quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Esse Mês Comemoro 3 anos Sem Redes Sociais e Confesso...


Esse mês comemoro 3 anos sem redes sociais e confesso...

Estão sendo os melhores anos da minha vida!

Após assistir ao documentário "O dilema das redes" na Netflix em 2021 e refletir sobre o quanto me fazia mal usar tanto o celular, decidi excluir permanentemente o Instagram e Facebook (exceto LinkedIn 🤣), redes que eu não vivia sem desde os meus 14 anos.

Hoje, decidi trazer quais foram os prós e contras de me tornar "low profile" e não me expor ou continuar perdendo tempo de vida para a rolagem infinita. 

Prós:

◾️ Mais conquistas e menos procrastinação: 
Em 3 anos pude iniciar uma faculdade, estudar para concursos, trabalhar num serviço público, estagiar em uma multinacional, ter um hábito de leitura e conquistar uma média de 4 horas líquidas de estudo por dia.

O estudo mudou a minha vida e se tornou a coisa mais importante nela.

◾️ Menor bombardeio de informações irrelevantes: 
Ao não estar exposta a conteúdos fúteis como fofoca de famosos, stories de comida ou problematizações sem sentido, tive mais iniciativa de pesquisar assuntos que tenho curiosidade e maior consumo de conteúdo educacional.

◾️ Menos influencia e mais opiniões próprias: 
Quanto mais você ler e pesquisar sobre um assunto, terá maior capacidade de argumentar e debater sobre. 
Não é porque fulano que você segue falou que x coisa é assim que é verdade! 
Questione, pesquise e não acredite em tudo na internet.

◾️ Comecei a me amar sem filtros: 
Diminui muito a maquiagem e também comecei a me sentir melhor do jeito que sou. 
Sou uma pessoa de verdade com defeitos.


◾️ Celular sem notificações e no silencioso: 
Você já teve a sensação de que o seu celular está vibrando ou tocou, quando na verdade não recebeu nada?

Eu não tenho pois não ouço meu celular tocar há um bom tempo e não sinto falta. 

Ligações perdidas são retornadas quando eu ver, se alguém me mandou mensagem, ela vai estar lá. 

Não tenho pressa para responder e não pressiono para me responderem na mesma hora.

◾️ Conversas reais sem telefones: 
Algo que mais me dói hoje é ver um casal de frente para o outro scrollando a tela do celular. 

Prezo muito o tempo de qualidade em minhas relações, deixo o celular dentro da bolsa se possível para conversar com parentes e amigos.

Contras:

◾️ Campo de amizades virtuais menor: 
Por não utilizar as redes, tive menos contato com novas amizades e interações virtuais. 

Confesso que tem sido um pouco solitário mas me sinto melhor não me importando com curtidas ou quantos seguidores eu tenho.


◾️ Selfies a cada 1 mês: 
Confesso que tirar fotos foi algo que teve mais impacto nesse tempo. 

Posso contar menos de 100 fotos tiradas pelo meu celular nesses 3 anos.

◾️ Maior introversão: 
Com 23 anos, não tenho as melhores experiências em conversar com pessoas da minha idade ou mais jovens. 

É bem triste estar numa roda de pessoas e todas estarem vendo vídeos no Tiktok...

Questione se realmente vender seu tempo de vida para uma rede social em troca de risadas rápidas vale a pena.

Copiado: https://www.linkedin.com/in/kar-nv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário