Artigo de Carlos Hilsdorf propõe reflexão sobre os capitais essenciais para o sucesso das empresas.
"Capital Intelectual é a soma de tudo o que todos em uma empresa sabem, e que dá a ela uma vantagem competitiva." Thomas Stewart
Os três capitais fundamentais de uma empresa hoje são: o capital intelectual, o capital emocional e o capital ético.
Da interação entre estes três capitais e do estabelecimento de uma
estratégia consistente nasce a possibilidade de um modelo de negócios
lucrativo e sustentável.
No entanto, é preciso considerar que não basta a presença do capital intelectual, ele precisa de autonomia e
condições de suporte emocional para que possa manifestar seu potencial
inovador. Ter as melhores cabeças e não deixá-las pensar e implantar
suas idéias é suicídio empresarial, e, infelizmente é mais comum do que
podemos imaginar.
Fala-se muito em inovação, mas resiste-se às mudanças, verbalizamos a
importância das pessoas e do clima na empresa, mas continuamos
presenciando uma deficiente gestão das emoções. Quando pressionadas, as pessoas tornam-se mais punitivas e menos produtivas.
A vantagem competitiva citada por Thomas Stewart no início deste
artigo só se torna efetiva quando investimos na realização pessoal e
profissional de nossos talentos!
O consultor inglês Stanton Marris propõe que para criar energia emocional uma empresa deve seguir cinco passos:
1. Ser aberta com respeito à posição atual e à estratégia compartilhando-as com todos.
2. Ser receptiva, solicitando apoio, ideias e colaborações de todos os envolvidos no negócio.
3. Dar liberdade e autonomia aos colaboradores para tentarem coisas novas.
4. Apoiar constantemente todas as iniciativas de valor reconhecendo os avanços conquistados.
5. Manter o foco em avaliação e ajustes necessários para dar continuidade ao processo de evolução.
Se desejamos que as pessoas nos deem o melhor de si, precisamos dar a
elas as condições de qualidade de vida e felicidade no trabalho que as
permita manterem-se motivadas e produtivas. Respeito, reconhecimento e incentivo são as três palavras-chave neste contexto.
Precisamos nos dedicar a criar um clima altamente positivo em nosso
ambiente e relações de trabalho, incentivando as conquistas coletivas, a
sinergia e o compartilhamento de desafios, vitórias e
responsabilidades.
Devemos procurar manter as organizações horizontais e acessíveis,
onde todos podem se comunicar com todos, nada de burocracias e
hierarquias na comunicação. Se queremos comprometimento temos que envolver as pessoas!
Administrando as emoções, alimentamos o capital emocional,
favorecemos o capital intelectual e oferecemos as melhores condições
para um ambiente ético e produtivo.
O orgulho de pertencer a uma empresa continua sendo a
mais fantástica conquista quando tratamos do capital humano. Se
desejamos encantar nossos clientes devemos começar encantando nossos colaboradores, fornecendo a eles um conjunto de razões nobres para sentirem este orgulho de pertencer à nossa empresa e sonhar conosco um sonho coletivo!
Por Carlos Hilsdorf: economista, pós-graduado em
Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano.Site: www.carloshilsdorf.com.br – Twitter: @carloshilsdorf
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