quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Felicidade é o novo indicador do grau de performance no trabalho


Estudos mostram que equipes mais felizes impulsionam as vendas, aumentam a produtividade e cometem menos erros

Como líderes de uma empresa em rápido crescimento, sabemos da importância de gerar resultados, alcançar o crescimento e aumentar os lucros. Mas também é preciso levar em conta o papel que a felicidade desempenha para se alcançar esses objetivos.

Um estudo da Saïd Business School intitulado “A felicidade melhora a produtividade do trabalhador?” descobriu que a felicidade pode ter, sim, um impacto significativo na produtividade. Os resultados mostraram que os

AS EMPRESAS ESTÃO PERCEBENDO QUE O VERDADEIRO SUCESSO ESTÁ NA CONSTRUÇÃO DE UMA FORÇA DE TRABALHO FELIZ E ENGAJADA.

trabalhadores mais felizes eram 12% mais produtivos do que os infelizes. Esse aumento na produtividade pode ser atribuído a vários fatores, como maior motivação, engajamento e criatividade.

Além disso, o estudo descobriu que trabalhadores mais felizes tendem a cometer menos erros. Os pesquisadores observaram que os trabalhadores infelizes eram mais propensos a distrações e erros, levando ao aumento da ineficiência e à diminuição da produtividade. Os mais felizes, por outro lado, eram mais focados e capazes de concluir as tarefas com mais precisão.

As descobertas desse estudo apoiam a necessidade de priorizar a felicidade dos funcionários se quisermos aumentar o desempenho das equipes.

FELICIDADE EM PRIMEIRO LUGAR

O que podemos fazer para apoiar a felicidade como um indicador de desempenho nos negócios? A pandemia pode ter levado a um aumento na produtividade, mas parece que muitas empresas agora estão sofrendo para manter esse nível de desempenho.

Embora um salário mais alto possa inicialmente incentivar os funcionários, nem sempre ele sustenta o engajamento e a motivação. É por isso que os líderes precisam se concentrar nas sete necessidades humanas dos funcionários de alto desempenho:

·                  Bem-estar

·                  Conexão

·                  Clareza e certeza

·                  Significado

·                  Desafio

·                  Visão futura

·                  Felicidade

Ao atender a essas necessidades, os líderes conseguem promover uma cultura de segurança psicológica e criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam valorizadas, engajadas e motivadas a fazer o seu melhor. Em última análise, isso leva ao aumento da produtividade e da lucratividade.

UM ESTUDO DESCOBRIU QUE EMPRESAS COM ALTOS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS TENDEM A SUPERAR OS CONCORRENTES NO LONGO PRAZO.

Uma maneira simples de começar a implementar essa estratégia é realizando reuniões individuais com foco em conexão, nas quais os líderes podem entender os objetivos pessoais e profissionais dos funcionários e proporcionar orientação para que eles consigam alcançá-los.

Os benefícios de trabalhadores felizes vão além da produtividade e se estendem ao aumento das vendas. Um estudo de Alex Edmans descobriu que empresas com altos níveis de satisfação dos funcionários tendem a superar seus concorrentes no longo prazo.

Na verdade, uma carteira de empresas classificadas entre as 10% melhores em satisfação do funcionário superou as classificadas entre as 10% inferiores em 2,3% a 3,8% ao ano em retornos de ações.

O IMPACTO NA RETENÇÃO

Produtividade e maior desempenho de vendas não são os únicos benefícios. Funcionários felizes também são mais leais e menos propensos a deixar o emprego, o que reduz custos com recrutamento e treinamento. Além disso, têm maior probabilidade de ter melhor saúde mental e bem-estar, levando a um ambiente de trabalho positivo e a melhores relacionamentos entre colegas.

Já foi o tempo em que os funcionários eram vistos como recursos a serem movimentados ou tratados como máquinas. As empresas de hoje estão percebendo que o verdadeiro sucesso está na construção de uma força de trabalho feliz e engajada, que investe na visão e na missão da companhia. E esta não é apenas uma ideia bem-intencionada – ela é sustentada por dados concretos.

O que isso significa para as empresas? Que as que priorizam a felicidade e o bem-estar dos funcionários têm maior probabilidade de obter maior lucratividade e sucesso. Significa que devemos investir em iniciativas e programas que promovam uma cultura positiva no local de trabalho, como programas de bem-estar, atividades de formação de equipes e oportunidades de crescimento e desenvolvimento.


DESBLOQUEANDO O POTENCIAL DOS FUNCIONÁRIOS

Investir na felicidade também significa repensar o papel do RH dentro das organizações. A ênfase deve estar na necessidade de se afastar dos papéis tradicionais de RH

TRABALHADORES MAIS FELIZES TENDEM A COMETER MENOS ERROS.

focados em conformidade e focar nas pessoas e na cultura. Ao fazer isso, as empresas conseguirão estimular todo o potencial dos funcionários e criar um ambiente propício à felicidade, engajamento e sucesso.

Mas não cabe apenas aos departamentos de recursos humanos criar uma cultura feliz no local de trabalho. Cada um tem um papel a desempenhar na criação de um ambiente positivo. Cabe a cada funcionário contribuir para uma cultura de positividade, respeito e colaboração.

A mudança para uma abordagem mais humanística dos recursos humanos não é apenas uma ideia que está na moda, é um caminho comprovado para o sucesso. Ao priorizar a felicidade e o bem-estar dos funcionários, as empresas criam uma cultura que conduz à produtividade, ao engajamento e ao sucesso. Dá até para criar um novo ditado: funcionários felizes, finanças felizes, líderes felizes.

 Copiado: https://fastcompanybrasil.com/ 

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