O mercado de trabalho está passando por uma grande turbulência no momento.
A rotatividade de funcionários com “A Grande Demissão”, “Demissão
Silenciosa” e relatórios recordes de esgotamento de funcionários interrompem
a dinâmica entre os funcionários e seus
locais de trabalho.
Dê a ele qualquer nome grandioso e conotação aterrorizante que você quiser, mas um fato simples permanece: os trabalhadores estão ficando cada vez mais desiludidos com seus locais de trabalho.
A sensação de ser desvalorizado,
mal pago e sobrecarregado está se espalhando.
Os departamentos de RH encontram-se
agora envolvidos numa tarefa de crescente importância: o marketing de recrutamento.
O marketing de recrutamento é essencial para a aquisição de talentos e a manutenção da
competitividade em seu setor.
Alguns departamentos de RH podem já estar executando iniciativas de
marketing de recrutamento, mas não possuem um plano formal para orientar seus
esforços.
No entanto, os departamentos de RH devem começar a implementar uma estratégia formal de marketing de recrutamento.
Dessa forma, eles podem
identificar as deficiências em sua abordagem e melhorar sua eficiência e
sucesso.
Para ajudar os profissionais de RH a entender o conceito de marketing de
recrutamento, compartilharemos uma rápida visão geral de alguns fundamentos e
práticas recomendadas.
O que é marketing de
recrutamento?
A definição está no nome: o marketing de recrutamento é a técnica que
envolve o uso de estratégias de marketing para recrutar funcionários para o seu
negócio.
O marketing de recrutamento tornou-se mais crítico do que nunca, pois os funcionários começaram a ter mais poder sobre seu local de trabalho.
À medida
que a competição pelos melhores talentos se torna mais complexa, você deve
fazer todo o possível para vender sua empresa como o melhor destino para os
trabalhadores.
O marketing de recrutamento tornou-se tão essencial que os profissionais de marketing de recrutamento agora têm papéis e planos de carreira definidos nos departamentos de RH.
Pode se tornar uma tarefa bastante dedicada, portanto,
ter um foco em tempo integral é uma boa jogada.
Quais são seus benefícios?
Já mencionamos a capacidade de atrair a concorrência em mercados de trabalho desafiadores, mas vai além disso.
O marketing de recrutamento pode
ajudá-lo a atrair os candidatos e
os mais qualificados entre eles.
Se a marca da sua empresa precisar de mais qualidade e sedução, você
pode parecer algo diferente de um destino privilegiado para alguns
funcionários.
Assim como você comercializaria seus produtos ou serviços como uma
compra valiosa, você deve vender sua empresa como um lugar interessante, onde
os funcionários serão motivados a vir trabalhar e permanecer engajados.
Assim como um funil de marketing que você usaria para os consumidores,
existe um funil de marketing para o marketing de recrutamento. Dividimos em
algumas etapas gerais:
- Conhecimento
- Interesse
- Conversão/Decisão
- Aplicativo
Uma experiência compartilhada em muitas cidades é que você verá inúmeras placas de “Precisa-se de ajuda” nas janelas.
Esta publicidade pode ter sido suficiente para atrair trabalhadores no passado.
No entanto, as pessoas ouviram
as histórias e viram a realidade de trabalhar em muitos desses lugares e não
desejam procurar emprego.
Mas a única coisa que esses sinais clichês acertam é promover a
conscientização dessas posições em primeiro lugar.
Essa é a importância da etapa de conscientização do funil de marketing de recrutamento.
Você precisa ser capaz de encontrar seu funcionário em
potencial em qualquer plataforma onde ele possa ver suas necessidades de
emprego.
Atualmente, muitos funcionários não estão buscando ativamente novas oportunidades de emprego, o que significa que anúncios genéricos de “contratando agora” podem não atrair os melhores grupos de candidatos.
Em vez disso, procure informar potenciais candidatos onde quer que estejam online, aumentando a conscientização em plataformas de rede.
O LinkedIn é a principal
plataforma de mídia social profissional para atrair candidatos a cargos
assalariados ou corporativos.
No entanto, se você procura candidatos para cargos de hora em hora ou no setor de serviços, o Instagram e outros sites de mídia social provam ser plataformas de recrutamento bem-sucedidas, destacando a cultura da sua empresa.
Essas são áreas onde as pessoas se reúnem mesmo quando não estão procurando ativamente por um novo emprego, resultando em grupos potenciais de candidatos maiores.
As estratégias mais bem-sucedidas combinam essas táticas valiosas com
plataformas de busca de empregos como o Indeed.
Agora que abordamos a conscientização, como você se posiciona para fazer
a melhor oferta aos funcionários? Você cria interesse.
Interesse
Então, você conseguiu que um funcionário em potencial visse sua oportunidade de negócio e emprego, mas o que você está fazendo para torná-lo interessado nessa proposta?
Esta conjuntura é onde os proverbiais sinais de
janela podem começar a falhar.
Aumento do salário mínimo, férias remuneradas e cobertura de seguro são benefícios frequentemente mencionados pelas empresas como parte de seu marketing gerador de interesse.
No entanto, no estado atual do mercado, isso pode ser insuficiente.
Alguns funcionários já possuem excelentes salários, mas têm um péssimo equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Qual é o valor de todo o dinheiro do mundo se você não tem tempo ou vida social para gastá-lo?
Os benefícios de
saúde são essenciais, mas se sua empresa for a causa dos problemas de saúde de
um funcionário, eles acabarão percebendo que o benefício mais significativo
para sua saúde seria sair.
Enfatize a cultura da sua empresa, conte a história da experiência de
trabalho do funcionário e descreva como a empresa considera o valor dos
trabalhadores, sua vida pessoal e saúde.
Lembre-se que menos pode ser mais aqui. Não faça candidatos em potencial
lerem um romance mal formatado para ter uma ideia da vida em sua empresa.
Decisão
Se você conseguiu atrair e interessar funcionários em potencial com sua
estratégia, certifique-se de terminar com força, garantindo a decisão deles.
Nesta etapa do funil de marketing de recrutamento, você deseja concluir a venda de sua empresa detalhando totalmente o escopo de sua oferta aos funcionários.
Esse detalhamento significa detalhar seus benefícios, condições
de pagamento e se o trabalho oferece trabalho remoto ou flexível.
Se houver uma pergunta que um candidato tenha ou possa fazer, você deve
ter certeza de que pode respondê-la.
Aplicativo
Você pode tornar seu trabalho o mais atraente possível, mas alguns funcionários em potencial ainda podem hesitar em se candidatar.
Você pode
evitar isso simplificando o processo de inscrição e recrutamento e tornando a
abordagem do seu negócio o mais simples possível.
Os candidatos em potencial adaptarão seus portfólios para melhor atender
às suas necessidades. Eles também podem estar esperando um longo processo de
entrevista.
Suponha que você possa melhorar sua eficiência de recrutamento. Nesse
caso, você pode começar a reduzir mais as partes tributárias do processo de
inscrição, tornando ainda mais fácil para os funcionários em potencial dar uma
chance ao seu negócio.
Ouça e adapte
A parte “Humana” dos recursos humanos exige que os profissionais de RH
se adaptem às novas tendências e permaneçam relevantes para os funcionários de
forma consistente.
Você vai querer ouvir o que funciona para os funcionários atuais e o que
impediu os candidatos de se inscreverem para orientar sua estratégia de
marketing de recrutamento.
Copiado: https://www.taqe.com.br/
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