Por Rafael Mauricio Menshhein
Com a evolução do mercado, o conhecimento adquirido pelo consumidor sobre os produtos e serviços ofertados, foi elaborada uma Pesquisa que apontou para dezesseis tendências culturais que estão afetando o mercado diretamente.
Logicamente o mercado evolui com as novas gerações, novas tecnologias, exigências do consumidor, novos concorrentes e tendências.
Nesta Pesquisa apontam-se essas tendências como:
É importante que o profissional de Marketing saiba qual é a tendência do seu Segmento ou nicho de mercado, quem é seu consumidor e qual é o conhecimento deste consumidor com relação aos produtos ofertados, pela própria empresa e a concorrência.
Fonte: POPCORN, Faith, The Popcorn report. Nova York, 1992.
Logicamente o mercado evolui com as novas gerações, novas tecnologias, exigências do consumidor, novos concorrentes e tendências.
Nesta Pesquisa apontam-se essas tendências como:
- Retorno às origens: a tendência de utilizar práticas antigas como âncoras ou suporte para os estilos de vida modernos;
- Viver: o desejo de viver mais e desfrutar mais a vida;
- Mudança de vida: o desejo de seguir um estilo de vida mais simples e menos agitado;
- Formação de clãs: a crescente necessidade de se associar e pertencer a grupos para enfrentar um mundo mais caótico;
- Encasulamento: o impulso de proteção quando o que acontece lá fora é muito difícil e assustador;
- Volta ao passado: a tendência de as pessoas agirem e se sentirem como se fossem mais jovens que sua idade cronológica;
- Egonomia: o desejo de oferecer a si mesmo posses e experiências;
- Aventura da fantasia: a necessidade de encontrar válvulas de escapes emocionais para compensar as rotinas diárias;
- FemininaMente: o reconhecimento de que homens e mulheres agem e pensam de maneira diferente;
- Queda de ícones: a idéia de que ’se é grande, é ruim’;
- Emancipação: a emancipação dos homens de seus papéis masculinos estereotipados;
- 99 vidas: a tentativa de aliviar as pressões do tempo fazendo muitas coisas de uma vez só;
- Revanche do prazer: busca clara e ‘assumida’ do prazer, em oposição ao autocontrole e à privação;
- S.O.S (Salve O Social): o desejo de tornar a sociedade mais responsável com relação à educação, à ética e ao meio ambiente;
- Pequenas indulgências: uma inclinação para se satisfazer com pequenos exageros, a fim de obter um estímulo emocional ocasional;
- Consumidor vigilante: a intolerância para com produtos de baixa qualidade e serviços inadequados.
É importante que o profissional de Marketing saiba qual é a tendência do seu Segmento ou nicho de mercado, quem é seu consumidor e qual é o conhecimento deste consumidor com relação aos produtos ofertados, pela própria empresa e a concorrência.
Fonte: POPCORN, Faith, The Popcorn report. Nova York, 1992.
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