Administrador: papéis, processos e resultados
A administração tornou-se o principal desafio para o mundo dos negócios, inclusive os agronegócios, e para todas as organizações que dele participam.
O administrador passou a ser o elemento fundamental para a sobrevivência e sucesso das organizações, sejam elas urbanas ou rurais, em qualquer que seja o nível administrativo em que esteja situado, executando processos administrativos (planejar, organizar, dirigir e controlar) para o alcance de resultados (eficácia), fazendo o melhor uso possível dos recursos disponíveis (eficiência).
ADMINISTRAR É FAZER ACONTECER
Administrar não significa simplesmente executar tarefas ou operações, mas fazer com que elas sejam realizadas por outras pessoas em conjunto e de maneira satisfatória e que traga resultados.
A administração não é uma ciência exata, mas uma ciência social, pois ela lida com negócios e organizações, basicamente através de pessoas e conceitos.
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Processo significa uma sequência de ações que se sucedem para chegar a um determinado ponto. Uma maneira sistemática de fazer as coisas. É um meio, método ou maneira de conduzir certas atividades.
Administradores, independentemente de seus níveis ou funções, se engajam continuamente em certas atividades inter-relacionadas – como planejar, organizar, dirigir e controlar – para alcançar os objetivos desejados.
Assim, o processo administrativo é o conjunto e sequência das funções administrativas.
HABILIDADES E PAPÉIS DO ADMINISTRADOR
O sucesso do administrador depende mais do seu desempenho do que de seus traços particulares de personalidade, ou seja, daquilo que ele faz e não daquilo que ele é.
E o seu desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza.
• Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.
• Um papel é um conjunto de expectativas da organização a respeito do comportamento de uma pessoa. Cada papel representa atividades que os administradores conduzem para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar.
As competências do administrador - que são as qualidades que o fazem capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas - constituem o seu maior patrimônio pessoal, seu capital intelectual e sua maior riqueza.
O segredo está em adquirir competências duráveis, isto é, que mesmo em tempos de rápida mudança, não se tornem descartáveis e nem obsoletas.
Diante de todos esses desafios, o administrador, para ser bem-sucedido profissionalmente, precisa desenvolver: conhecimento, perspectiva e atitude; agregar estes desenvolvimentos às suas habilidades e, como consequência disto, obter sucesso.
Por: Leonora Duarte - http://ruralcentro.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário