O famoso “networking” existe desde o início da humanidade. Embora não com os recursos dos quais dispomos hoje (claro !), a comunicação entre humanos sempre existiu; a necessidade de se agregar, idem.
Entretanto, há uma grande diferença entre “fazer contato” e “estabelecer relações”.
Tudo isto parece muito simples de entender e mesmo óbvio de se ver ; mas, me dei conta de que não é algo tão simples assim. Na verdade, há algumas grandes diferenças nestes contextos que nos levam à reflexão -
- sobre qual imagem queremos projetar ; e,
- sobre qual imagem realmente projetamos.
No contexto do mundo dos negócios é a mesma coisa. Vamos combinar que ninguém faz negócios com empresas. Fazemos negócios com pessoas, certo?
Após residir em alguns países, com diferenças culturais por vezes gritantes em relação ao nosso (não no sentido pejorativo), percebi que se relacionar vai além do mero contato.
- Há pessoas que entendem profundamente o sentido de construir relações e, já outras, que “pensam” tê-las construido, quando na verdade, passaram despercebidas ou deixaram uma imagem negativa.
Estamos em uma era em que pensamos que construir relações é termos uma página no facebook, no twitter, no linked in, ou qualquer outro canal de rede social.
- Quando na verdade, o que estamos fazendo é somente contato.
Passamos para a etapa da construção, quando nos permitimos estabelecer o relacionamento.
Relacionar-se abrange comprometimento, atenção e disponibilidade, mesmo quando o tempo não dá ( quem disse que o tempo é suficiente para alguém?).
Vou me ater neste post, somente a aspectos relacionados ao entendimento de alguns conceitos sobre como nos comunicamos e o reflexo das nossas atitudes. Percebo nitidamente, após o meu regresso ao Brasil, que mais e mais pessoas estão interessadas em “fechar” negócios, “fazer” parcerias, “ganhar” dinheiro.
Quando na verdade, deveriam estar mais interessadas em :
- CONSTRUIR PARCERIAS – PARA…
- ABRIR PORTAS – PARA…
- CRIAR PROSPERIDADE – PARA…
CRESCER, DESENVOLVER, COMPARTILHAR
Estas palavras podem parecer idênticas, sinônimas até; mas, na prática, são diferentes. Vou ilustrar para ficar mais evidente.
Quem “fecha” negócios
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“fecha tudo” – Fecha um contrato por um determinado tempo.na maioria das vezes o contrato não é renovado, porque UM novo contratado/parceiro sabe se relacionar melhor. |
Quem “faz” parceria
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Quem está interessado em “ganhar” dinheiro
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Por outro lado…
Quem abre negócios
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Quem estabelece/constrói parcerias
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Quem cria prosperidade
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Você que está lendo o meu post, já deve ter passado por algumas situações em que estas diferenças na construção da sua rede social,da sua parceria, foram a razão de uma ruptura ou da continuidade de um negócio/relacionamento. Não é raro telefonarmos para algum ex colega de trabalho que tenha subido na escala corporativa, e ouvirmos um solene “não”, com as desculpas mais diversas aos pedidos mais simples.
Como não é raro, principalmente em consultoria, nos depararmos com pessoas que querem ganhos muito acima dos teus e pedem que você perca, mas só você, (não é deixar de ganhar), para que ele “ganhe” muito mais e chamam a isso parceria.
Não é fácil construir um negócio, mas se o empreendedor (seja corporativo ou independente), souber estabelecer as bases de tudo o que faz com valores, com o senso de construção, de continuidade, de respeito e ética; com certeza terá o respeito que merece, a perpetuação do que faz, refletindo sua conduta, na sua imagem ou na imagem da empresa em que trabalha: confiabilidade, lealdade, comprometimento.
Quando conseguimos estabelecer estes valores como base, podemos dizer que temos uma “rede de relacionamento”; ou, “networking”.Sejam de 10 ou de 1000…
Então ? Sobre quais bases você escolhe e constrói os seus relacionamentos?
Fonte: Rejane Santos - http://www.qualidadebrasil.com.br
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