Há tempos a publicidade sempre levantou grandes polêmicas. O racismo e o machismo foram predominantes em décadas passadas. Para revirar o baú desta polêmica, apresentamos uma segunda seleção de propagandas históricas com cunho machista. Seja para vender café, cigarro ou sabonete algumas campanhas tornaram pérolas polêmicas.
Chase & Sanborn Coffee - 1952
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
Com uma naturalidade de assustar os olhares dos dias hoje, a Chase & Sanborn Coffee apresentou uma propaganda onde o marido dava a liberdade de bater na esposa, caso o café que é servido a ele não venha a ser fresco. Propaganda americana de 1952.
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
Com uma naturalidade de assustar os olhares dos dias hoje, a Chase & Sanborn Coffee apresentou uma propaganda onde o marido dava a liberdade de bater na esposa, caso o café que é servido a ele não venha a ser fresco. Propaganda americana de 1952.
Electrolux (Novas Ideias) - Anos 50
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
Imagine ilustrar um anúncio colocando uma dona de casa com uma viseira de cavalo? Um tanto incorreto e chocante porém usado pela Electrolux em um anúncio publicitário dos anos 50. O título afirma: "Viseira de Cavalo... Porque ela recusa (recusa em aceitar) novas ideias".
Sabonete Palmolive - Anos 40
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
"A maioria dos homens pergunta ‘Ela é bonita?’, e não ‘Ela é inteligente?’" . Este é o principal argumento da propaganda do sabonete Palmolive, nos anos 40. Lançada nos Estados Unidos, certamente esta propaganda faria um grande escândalo nos dias atuais.
Vitaminas PEP - 1950
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
Em comerciais antigos, a mulher era vista apenas como dona de casa. Temos este exemplo no comercial das Vitaminas PEP, de 1950: "Quanto mais duro uma esposa trabalha, mais bonita ela fica"
Enceradeira Infantil Champion - 1954
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
Anúncio de lançamento da enceradeira mirim da marca Champion: ‘Para tornar a tarefa do lar mais agradável, a Champion criou a enceradeira Mirim para sua filhinha’. Na edição de 1 de agosto de 1954 do jornal 'O Estado de São Paulo'.
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
Anúncio de lançamento da enceradeira mirim da marca Champion: ‘Para tornar a tarefa do lar mais agradável, a Champion criou a enceradeira Mirim para sua filhinha’. Na edição de 1 de agosto de 1954 do jornal 'O Estado de São Paulo'.
Moka Express Cafeteira - Anos 40
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
A preocupação real de uma mulher, como deve ser: que o marido beba um café tão bom em casa como no bar. Essa foi a ideia que a propaganda da cafeteira italiana Moka Express apresentou aos seus consumidores na década de 40. Nem precisamos discutir o quanto forte foi o cunho machista desta campanha. Verdadeira pérola.
Cachimbo Bull Dog (Mulheres por Perto) - 1969
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
Propaganda segmentada e com um cunho machista. Direcionada aos homens, o fumo para cachimbo Bull Dog mostrava a causa que as mulheres estavam sempre junto aos homens durante o ato de fumar. Acompanhe esta curiosa campanha veiculada na Revista Veja em dezembro de 1969.
Cigarros Califórnia (Seja Infiel) - 1968
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
“Seja infiel. Mude para Califórnia, o único com filtro de carvão ativado e fumo Virgínia da melhor qualidade”. Venda de cigarros e apologia à traição. Quer mais polêmica em um só anúncio? Mais uma pérola publicitária dos anos 60. Cigarros Califórnia da Santa Cruz.
Batedeira Kenwood Chef (Esposas) - 1961
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
O comercial ao lado é da batedeira Kenwood Chef, de 1961. Made in Estados Unidos da América. Mais machista que ela, impossível. O título do anúncio resumia bem: "O Chef [a batedeira] faz tudo, menos cozinhar. É pra isso que existem as esposas".
Alcoa - 1953
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)
Em 1953, a Alcoa desenvolveu nos Estados Unidos uma tampa de rosca feita de alumínio, a HyTop, dedicada a facilitar a abertura de frascos de ketchup. A novidade ganhou um anúncio com a foto de uma típica dona de casa americana e o seguinte título: “Quer dizer que uma mulher pode abrir isso?”.
Copiado: http://www.propagandashistoricas.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário