O Sócio” é transmitido pelo canal History Channel toda terça-feira, às 22h. E é reprisado em outro dias da semana.
Sobre Marcos Lemonis
Marcos Lemonis, de 41 anos, é nascido em Beirute, capital do Líbano. Como diretor e CEO da Camping World e da Good Sam Enterprises, administra cerca de 6.000 funcionários em mais de 100 cidades ao redor dos Estados Unidos.
Sobrevivente da guerra civil do país do Oriente Médio, Lemonis foi adotado, quando criança, por um casal de gregos que moravam em Miami.
Na última década, Lemonis se tornou CEO da Camping World e da Good Sam Enterprises, especializadas em produtos e serviços para trailers e motorhomes, muito utilizados nos EUA e Europa para viagens.
Ao mesmo tempo, investiu em mais de 100 pequenas empresas promissoras, mas problemáticas. Foram essas credenciais que o levaram a apresentar o programa criado para a rede americana CNBC.
Copiado: http://www.sobreadministracao.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário