O carnaval está chegando e, por ser um dos feriados mais esperados do Brasil, movimentará milhões de pessoas nas estradas, nos aeroportos e nos desfiles por todo o país.
Mesmo sendo um período de festas e folia, possível tirar alguns ensinamentos de gestão, seja das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, seja dos blocos de frevo do Recife, ou seja de planejamentos de viagens com amigos e familiares.
- Não é de hoje que as escolas de samba e os blocos de frevo são considerados verdadeiros exemplos de organização.
Afinal, para conseguir realizar um desfile de tamanha grandeza, é preciso um alto grau de gerenciamento e estruturação. Durante o ano todo, é possível observar a integração das pessoas da comunidade em torno do projeto, e também o grau de motivação individual de cada um.
O alegre espetáculo que vemos nas avenidas é fruto de muito trabalho, identificação, competência e disciplina de todos, em busca de uma causa: ganhar o prêmio para sua agremiação.
- A missão é clara e o engajamento, generalizado.
A ala de baianas das escolas de samba, por exemplo, conta com mulheres que desfilam todos os anos com roupas pesadíssimas e em sincronia. A visão sistêmica das alas é fundamental para o sucesso: cada participante precisa entender sua função durante a apresentação, para que os meses de treino e esforço conjuntos permitam alcançar o resultado desejado. Por fim, criatividade, inovação e ousadia são marcas presentes nas escolas vencedoras a cada ano.
- Nas pequenas e médias empresas, não é diferente.
Para se obter nota 10 em todos os quesitos dagestão, os colaboradores têm de estar alinhados ao perfil da companhia e apresentar similaridades entre si, pois juntar pessoas com afinidade de interesses é muito mais produtivo, divertido e prazeroso.
- O exemplo das escolas de samba e dos blocos de frevo pode ser aplicado em qualquer organização, pois colaboradores que realizam atividades por paixão, ou por uma causa - e não apenas pelo salário - tendem a ser mais produtivos.
Sem contar que pessoas apaixonadas trabalham além de suas obrigações. Ou seja, contrate e valorize quem se identifica com a missão de sua empresa.
Assim como acontece no Carnaval, as organizações também devem estimular a inovação para que todos possam ter novos desafios, se superar e adquirir competências e conhecimentos. Promover esse dinamismo acaba servindo também para revelar e reter talentos.
- O que devemos fazer é transformar a organização em um grande campo de valores, permitindo às pessoas evoluírem com aprendizado e transformação. Muitas ideias e práticas devem ser avaliadas para um começo imediato.
Aproveite o clima do carnaval e analise como o conhecimento, que é base para qualquer organização, pode ser passado para os colaboradores, com um acesso rápido e direto, para que todos conheçam bem seu papel no todo. Mãos à obra e divirtam-se!
Por: JAIRO MARTINS DA SILVA - http://revistapegn.globo.com/
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