A expressão
organização é usada em vários sentidos e ocasiões para identificar
empresas, eficiência, sistema administrativo, estrutura de autoridade,
ciência e etc; neste artigo, o termo será empregado no sentido de
capacidade de criar organismos, estruturas e sistemas devidamente
integrados e constituídos; de compatibilizar elementos componentes
necessários, constituindo a base para as atividades administrativas e
operacionais. A organização é entendida como ciência do rendimento, buscando a eficiência (processo) para alcançar a eficácia (resultados) através do aumento da produtividade, isto é, melhorando os resultados em relação aos investimentos realizados nos diferentes fatores de produção. Todo empreendimento que exige o esforço coordenado de um conjunto de pessoas, necessita de alguma organização, que pode ser boa ou má, determinando, através de sua qualidade, o sucesso da iniciativa. A definição clássica de organização esclarece que ela é a ciência social que procura dispor os elementos funcionais necessários, formando um conjunto integrado e capaz de apoiar o esforço cooperativo das pessoas que perseguem um objetivo pré-estabelecido, para alcançá-lo com o menor dispêndio e risco. O trabalho a ser realizado com o intuito de alcançar metas preestabelecidas deve ter um método, uma forma correta de ser desenvolvido. O método deve ser entendido como sendo o melhor caminho, através da seqüência de operações mais eficiente, para ultimar uma certa tarefa ou atingir um determinado objetivo. Quando o seqüenciamento de fases é ilógico, temos um método de má qualidade que determina perda de energia, de tempo, de oportunidade e de material, aumentando o desperdício e fazendo diminuir a produtividade e jogando dinheiro pelo ralo. Quando se faz referência à “Organizações e Métodos”, identifica-se o binômio que expressa a base estrutural suficiente, potente e adequada para permitir o esforço cooperativo de pessoas realizando seqüências racionais de fases do trabalho, para obter o melhor rendimento, diminuindo os custos e atendendo às metas da organização e anseios dos recursos humanos envolvidos no trabalho, quer dizer, gastando menos no processo. Organizações e Métodos é uma função da Administração, assim como finanças, recursos humanos, materiais e etc; seu início tem estrita relação com o início da administração tratada cientificamente, ou pelo menos, racionalmente. A interdependência que resultou na especialização em O&M, decorreu da circunstância de que a organização deve procurar estruturar e criar sistemas para chegar à eficácia através da eficiência, mediante o emprego da racionalização dos processos, para correr atrás da produtividade, da diminuição de custos e evitar a sua inevitável extinção jurássica, sem essas providências. Uma questão sempre levantada por estudiosos e praticantes da área diz respeito à melhor localização da unidade no corpo da estrutura das organizações. Alguns pesquisadores, por exemplo Lerner, diz que “toda atividade de organização, sistemas e métodos deve caracterizar-se em termos de formas de atuação e relacionamento com os demais órgãos da empresa por desempenho de staff, ou seja, ele é partidário da ação assessora da função”. De um modo geral, o departamento de Organização e Métodos não possui autoridade para mandar tomar as providências que seus estudos indicam ser necessárias. Seu papel é o de assessoria. Isto não significa, no entanto, que os responsáveis pela execução dos processos possam Apesar de entender que a função, de fato, é de assessoria, podemos agregar na função de Organização e Métodos um certo poder, um sentido mandatário, colocando-a dentro da estrutura do departamento de Garantia da Qualidade; com isso o resultado de seus estudos poderiam se transformar em Procedimentos Internos, de execução obrigatória, com poder de intervenção na hierarquia da organização, fazendo com que nenhum setor da empresa tenha dúvidas da obrigatoriedade do cumprimento do procedimento em questão.
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terça-feira, 6 de setembro de 2011
Aplicando Organização e Métodos nas Empresas - ( O&M )
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