QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

segunda-feira, 18 de maio de 2015

EMPRESA - FORD MOTOR COMPANY

EMPRESA - FORD MOTOR COMPANY

Ford Motor Company é uma produtora de automóveis considerada uma das maiores do mundo,foi fundada em1903 por Henry Ford. Sediada em Dearborn, subúrbio deDetroit, no estado de Michigan nos Estados Unidos.

Ford do Brasil começou seus primeiros investimentos em 1919, sendo a primeira produtora de automóveis a se instalar no Brasil. Possui atualmente fábricas nas cidades paulistas deSão Bernardo do CampoTaubaté e sede na cidade baiana Camaçari (BA), além de um campo de provas na cidade de Tatuí - SP.
Razão Social/Nome: FORD MOTOR COMPANY BRASIL LTDA
Segmento: Automotivo

Porte: Multinacional 
Produtos e/ou Serviços:
·         Produção de Carros;
·         Manutenção;
·         Venda Direta;
·         Recall;
·         Garantia Estendida;
·         Serviços Rápidos;
·         Assistência 24 horas;
·         Revisão Preço Fixo;
·         Peças Genuínas;
·         Ford Credit;
·         Seguros Ford;
·         Consórcio Nacional Ford.
Missão

Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas.

Visão 
Ser a empresa líder mundial na avaliação do consumidor em produtos e serviços automotivos.
Política de Qualidade
Atingir continuamente resultados consistentemente melhores em termos de Satisfação do Consumidor com nossos produtos e serviços. Processos e pessoas têm sido e sempre serão a chave para conseguirmos estes resultados.
Política Ambiental
“A Ford tem como objetivo ser não apenas uma empresa   que produz veículos de qualidade, mas uma organização socialmente responsável que contribui para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da comunidade. A preservação ambiental é uma prioridade dentro desse compromisso, documentado na Carta Política nº 17 da empresa.
A política de responsabilidade da Ford na proteção da saúde e do meio ambiente é baseada nos seguintes princípios:

"A proteção da saúde e do meio ambiente é um fator importante nas decisões de negócios. A consideração de consequências em potencial para a saúde e o meio ambiente, bem como os requisitos regulatórios presentes e futuros, constituem parte integral e primária do processo de planejamento. Os produtos, serviços, processo e fábricas da Companhia são planejados e operados para incorporar objetivos e metas que são periodicamente revisados, de forma a minimizar os resíduos, a poluição e qualquer impacto adverso na saúde ou no meio ambiente, atendendo a limites de ordem prática."

"A proteção da saúde e do meio ambiente é responsabilidade de toda a Companhia. Espera-se que a gerência de cada atividade aceite esta responsabilidade como uma prioridade importante e empenhe os recursos necessários. Espera-se que os funcionários em todos os níveis assumam esta responsabilidade no contexto de suas tarefas individuais e cooperem dessa forma com os esforços da Companhia."
Fonte: Trecho extraído do site: www.ford.com.br
Mudanças Climáticas
“A Ford foi a primeira empresa automobilística no Brasil a fazer parte do GHG Protocol (Green House Gas Protocol). O grupo, formado em função do Protocolo de Kyoto, tem como objetivo criar uma forma de inventariar o grau de gases de efeito estufa gerado nos processos produtivos e traçar metas para a sua redução”Fonte: Trecho extraído do site: www.ford.com.br

Relatório Ambiental
“Uma grande empresa oferece excelentes produtos e serviços para os clientes. Uma excelente empresa, além de fornecer produtos e serviços de qualidade, se esforça para tornar o mundo um lugar melhor. Essa é a visão que tem orientado a Ford na busca da melhoria constante, não só com o desenvolvimento de tecnologias de ponta que abrem novos horizontes para a engenharia da mobilidade, incluindo o avanço da reciclagem e de fontes alternativas de energia veicular, mas principalmente com ações que contribuem para o progresso e o bem-estar da comunidade. 

Um dos objetivos prioritários das fábricas no Brasil é a minimização do consumo de utilidades - água, energia elétrica e gás natural -, área em que tem alcançado sucessivos progressos.

Nos últimos cinco anos, a Ford conseguiu uma redução média de 25% no consumo de energia elétrica, 29% no consumo de água e 24% no consumo de gás natural por cada veículo produzido nos complexos industriais de São Bernardo do Campo (SP) e Camaçari (BA)."
Fonte: Trecho extraído do site: www.ford.com.br
Reflexão do Grupo
O grupo optou por escolher a Ford em seus estudos de reflexão da teoria geral da administração por esta ser uma empresa competente, de grande porte, conhecida mundialmente e consolidada no mercado automobilístico.
De acordo com os conceitos estudados o grupo identifica na organização (Ford Motor Company) os seguintes preceitos:
  • Taylorismo
 A Ford busca atender seus objetivos e expectativas por meio do seu controle empresarial que consiste:
ü  Preparo; 
ü  Planejamento de metas;
ü  Execução de serviços exigidos pela concorrência. 
  •  Fordismo 
 Sua preocupação em satisfazer seus consumidores, se dá por excelente experiência adotada durante seu crescimento. 
Produção, Intensificação e Economicidade são fatores que de uma certa forma é agregada á realização e construção de produtos da empresa, resultado esse que por através de todas as partes envolvidas tem-se a consolidação mundial da Ford.
  •  Teoria Clássica
          Função Administrativa:
         ü  Técnica (Produção dos carros) ;
         ü  Comercial (Compra, Venda e Troca);
         ü  Financeira (Utilização do Capital);
        ü  Segurança (Zelo pelo seu Patrimônio e Funcionários);
  ü  Contabilidade (Registros dos estoques, Balanços);
  ü  Administração (Prever, Organizar, Coordenar, Comandar, Controlar).
Alguns princípios de Fayol como:
ü Divisão do trabalho; 

ü Remuneração do pessoal;
ü Ordem;
ü Autoridade e Responsabilidade.
  • Teoria das Relações Humanas
Para a Ford a proteção da saúde é responsabilidade de toda a Companhia.
Correlacionando com a TRH podemos ver que existe uma similaridade onde:
ü  O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social;
ü  Grupos Informais;
ü  Relações Humanas;
ü  Motivação;
ü  Liderança.
  • Teoria Comportamental
Aqui podemos citar os Fatores Higiênicos (Condições que são decididos pela empresa)
ü  Salários;
ü  Benefícios sociais;
ü  Tipo de chefia ou supervisão;
ü  Condições físicas e ambientais de trabalho.
  • Teoria dos Sistemas
Baseado nos conceitos desta teoria a empresa Ford se baseia em:
ü  Automação;
ü  Informática.
  • Desenvolvimento Organizacional - DO
Importância da gestão da cultura na organização da Empresa Ford
Para que uma organização cresça e se desenvolva ela deverá ficar atenta a diversos fatores. Entre eles existe um de extrema importância - o fator humano.
As organizações deverão investir nas pessoas para que recebam de seus colaboradores resultados satisfatórios. 
  • Administração por Objetivos - APO
A Ford é uma empresa consolidada, de muitos anos de atuação no mercado de trabalho, e seria praticamente impossível que ela não realizasse as atividades de APO. Talvez essa seja a razão, da empresa ser o que é hoje em dia, por realizar APO. Para que pudesse ver isso com mais clareza seria necessário separar a Organização por sessões departamentais.
  • Benchmarking
Talvez a Empresa estudada não pratique o Benchmarking, e sim seja uma empresa benchmark, ou seja, ela é a empresa referência no setor. Por outro lado é fácil dizer que, a Ford deve inovar constantemente, e estudar a movimentação de mercado para assim poder atuar antes que seus concorrentes e obter assim vantagem em suas vendas.
  • Imagens da Organização
E por último a Ford já por ela ser de tal porte, e com grandes benefícios a seus operários, ela já atua como várias formas de metáforas. Ninguém gostará de perder seu posto de trabalho. Portanto direta o indiretamente ela também atua como metáforas.
Copiado: http://admgroup.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário