sexta-feira, 28 de maio de 2021

OS PONTOS CEGOS QUE ATRAPALHAM OS LÍDERES

 


Nos carros, temos pontos cegos onde não podemos ver o que está acontecendo ao nosso redor. Quanto maiores estes pontos, maior será o perigo.

Também podemos ter pontos cegos em nossa vida – comportamentos que fazemos que não compreendemos ou apreciamos o impacto que eles têm nos outros e em nós mesmos. 

As estatísticas mostram que cerca de 70% dos seus colaboradores sofrem com a falta de engajamento. Infelizmente, muitos líderes não têm ideia de como envolver os seus funcionários, muitas vezes por causa de “pontos cegos”.


 O cofundador da Root Inc., Jim Haudan, e o seu CEO Rich Berens alertam para o fato de que não reconhecer estes pontos cegos pode acabar sufocando os melhores colaboradores em vez de lhes dar autonomia para brilharem. Esse entendimento ajuda a organização a explorar melhor o potencial criativo dos colaboradores, como os autores afirmam, basta abrir os olhos


 Pontos cegos podem ser o calcanhar de Aquiles da liderança. Fraquezas são aspectos que podemos intencionalmente fortalecer com a prática, o tempo ou o desejo. Os pontos cegos, no entanto, são traços pessoais ou aspectos que nem conhecemos que podem limitar a maneira como agimos, reagimos, nos comportamos ou acreditamos e, portanto, limitamos ou efetivamos.


 Uma extensa pesquisa aponta para dezenas de pontos cegos de liderança. Há, no entanto, 10 pontos cegos principais que apresentam com mais frequência. Esses são:

  1. Fazer sozinho (ter medo de pedir ajuda)

Quando fazemos as coisas sem pedir a opinião dos outros. Exemplos deste comportamento incluem: não pedir ajuda, não aceitar ajuda, não expressar sentimento (estresse por exemplo), não incluir os outros nas decisões, sentir que precisa fazer as coisas por conta própria.

       2. Ser insensível no comportamento com outros:

Quando tendemos a julgar os outros não por suas intenções, mas por suas ações. Os exemplos incluem: escolher palavras que podem ser mesquinhas ou mal compreendidas, não saber ouvir, não dialogar.


        3. Ter uma atitude de “eu sei”:


Quando achamos que estamos sempre certos e aqueles que discordam de nós estão errados. Os exemplos incluem: não ouvir os outros, sempre apresentar razões que outras ideias não funcionarão, desvalorizar outras ideias, discutir com alguém que discorde de você.

     4. Evitando as conversas difíceis:

Tentamos evitar conflitos e situações estressantes – assim, evitamos as conversas em que isso pode acontecer. Os exemplos incluem: não levantar preocupações ou questões sobre o comportamento dos outros, evitando falar de informações negativas (vendas ruins, perda de prazo, etc).

      5. Culpando os outros ou circunstâncias (ser vítima, não assumir a responsabilidade);

Quando evitamos a necessidade de prestar contas ou tentamos negar, transferindo a culpa. As caixinhas das desculpas incluem: sempre ter uma razão, desculpa ou explicação para o motivo de algo ter dado errado, nunca assume a responsabilidade pelo o que aconteceu, culpa os outros, a si mesmo e circunstâncias externas.

      6.Tratar compromissos com descrédito:

Quando assumimos compromissos e não cumprimos. Os exemplos incluem: chegar atrasado para as reuniões, não conseguir fazer os projetos no prazo, não assumir compromissos difíceis.


      7. Conspirar contra os outros (impulsionado por uma agenda pessoal)


Quando nos envolvemos em boatos e fofocas ou falamos negativamente por trás das costas das pessoas. Os exemplos incluem: falar sobre como você acha que um projeto não terá sucesso com os outros individualmente.


         8. Não assimilar emocionalmente:


Podemos concordar intelectualmente, mas ainda assim impedir de colocar nosso coração e alma em um projeto. Exemplos desse comportamento incluem: apenas cumprir uma decisão, resistir à mudança, recusar apoio.

         9. Não tomar uma posição (falta de compromisso com uma posição)

Às vezes, quando sabemos que devemos fazer alguma coisa, mas não sabemos por que isso pode nos afetar. Os exemplos incluem: não se manifestar em uma reunião quando você discorda da maioria, não se manifestar quando os executivos seniores estão por perto, fazendo com que as pessoas resolvam um problema em vez de resolvê-lo


         10. Bom o suficiente (baixos padrões de desempenho):


 Quando nos contentarmos em fazer as coisas bem, mas não nos obrigue ou a nossas equipes pela excelência. Os exemplos incluem: não responsabilizar os outros pelo seu trabalho, aceitar melhorias incrementais, não estar disposto a explorar opções radicais, permanecer dentro da zona de conforto, sem olhar para o que o futuro exigirá.


 Cada um de nós tem esses pontos cegos, sendo alguns deles maiores. Assim como em um carro, conhecer seus pontos cegos é importante, pois você pode fazer algum esforço extra para garantir que você veja com clareza com que está por vir.


 O primeiro passo para evitar esses pontos cegos é entendê-los e como eles se parecem. É fácil identificá-los em pessoas com quem trabalhamos, mas é difícil identificá-los em nós mesmos (por isso é chamado de: ponto cego)


Além dos pontos cegos pessoais, pontos cegos também surgem em equipes, organizações e na consciência / compreensão do mercado.



 Curando seus pontos cegos

Siga estes passos para esclarecer seus pontos cegos, o que abrirá as portas para o crescimento, aprendizado e melhoria de desempenho.

 

  1. Busque feedback para identificar o caminho certo. 
    Se pergunte:

Qual é o ponto cego que você acha que eu tenho e que deveria estar mais ciente?

Você acha que existe uma área que esse ponto cego específico de _______ mostra em como eu me aproximo das coisas?
   
2.Cerque-se de mentores, pessoas que admira e aprenda com elas
Suas comunidades de aprendizagem devem refletir uma variedade de perspectivas, experiências e abordagens para a solução de problemas que você pode adaptar.


 3.Examine seu passado para identificar padrões

Como você conseguiu ser tornar líder? Como você lutou? Que situações levaram a resultados desejáveis ​​e indesejáveis? Qual feedback você recebeu de mentores, treinadores ou consultores sobre decisões tomadas que indicam um padrão de escolhas questionáveis?

4. Identifique os gatilhos

Todos nós temos gatilhos – situações que nos levam a reagir impulsiva ou instintivamente, sem pensar. O especialista em liderança Marshall Goldsmith explica que em alguns momentoso vamos estar com pessoas, vamos estar em eventos, estas circunstâncias, muitas vezes têm o poder de moldar de como agimos ou reagimos. Quando dominamos nossos gatilhos, dominamos nossas respostas e as fazemos trabalhar para nós, e não contra nós.

 5.Procure alguém de confiança

Depois de receber feedback sobre seu ponto cego, peça a alguém em quem você confia para responsabilizá-lo pela mudança de comportamento.

 O outro lado de cada ponto cego é uma força e sempre apresenta uma oportunidade de crescimento.

Copiado: https://eduardozanini.com.br/

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