sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Almoço de Negócios

O almoço de negócios é um encontro que ocorre com pelo menos duas partes ou dois profissionais, e mediante convite feito por um executivo ou por um cliente.

Tudo depende dos referenciais relativos a tais convites. Por exemplo, um gerente de banco pode ser chamado por um de seus correntistas, assim como executivos também são convidados pelos seus clientes para almoços.

Estes encontros precisam ter um teor consistente, onde tudo deve ocorrer bem, desde o primeiro até o último momento. Situações dessas ocorrem inclusive na presença de nosso supervisor ou chefe; com um possível patrocinador ou mesmo financiador.

Para tanto, seguem logo abaixo algumas dicas relacionadas à etiqueta empresarial, com o objetivo de otimizarmos comportamentos e realizarmos boas práticas:

- Busquemos convidar para almoçar apenas clientes que já tenhamos algum tipo de relacionamento estabelecido.
- Quando convidados, não optemos pelo lugar; caso contrário, escolhamos; entretanto, procuremos conhecer o gosto do cliente para capricharmos na escolha.
- Ao chegarmos ao local do encontro, esperemos o cliente sentar-se primeiro; e deixemos que escolha o prato primeiramente, podendo haver dicas de nossa parte sobre alguma especialidade da casa que já tenhamos sondado ou vivenciado anteriormente.
- Tratemos ao garçom, ao manobrista e a todos do estabelecimento de forma educada.
- Procuremos comer com calma; e evitemos pratos muito fartos.
- Intercalemos o momento de falar e de mastigar o alimento durante todo o tempo onde haja a refeição e o diálogo; procurando ingerir o alimento no mesmo ritmo que o cliente.
- Não iniciemos de forma alguma o assunto sobre  tal negócio. Entretanto, aproveitemos qualquer ”deixa” do cliente para falarmos as questões que tenhamos planejado para tal almoço.
- Evitemos bebidas alcoólicas e cigarros, salvo se o cliente também utilizar de tais práticas, sendo o iniciador do processo. Ex: se este fumar e quiser acender um cigarro após o almoço é válido acompanhá-lo em caso de profissionais que também consumam algum tipo de tabaco.
- Sejamos breves nas colocações negociais durante o almoço; sem precipitações ou discussões prolongadas.
- Falemos sempre em tom de voz baixo; sem grandes gesticulações.
- O café, ao final, é bastante conveniente; procuremos acompanhar o cliente em casos de tal consumo.
- Paguemos a conta sem conferi-la; saquemos rapidamente a forma de pagamento, sem demora após o recebimento impresso do valor.
- Evitemos mencionar novamente ou deixar como último assunto do almoço o negócio pretendido, mas sim, procuremos descontrair com assuntos aleatórios, do momento inicial até a despedida.
- Em casos de almoços comemorativos, como de um fechamento de um grande negócio, é bastante formal brindar com um ”champagne” ou algum tipo de vinho como forma de celebração.

Sobretudo, o almoço de negócios é uma ótima ação de relacionamento junto a clientes de todos os segmentos, mas é importante sempre avaliar se há ”clima” para aceitar ou fazer tal convite; e também mensurar se tal investimento está sendo importante para a concretização de um bom relacionamento e de bons negócios.

Portanto, bons almoços e bons negócios!

2 comentários:

  1. Oi, meu nome é Joana e adoro seu blog!
    Gosto muito de escrever, conversar e estar envolvida na área de administração, mas infelizmente não tenho tempo para manter um site ou blog...
    Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu te mandar um texto meu e vocês publicarem. Meu e-mail é: joana.munhoz@hotmail.com
    Desde já,
    Obrigada.

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