QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

terça-feira, 23 de junho de 2015

As 7 Habilidades Essenciais do Gerente de Projetos

Por ser uma área relativamente nova na cultura empresarial brasileira e na área educacional, a gestão de projetos é um papel assumido por profissionais com formações diversas. 
Tem gerente de projetos engenheiro, administrador, publicitário, arquiteto, analista de sistemas, entre outras graduações. 
Mas qual é a verdadeira formação essencial ao Gerente de Projetos?
Há mais de uma resposta correta. Isso porque o gerente de projetos tem de ser multidisciplinar e, acima de tudo, ter jogo de cintura. 
É um cara que negocia o tempo todo e precisa garantir as entregas com qualidade. Saber lidar com pessoas é fundamental, assim como ter organização, firmeza, controle, equilíbrio.
Essas características são habilidades que profissionais de diversas áreas podem ter ou desenvolver. 
Difícil chegar lá? Nem tanto. Se você já tem uma ou outra dessas características, basta desenvolver as que ainda não tem. A gente ajuda mostrando quais são as principais. O resto é com você.
Conheça, a seguir, quais as sete habilidades humanas essenciais ao gerente de projetos.

1) Organização

É o começo. A organização economiza seu tempo e lhe permite uma mais rápida tomada de decisão. Se você gasta mais tempo procurando um documento do que gerenciando um projeto, significa que algo está errado. 

2) Liderança

Não confunda “líder” com “chefe”. Gosto de uma frase que diz: “A diferença entre um chefe e um líder é que um chefe diz, vá! E um líder diz, vamos!”. É isso! O líder inspira as pessoas e vai junto com elas. Gera entusiasmo na sua equipe, mostrando como se faz em vez de mandar fazer.
É importante também que o líder saiba montar a sua equipe. Sinergia entre os membros e multidisciplinaridade são importantíssimos para que a equipe funcione, de forma que uns complementem os outros com repertórios diferentes. E não se esqueça, manter o astral da sua equipe com atos motivacionais é garantia de projeto bem executado!

3) Comunicação

A comunicação é o ponto fraco de muitos projetos. É preciso ter um processo aberto e transparente de comunicação, com incentivo à troca de ideias e opiniões. Outro ponto fundamental é ter a consciência do que deve e o que não precisa ser comunicado para equipe e stakeholders. No artigo “5 dicas para melhorar a comunicação na equipe” procuramos ajudar os gerentes de projetos nessa missão.

4) Negociação

A palavra “negociação” é praticamente sinônimo de gerência de projetos. Você tem de lidar o tempo todo com diferentes interesses, buscar um acordo que seja satisfatório, convencer pessoas a fazer o que não querem, pedir mais prazo ou recursos para determinada tarefa, e por aí vai.

5) Gestão de crise

O gerente de projetos deve se antecipar à crise. Mapear os possíveis riscos nos quesitos mais importantes para o cliente. Para evitar o “fogo amigo” entre sua equipe, mantenha um nível de estresse saudável, nem demais, nem de menos.

6) Resolução de problemas e tomada de decisão

Tenha atitude diante do risco. Tenha confiança suficiente para tomar decisões sem ter todas as informações disponíveis. O bom gerente de projetos identifica os problemas e propõe soluções, age quando é necessário e lidera a equipe rumo ao sucesso.

7) Persistência

Ter paciência e insistir quando for necessário nunca é demais quando se é um gerente de projetos. Ele não pode desistir frente as dificuldades. Não é fácil e se fosse a profissão não seria tão valorizada atualmente. Ser persistente é o que diferenciará o ótimo do bom.
Por  - http://www.projectbuilder.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário