Umas das características
principais de todo empreendedor é a vontade constante de tornar seu negócio
referência no mercado em que atua.
Mas como conseguir tal façanha? Como saber
se o meu conceito de excelência é realmente o que o mercado necessita?
O "
seu melhor" é, de fato, o melhor?
Ou existe um nível maior que lhe coloque perto da perfeição do que o
"seu melhor"? A melhor forma de responder estas perguntas é olhar ao
seu redor. Voltamos a um principio fundamental do empreendedorismo: a pesquisa.
Mas, desta vez, com o nome um pouco diferente: Benchmarking.
Mas afinal o que é Benchmarking?
Se você, empreendedor, algum dia
atentou para observar alguma prática que o seu concorrente fez e achou
interessante e posteriormente resolveu adotá-la de forma melhorada, parabéns,
você fez Benchmarking.
Benchmarking nada mais é do que
adotar as melhores práticas existentes no mercado, sejam elas executadas pelos
seus concorrentes ou não, e absorver para o seu negócio de forma melhorada. Ou
seja, copiar! Sim, copiar! Entretanto, sempre melhorando-as continuamente.
Trata-se de um processo sem fim, onde sempre irá existir pontos a serem
trabalhados e otimizados afim de transformar o empreendimento em referência no
segmento no qual está inserido.
O benchmarking é uma ferramenta
de pesquisa de alcance incrível. Quando utilizada de forma sistemática e
engajada é capaz de proporcionar inúmeros benefícios, auxiliando no aumento da
eficiência da qualidade do serviço/produto.
Quais os tipos de Benchmarking
Os tipos mais importantes desta
ferramenta são:
- Competitivo
Interno
Caracteriza-se pela adoção de
melhoras práticas já existentes dentro da empresa, porém, de setores
diferentes. Um departamento pode se tornar referência por possuir processos e
métodos que tornem a rotina do setor mais enxuta e objetiva. Assim como um
departamento pode ser copiado e melhorado por possuir atitudes que contribuem
para o bem social ou ambiental.
- Funcional
Por exemplo: uma empresa do ramo
alimentício, que possui uma linha de logística bem desenvolvida, pode ter seus
processos copiados e melhorados para a realidade de outra empresa do segmento
de cosméticos, sem grandes dificuldades e restrições pois suas atividades
"meio" são comuns em várias empresas.
- Colaborativo
- Conclusão
Dessa forma, tal ferramenta sendo
aproveitada em sua plenitude, pode-se tornar um ponto chave de crescimento e
reposicionamento da empresa. Identificar uma referência, efetuar esforços para
absorver os pontos positivos de destaque, e por último, ultrapassar o limiar
trarão a consequência de atingir a excelência no mercado atuante.
Por: Marco Monte - http://admemdestaque.blogspot.com.br/
O benchmarking pode dar uma visão nova e única do que está acontecendo no mundo corporativo. De fato é uma ferramenta incrível! Muito joia o texto.
ResponderExcluir