segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

QUAL É A SUA IDADE?


 Qual é a sua Idade?

Você já teve que responder a essa pergunta durante uma entrevista de trabalho?
Como reagiu?
 
Depois de muitos anos morando e trabalhando fora do Brasil, me deparei como milhares de pessoas com a famosa reestruturação e a necessidade de buscar uma recolocação no mercado de trabalho.
 
Que surpresa e decepção com meu país de origem, esse mesmo que você está pensando, o Brasil, aquele do politicamente correto, onde grandes questões de discriminação vêm sendo discutidas e outras polemizadas através das redes sociais. 
 
Ao tomar a decisão de aplicar para algumas posições no Brasil, não demorou para ser convidado a participar de entrevistas com profissionais de recursos rumanos. 

No momento da primeira entrevista, depois da apresentação inicial começaram as perguntas, adivinha qual foi a primeira pergunta!!!


 QUAL É A SUA IDADE? 

Tive um choque tão grande com a pergunta que fiquei calado por alguns segundos, sem acreditar que um profissional de recursos humanos, de uma empresa conceituada no país do politicamente correto me havia feito essa pergunta. 
 
Fiz o possível para não deixar transparecer, mas fiquei ofendido, me senti fortemente discriminado e decidi não aceitar aquela situação, pois afinal se uma empresa permitia que um profissional de recursos humanos fizesse esse tipo de pergunta, essa não era a empresa para a qual eu gostaria de trabalhar. 
 
Depois do choque inicial, agradeci à oportunidade e terminei voluntariamente a entrevista.
 
Deixo meu convite a empresas que ainda perguntam a idade a seus candidatos, que reflitam e realmente eliminem qualquer fator que possa levar a discriminação. 

Em inglês eu diria “Walk the Talk” ou “praticar o que se fala”.


Aos candidatos, convido a não aceitar esse tipo de discriminação, sei que é difícil, mas é preciso ter coragem para dizer não obrigado, e partir para outra oportunidade que te valorize como profissional reconhecendo suas habilidades e experiência. 

Diga não à discriminação por idade!!!

Apenas para concluir, consegui recolocação em uma empresa Europeia que jamais perguntou a minha idade, e contrata em sua maioria profissionais maduros e experientes. 

Sigo fora do Brasil.
Antonio Mello

Copiado: https://www.linkedin.com/in/antoniomello/

Nenhum comentário:

Postar um comentário