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Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dicas para Gestão de Tempo

Administrar o todo é a palavra chave para muitos profissionais, mas em tempos de tecnologias fantásticas, que todos os dias se transformam, as atividades acabam sendo dispersas e o tempo não espera, ou seja, possíveis atrasos e perdas da Gestão eficiente acontece.

Primeiramente administrar tem com objetivo realizar e prover possibilidades de resultados, portanto logo pensamos que o tempo é primordial para realizar, relacionei dicas que acredito estar de frente com o que precisamos para a Gestão do tempo eficiente.
  • Celulares
Os celulares hoje são vitais para os negócios e para facilitar a comunicação, mas será este mesmo responsável pela comunicação interna? Portanto tome cuidado com o uso excessivo, considerando que hoje os famosos smartphones apresentam milhares de aplicativos interessantes, você acaba deixando de lado o que de fato necessita atenção.
  • E-mail
Quantas vezes você olha seu e-mail por dia? Se a resposta for a cada 20 minutos, atenção ao excesso, sinal que algo não anda bem com sua gestão, portanto tenha o hábito de verificar seus e-mails de maneira programada, abrindo exceção para comunicações urgentes que são anunciadas anteriormente.
  • Internet
A sua frente um mundo de informações e conhecimento, de outro lado um dos maiores responsáveis pela perda de concentração do trabalho, tome cuidado com o uso excessivo, pois como citei anteriormente o tempo não espera, mantenha o hábito de usar o que de fato necessita e no horário que você determinou.
  • Evite a procrastinação
A procrastinação ou a arte de deixar para amanha é o principal motivo pelo acúmulo de atividades, ou seja, é muito comum você deixar para depois o que você pode fazer hoje ou seja, AGORA.

A Wikipédia define como
Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em estresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos.

Tome cuidado com o excesso de confiança e perfeccionismo, dois principais responsáveis em tornar você um procrastinador crônico.

Nos próximos artigos estarei falando mais sobre a Gestão do tempo com foco no planejamento das atividades diárias, por enquanto, o que você acha em criar um planejamento simples para que você mude seus hábitos diários.

Data
Hora
Atividade
Realizado
Motivo
22-02
08:00
Checar e-mails
SIM



09:00
Reunião com diretoria
SIM



10:00
Visita a fornecedor

Não
Fornecedor não estava

11:30
Almoço
SIM



13:00
Checar e-mails

Não
Sem luz











Note que neste modelo simples de programação diária de atividades consigo evidenciar o que é realmente necessário para completar as atividades dentro de um período, porém quando esta mesma não é realizada, identifico o motivo e por conseqüência com o tempo consigo mudar o comportamento e criar uma Gestão do tempo mais eficiente e saindo da Procrastinação.


Fonte: Zafenate Desidério -Qualidade Brasil - http://www.qualidadebrasil.com.br

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