O consumidor brasileiro está vivendo uma nova fase e isso impacta diretamente na maneira de vender, posicionar e comunicar a sua marca e seus produtos ou serviços.
Continue lendo este artigo para entender quais são estas mudanças no comportamento de consumo e como adaptar o seu negócio para esta tendência!
Um movimento em crescimento
Você já reparou que, ultimamente, as pessoas estão assumindo uma postura mais questionadora em relação aos produtos que compram, pesquisando sobre a empresa e suas atitudes? E a excessiva quantidade de informações e verdades vindo à tona a respeito de marcas e produtos têm deixado os consumidores cada vez mais alertas sobre o impacto que cada compra pode causar na sociedade e no meio ambiente.
Neste cenário surge o consumidor consciente, que está movimentando um mercado que tem crescido rapidamente nos últimos anos.
Mas afinal, o que é consumo consciente?
Trata-se de uma mudança de atitude tanto das pessoas como das marcas. Essa modificação ocorre em relação aos hábitos de compra, ao estilo de vida e às atitudes que colaboram com a construção de uma sociedade mais responsável tanto pelo planeta, como pelas pessoas que vivem nele.
Qual é o perfil dos consumidores conscientes?
São pessoas que entendem que suas escolhas terão consequências para a sociedade e para o meio ambiente. Por isso, elas preferem marcas ou produtos e serviços que ajudem a diminuir os impactos negativos e aumentar os positivos. Conheça algumas características deste novo perfil de consumidor:
- Planejam suas compras: não costumam comprar por impulso ou sem necessidade;
- Estão atentos à procedência dos produtos: têm o hábito de ler as embalagens, querem saber quem são os fornecedores, buscam saber sobre a cadeia de produção;
- Preferem marcas com propósito: são fiéis a empresas que estejam alinhadas com seus valores pessoais;
- Reutilizam embalagens e evitam usar coisas desnecessárias como: canudos, sacolas plásticas, utensílios descartáveis, etc;
- Separam o lixo;
- Valorizam as práticas de responsabilidade social das empresas;
- Compartilham informações sobre o consumo consciente;
- Exigem que as empresas tenham um posicionamento com relação aos impactos que geram na sociedade.
Para entender o crescimento desta tendência, basta olhar para os números. Nos últimos seis anos, o Brasil teve um aumento de 75% no número de pessoas que se declaram vegetarianas. É o que aponta um estudo feito pelo IBOPE Inteligência, que estimou em 29 milhões de pessoas que declararam não consumir produtos de origem animal.
Outro estudo que traz dados interessantes e muitos insights para você começar a implementar ações no seu negócio é o do Instituto AKATU. Em 2018, essa pesquisa apresentou um panorama do consumo consciente no Brasil, entrevistando 1.090 pessoas em diversas regiões do país. Confira abaixo o que os consumidores esperam das empresas e o que os influencia na hora da compra:
Em escala global, o estudo da Edelman Earned Brand, realizado em oito países (Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos), apontou que 69% dos brasileiros compram ou boicotam uma marca em virtude de sua posição sobre uma questão social. Os números confirmam que propósito está longe de ser apenas uma palavra da moda e é uma tendência que veio para ficar e transformar o mercado.
É importante que as empresas mantenham a consistência e a transparência. Esse é um ponto-chave para que o consumidor se identifique e confie no que a empresa divulga em relação às suas ações de impacto social. Um grande exemplo são marcas que se posicionam de forma solidária apenas em datas sazonais como o Natal, ou mesmo no Outubro Rosa, por exemplo. Isso pode ser visto, no entanto, até mesmo como um oportunismo para vender mais e não um apoio de forma genuína.
O ideal é identificar qual o propósito da empresa e com quais causas ela se identifica. Assim, é possível levar isso tanto para a cultura interna da marca, como para comunicar esse posicionamento ao seu público.
E como o consumo consciente impacta em suas vendas?
Há muito tempo o termo sustentabilidade já não é nenhuma novidade, mas ultimamente passou a ganhar mais espaço dentro do mundo corporativo. Essa palavra, inclusive, tem conquistado terreno como uma tática importante para atender essa demanda de consumidores e criar uma conexão com os clientes, gerando mais valor para a marca e, consequentemente, conquistando mais engajamento e fidelização.
Dicas para tornar o seu e-commerce mais sustentável
- Logística: Evite embalagens que usam muito papel e plástico ou dê preferência para as recicladas. Uma excelente opção também é dar ao seu cliente a opção de retirar o produto na loja física.
- Use suas redes sociais ou até mesmo o e-mail de agradecimento para dar dicas aos seus clientes sobre a melhor maneira de descartar as embalagens após o uso ou adote estratégias de logística reversa.
- Destine uma porcentagem de suas vendas para o apoio de causas sociais.
- Evidencie práticas sustentáveis nos seus materiais de comunicação. Isso vai ajudar a gerar valor para o seu negócio ou produto
Lembre-se que as pessoas buscam identificação, familiaridade e histórias. Os consumidores querem aprender a ser ainda mais conscientes. Já não é mais sobre o que você vende, mas por que você vende. E, por isso, já não é mais suficiente, por exemplo, ter ações para o “dia do meio ambiente” pensando em vender mais. Este apoio deve ser cada vez mais genuíno e, naturalmente, você e seus clientes estarão contribuindo juntos para um mundo cada dia melhor.
Entre propósito e resultado, fique com os dois! 🙂
Copiado: Por: Fernanda Mello - https://www.nuvemshop.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário