QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Descubra 5 Ideias para te Ajudar a Melhorar a Produtividade do seu Time

Mais do que um conjunto de ideias inovadoras e um projeto de atuação consistente, uma empresa é formada por pessoas. As motivações e produtividade delas são os principais mecanismos que levam uma companhia a crescer e se destacar no mercado. 

Uma boa administração sempre terá como foco a gestão de seus profissionais, o seu bem estar e a sua atuação no ambiente corporativo.

Não é segredo que uma equipe motivada é o melhor caminho para se alcançar o sucesso. Porém, o desafio a ser enfrentado pelas empresas e os seus gestores é saber como motivar os seus profissionais, além de criar um ambiente de trabalho que possibilite melhor produtividade. A saúde de uma companhia pode ser medida pelo grau de envolvimento e satisfação de seus colaboradores.

Nesse processo, deter informação sobre a sua empresa e sua equipe profissional é bastante importante. Ao mesmo tempo em que o conhecimento ajuda a traçar as suas estratégias de negócios e melhorar a sua oferta de produtos e serviços, bem como contribui para entender as necessidades da sua equipe e o que é preciso para melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade dos seus profissionais. E por isso, listamos neste post algumas ideias para que possa criar um ambiente que favoreça a produtividade do seu time. Confira!

  • Planeje para evitar falhas

Já relatamos que ter informações sobre os seus negócios é bastante importante, pois é a partir delas que você poderá traçar o melhor planejamento para a sua empresa. Estabelecer em quais processos investir e como fazer esse investimento será o guia de ações durante um determinado período – e nesse quesito entra o comportamento e a atuação da sua equipe. É claro que o planejamento deve ser revisto e atualizado de tempos em tempos.

A etapa de planejamento é ideal para identificar as falhas e/ou os problemas que têm contribuído para uma produtividade abaixo do esperado. Faça avaliação de cada setor com o seu funcionamento, custos e resultados, e de posse dessa informação elabore novas estratégias, corte gastos se necessário e crie mecanismos que possam melhorar os processos de trabalho.
  • Esteja sempre preparado
Um bom planejamento garante os subsídios necessários para criar as melhores estratégias para lidar com as mais diversas situações, inclusive com cenários de adversidade. E todo empresário que busca o sucesso da sua empresa deve ter em mente a importância de contar com esse conjunto de informações e de metodologias que irão compor a estrutura do seu negócio.

Essas estratégias também devem ser pensadas tendo em vista a melhoria da produtividade. O investimento em tecnologia é sempre uma alternativa para ter processos com mais desempenho e que permitem à sua equipe dedicar mais tempo às suas atividades de negócio. O mercado já oferece opções tecnológicas variadas que permitem melhor produtividade, relacionamento com os públicos (funcionários e clientes), gestão do negócio, avaliação de produto, monitoramento de marketing, entre outras.
  • Funcionários satisfeitos
Nenhuma empresa alcança o sucesso com um time de profissionais desmotivados ou insatisfeitos. Portanto, criar estratégias e mecanismos que tornem o ambiente de trabalho agradável e que atenda às necessidades dos trabalhadores é uma forma de manter uma equipe produtiva e alinhada com os objetivos da empresa.

Não faltam exemplos de empresas que obtiveram excelentes resultados investindo no bem estar dos seus funcionários. Quem não quer atuar em um ambiente harmonioso, higiênico e organizado? Ainda é possível ir além e oferecer espaços que permitam os funcionários a descansarem e incentivar a sua criatividade: uma sala com TV, games, livros, sofás e redes... ou até mesmo horários de trabalho alternativos. Tudo isso irá motivar a sua equipe. E lembre-se, funcionários satisfeitos são bem mais produtivos!
  • Invista no conhecimento
Para que se tenha melhora nas atividades, no atendimento e possa criar produtos ou serviços inovadores é necessário que reúna novos conhecimentos. A capacitação entra nesse quesito como um mecanismo que promove outras formas de pensar e entender o funcionamento dos negócios. 

Gestores e funcionários devem procurar aprimorar as suas técnicas e buscar o desenvolvimento, o que acabará refletindo na produtividade de uma empresa.
Treinamentos também são alternativas para tornar um negócio mais produtivo. Porém, esses treinos devem acontecer de maneira pontual e com o objetivo de suprir uma necessidade ou solucionar uma falha de setores específicos. Procure realizar treinamentos que não sejam longos e cansativos e que no final incentivem a sua equipe a buscar novos conhecimentos.
  • Crie canais de comunicação
Não basta deter as informações sobre a sua empresa, traçar um planejamento e as estratégias necessárias e não conseguir ter uma boa comunicação com a sua equipe. Boas ações podem ser perdidas, funcionários podem ficar insatisfeitos e produtos podem não ter o sucesso esperado se informações importantes não forem compartilhadas e discutidas pela companhia. O resultado será a desmotivação e a perda de recursos financeiros.

Converse com o seu time, compartilhe os dados necessários e invista nos canais de comunicação. Além de evitar que projetos sejam perdidos ou prejudicados, o entendimento e alinhamento entre trabalhadores e empresa será muito mais fácil e produtivo.

O que tem feito pra melhorar a produtividade da sua empresa? Use alguma de nossas dessas dicas e obtenha excelentes resultados. Compartilhe nos comentários as suas ideias e experiências!

Copiado:http://www.checklistfacil.com.br/blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário