QUEM SOU EU

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Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, VIATNT e AGUASHOW), Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

COMO VAI SER O ANO DE 2016 – PARAR OU CORRER?

2016 Chegou! E agora, o que fazer?

“Na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes.”
Ayrton Senna

Assistimos todos os dias em nossos televisores uma série de noticiários econômicos que demonstram o enfraquecimento da economia brasileira e nos apontam para um ano de 2016 difícil, onde a retração do PIB irá se refletir ainda mais em desemprego e vendas reduzidas. 

Lendo estas matérias, eu me pergunto: e daí?

Adaptar-se ao mercado e buscar novas formas de gerar receitas faz parte do DNA das empresas brasileiras que já enfrentaram nas décadas de 80 e 90, cenários muito piores que o atual. Então, o que fazer? Em minhas palestras costumo apontar três atitudes que farão a diferença para o ano de 2016:

  • Primeiro, mexa-se! Não adianta ficar parado esperando a tal crise passar, pois seu mercado foi afetado e dificilmente ele irá gerar as mesmas receitas de outrora. Procurar novos clientes em nichos que ainda não foram explorados, bem como identificar novos produtos que possam ser acrescidos em seu mix de vendas, são alguns caminhos que não podem ser esquecidos neste momento.

  • Segundo, atualize-se! Melhorar a produtividade de sua empresa é essencial para garantir uma vantagem competitiva (ou pelos menos permitir competir de igual para igual) em relação a seus concorrentes, pois em momentos difíceis só sobrevivem aqueles que estão melhores preparados. Reflita: sua equipe está devidamente capacitada para atender melhor seus novos e antigos clientes? Suas máquinas e equipamentos estão atualizados para garantirem os melhores resultados com os menores custos do setor?

  • Terceiro, comunique-se! Fazer sua empresa ser vista por potenciais clientes ainda não atendidos e fazer com que o mercado lembre de sua existência é fundamental para que sua empresa não seja ofuscada no meio de tantos concorrentes desesperados por uma fatia de mercado. Marketing, propaganda e presença nas mídias digitais cada vez mais são imperativos para o sucesso de uma empresa. Seu cliente sabe que você existe?


Como Consultor empresarial nas áreas de desenvolvimento de novos negócios e captação de recursos junto às instituições bancárias, percebo claramente que os empresários que adotam esta postura proativa das dicas que deixo aqui, são aqueles que crescem no meio da adversidade, no estilo de nosso maior ídolo, Ayrton Senna.

Que 2016 seja um ano de superação e bons negócios para todos nós! Feliz Ano Novo!

Por: Fernando Duailibe Mendonça - Administrador, MBA em Gerência de Projetos, sócio-diretor da empresa Planmax Consultoria em Negócios, consultor do Sebrae-MA

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