Paralelamente a isso, a necessidade de manter a excelência na execução das tarefas também é uma prioridade nesse cenário.
A partir desse panorama, surgem o Manual de boas práticas (MBP) e Procedimento Operacional Padrão (POP), que buscam solucionar duas questões fundamentais: Otimização de Atividades e a Qualidade na Execução.
Apesar de ambos terem a finalidade de padronizar, sequenciar e dar agilidade a processos operacionais, cada um desses serviços atende a uma necessidade específica.
Gostaria de saber qual encaixa melhor às suas necessidades?
1. Por que são tão parecidos?
A princípio, antes de iniciar a distinção entre esses dois documentos, é importante ter uma noção geral do porquê deles serem similares e os pontos em que ambas convergem, certo?
Isso se deve principalmente porque tanto o Procedimento Operacional Padrão quanto o Manual de boas práticas têm a finalidade de padronizar operações e procedimentos dos mais diferentes nichos, desde laboratórios até o segmento industrial.
Ademais, ambos são atualizados de acordo com os padrões das normas específicas, havendo a possibilidade de coordenar e padronizar serviços facilmente, integrar equipes, aumentar a produtividade e manter uma postura ética transparente.
2. Nível de Complexidade do Problema
Afinal, qual o tipo de problema que você está encontrando?
A princípio, o POP é um tipo de documento mais voltado a aprimorar um procedimento específico com a finalidade de otimizar e trazer uma concepção mais facilitada de como uma atividade sobre as mais diversas possibilidades deve ser executada, por meio das normas regulamentadoras do nicho de atuação do cliente.
Dessa forma, o MBP se diferencia por ser mais direcionado a questões mais complexas, não somente de um procedimento mais de todas as atividades de um determinado setor ou segmento, havendo a necessidade de uma revisão legislativa mais elaborada e de um suporte de treinamento mais estruturado.
Em síntese, o Manual de boas práticas é mais voltado para problemas estruturais de um determinado setor, enquanto que o POP é direcionado a alguma atividade específica, sendo o nível de complexidade da necessidade do cliente (um dos fatores fundamentais na decisão de por qual serviço optar).
3. Público-Alvo principal
Certo, mas para quem é destinado cada um desses serviços?
Bom, a princípio, o Manual de boas práticas (MBP), por ter uma finalidade de prescrever o trabalho executado na empresa e a maneira correta de executá-lo e ser requisitado pelas regulações específicas da ANVISA, geralmente esse documento tende aplicável a empresas que fabricam cosméticos, produtos farmacêuticos, alimentos e demais produtos que estejam ligados à manutenção do bem-estar humano.
Dessa forma, o MBP tem a finalidade de suprir as práticas reguladas pelos órgãos de Vigilância, além de proporcionar uma produção mais reguladas às normas legislativas.
Paralelamente, o Procedimento Operacional Padrão (POP) tem um público menos específico, já que é ligado a uma padronização de procedimentos em diversas áreas e, portanto, pode ser aplicado em diversos nichos.
4. Custos de Execução e Retorno
- Geralmente, há alguma distinção de preços?
- E quais são as principais vantagens advindas com isso?
Bom, devido a complexidade do MBP ser relativamente maior em comparação com o POP, geralmente o preço tende a ser maior a depender das condições e da necessidade do cliente.
Dessa forma, é importante estabelecer o retorno que ambos os projetos trazem às empresas, como a otimização de processos e a adequação jurídica, obtendo vantagens como o funcionamento saudável e regular dos estabelecimentos, bem como a garantia de processos mais enxutos e procedimentos cada vez mais claros.
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