Estudos mostram que equipes mais felizes impulsionam as vendas, aumentam a produtividade e cometem menos erros
Como
líderes de uma empresa em rápido crescimento, sabemos da importância de gerar
resultados, alcançar o crescimento e aumentar os lucros. Mas também é preciso
levar em conta o papel que a felicidade desempenha para se alcançar esses
objetivos.
Um estudo
da Saïd Business School intitulado “A felicidade melhora a produtividade do trabalhador?”
descobriu que a felicidade pode ter, sim, um impacto significativo na
produtividade. Os resultados mostraram que os
AS EMPRESAS ESTÃO PERCEBENDO QUE O VERDADEIRO SUCESSO ESTÁ NA CONSTRUÇÃO
DE UMA FORÇA DE TRABALHO FELIZ E ENGAJADA.
trabalhadores
mais felizes eram 12% mais produtivos do que os infelizes. Esse aumento na
produtividade pode ser atribuído a vários fatores, como maior motivação,
engajamento e criatividade.
Além disso,
o estudo descobriu que trabalhadores mais felizes tendem a cometer menos erros.
Os pesquisadores observaram que os trabalhadores infelizes eram mais propensos
a distrações e erros, levando ao aumento da ineficiência e à diminuição da
produtividade. Os mais felizes, por outro lado, eram mais focados e capazes de
concluir as tarefas com mais precisão.
As
descobertas desse estudo apoiam a necessidade de priorizar a felicidade dos
funcionários se quisermos aumentar o desempenho das equipes.
FELICIDADE
EM PRIMEIRO LUGAR
O que podemos fazer para apoiar a felicidade como um indicador de desempenho nos negócios? A pandemia pode ter levado a um aumento na produtividade, mas parece que muitas empresas agora estão sofrendo para manter esse nível de desempenho.
Embora um
salário mais alto possa inicialmente incentivar os funcionários, nem sempre ele
sustenta o engajamento e a motivação. É por isso que os líderes precisam se
concentrar nas sete necessidades humanas dos funcionários de alto desempenho:
·
Bem-estar
·
Conexão
·
Clareza e certeza
·
Significado
·
Desafio
·
Visão futura
·
Felicidade
Ao atender
a essas necessidades, os líderes conseguem promover uma cultura de segurança
psicológica e criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam
valorizadas, engajadas e motivadas a fazer o seu melhor. Em última análise,
isso leva ao aumento da produtividade e da lucratividade.
UM ESTUDO DESCOBRIU QUE EMPRESAS COM ALTOS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO DOS
FUNCIONÁRIOS TENDEM A SUPERAR OS CONCORRENTES NO LONGO PRAZO.
Uma maneira
simples de começar a implementar essa estratégia é realizando reuniões individuais
com foco em conexão, nas quais os líderes podem entender os objetivos pessoais
e profissionais dos funcionários e proporcionar orientação para que eles
consigam alcançá-los.
Os
benefícios de trabalhadores felizes vão além da produtividade e se estendem ao
aumento das vendas. Um estudo de Alex Edmans descobriu que empresas com altos
níveis de satisfação dos funcionários tendem a superar seus concorrentes no
longo prazo.
Na verdade,
uma carteira de empresas classificadas entre as 10% melhores em satisfação do
funcionário superou as classificadas entre as 10% inferiores em 2,3% a 3,8% ao
ano em retornos de ações.
O
IMPACTO NA RETENÇÃO
Produtividade e maior desempenho de vendas não são os únicos benefícios. Funcionários felizes também são mais leais e menos propensos a deixar o emprego, o que reduz custos com recrutamento e treinamento. Além disso, têm maior probabilidade de ter melhor saúde mental e bem-estar, levando a um ambiente de trabalho positivo e a melhores relacionamentos entre colegas.
Já foi o
tempo em que os funcionários eram vistos como recursos a serem movimentados ou
tratados como máquinas. As empresas de hoje estão percebendo que o verdadeiro
sucesso está na construção de uma força de trabalho feliz e engajada, que
investe na visão e na missão da companhia. E esta não é apenas uma ideia bem-intencionada
– ela é sustentada por dados concretos.
O que isso significa para as empresas? Que as que priorizam a felicidade e o bem-estar dos funcionários têm maior probabilidade de obter maior lucratividade e sucesso. Significa que devemos investir em iniciativas e programas que promovam uma cultura positiva no local de trabalho, como programas de bem-estar, atividades de formação de equipes e oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
DESBLOQUEANDO
O POTENCIAL DOS FUNCIONÁRIOS
Investir na
felicidade também significa repensar o papel do RH dentro das organizações. A
ênfase deve estar na necessidade de se afastar dos papéis tradicionais de RH
TRABALHADORES MAIS FELIZES TENDEM A COMETER MENOS ERROS.
focados em
conformidade e focar nas pessoas e na cultura. Ao fazer isso, as empresas
conseguirão estimular todo o potencial dos funcionários e criar um ambiente
propício à felicidade, engajamento e sucesso.
Mas não
cabe apenas aos departamentos de recursos humanos criar uma cultura feliz no
local de trabalho. Cada um tem um papel a desempenhar na criação de um ambiente
positivo. Cabe a cada funcionário contribuir para uma cultura de positividade,
respeito e colaboração.
A mudança
para uma abordagem mais humanística dos recursos humanos não é apenas uma ideia
que está na moda, é um caminho comprovado para o sucesso. Ao priorizar a
felicidade e o bem-estar dos funcionários, as empresas criam uma cultura que
conduz à produtividade, ao engajamento e ao sucesso. Dá até para criar um novo
ditado: funcionários felizes, finanças felizes, líderes felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário