A escrita está
presente em praticamente qualquer profissão. Alguns erros em um simples
e-mail podem acabar com sua credibilidade na
empresa
Uma ideia por parágrafo deve ser sua meta sempre, seja em um e-mail ou em
uma apresentação de PowerPoint
Escrever bem é uma habilidade que qualquer profissional deve almejar. A
clareza nas ideias, coerência na escolha das palavras e a correção gramatical
são elementos essenciais para tal. Além disso, outros fatores como
objetividade também devem ser sempre considerados.
A seguir, você poderá conferir algumas dicas práticas que irão ajudá-lo a
escrever melhor, seja em um livro ou um relatório:
Seja qual for seu
material – apresentação, discurso, e-mail ou relatório –, é importante que,
antes de tudo, você estabeleça claramente quais são seus objetivos com o
texto. Além de evitar que você se distraia com informações desnecessárias,
montar uma lista de objetivos para o texto irá deixá-lo mais confiante na
realização da tarefa, refinando sua perspectiva.
Quando se sentir
desafiado por determinado trabalho, pedir a opinião e considerações de certas
pessoas sobre seu texto pode ser uma estratégia útil. Pergunte se entenderam
seu objetivo com o texto, se a linha de raciocínio está clara, se há
informações faltando, entre outras questões que achar relevante. Mas
lembre-se que, algumas vezes, feedback demais pode desmotivá-lo e
desencorajá-lo. Por isso, decida o que acha melhor ou pergunte apenas para
uma ou duas pessoas que realmente entendem do assunto para ajudá-lo.
O escritor Carlos
Drummond de Andrade já dizia, "escrever é cortar palavras". Você
não precisa de um parágrafo inteiro para transmitir informações que poderiam
ser ditas em uma frase. A objetividade deve ser a meta, independentemente do
tipo de texto em que você estiver trabalhando.
Para alcançar o
objetivo esclarecido acima, edite seu texto quantas vezes achar necessário.
Comece com um simples rascunho e, conforme for escrevendo, modele o texto até
alcançar o melhor resultado. Elimine artigos, palavras, adjetivos e
informações desnecessárias e repetidas.
Nesse momento,
não se preocupe muito com as palavras, mas sim com a forma como seu texto
está estruturado. Reordene da maneira que achar mais coerente e só acrescente
mais parágrafos se achar que for realmente necessário.
6. Considere um tom informal
Escrever um
relatório não quer dizer que você só deve optar por palavras longas,
complicadas e formais. Considere utilizar um tom mais informal para o texto,
para que não seja burocrático e enfadonho.
Como dito
anteriormente, sua mensagem deve ser transmitida com o mínimo de palavras
possível. Essa instrução, no entanto, não deve ser sobreposta à clareza. As
informações cruciais devem ser de conhecimento do seu público, e a
objetividade não deve sacrificar a lógica em nenhum caso.
8. Deixe a mensagem se destacar
Escrever um texto
elegante é uma ótima característica, mas não pode ser considerada importante.
Pelo contrário, o que deve se destacar é a mensagem que você deseja
transmitir e não a linguagem que utiliza.
Jargões e clichês
acabam com qualquer texto. Por mais “especializados” que eles possam parecer,
deixe-os para o cotidiano.
10. Uma ideia por parágrafo
Considera a dica
10 como uma regra imprescindível. Uma ideia por parágrafo deve ser sua meta
sempre, seja em um e-mail ou em uma apresentação de PowerPoint.
11. Deixe seu objetivo claro na primeira frase
Não enrole seus
leitores com contextualização e detalhes no começo. Deixe esses parágrafos
por último. É importante que seu principal objetivo ou informação seja
transmitido logo na primeira frase ou parágrafo. Em seguida, desenvolva o
texto para acrescentar o que considera de relevância secundária.
Poucas pessoas
leem cada palavra de um relatório ou email. Por isso, é importante que sua
mensagem seja visível, ou seja, o leitor deve olhar para o material e
facilmente identificar cada ideia. Para isso, pense em algumas opções de
estrutura de organização do texto, como em tópicos ou cabeçalhos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário