quarta-feira, 29 de março de 2023

Conteúdos para botar RH para pensar...

Trabalhou por DÉCADAS na Empresa...

  • Sempre foi um Funcionário de EXCELÊNCIA..
  • Pela qualidade, tornou-se REFERÊNCIA no Setor..
  • Seus RESULTADOS são um dos melhores da Cia..

E na sua Saída, uma nota à Imprensa, uma mera "Cartinha de Recomendação" pelos Bons Serviços Prestados...

"Ah, mas essa empresa é , empresa sem CORAÇÃO..."

DISCORDO... 
É apenas uma empresa, sendo o que é: 
Uma Empresa. 


As Relações são de NEGÓCIOS e é isso...

Não tem essa de Família.
Não tem essa de Seu Segundo Lar...

Vivo dizendo: 
"Empresas não tem Coração, tem CNPJ".

Se vc não entender isso no Amor, acabará entendendo pela Dor.

Conhece alguém que vivenciou isso??
Ou você já passou por algo assim??

Eu Sim!!

Conteúdos para te botar para pensar...
Você pensou??
Então deu certo!!

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segunda-feira, 27 de março de 2023

“QUEM NUNCA SE PERGUNTOU: O QUE EU ESTOU FAZENDO NESSA REUNIÃO? “


Diz-se que o tempo gasto numa reunião é inversamente proporcional à sua importância”ou seja, quanto menos importante mais longa, sem objetividade e chata é a reunião

Essa afirmação é uma provocação, ela é utilizada na formação de gestores, visando alerta-los para um dos itens que mais provoca perdas no processo produtivo e apatia nos funcionários: o excesso de reuniões e o desmedido tempo gasto com elas.

Dentre os indicadores de perda de produtividade e ineficácia mais presentes nas empresas a ‘overdose de reuniões’, está frequentemente em primeiro lugar. 

São reuniões intermináveis, a maioria sem objetividade e pouco resolutivas, geralmente longas e que vão, em sua maioria, do nada para lugar nenhum. 

São inúmeras, com total falta de foco, desfile interminável de egos e discutindo assuntos absolutamente supérfluos. 

E que terminam, via de regra, com a mesma frase: “Vamos marcar a data da próxima reunião! ”.

SOBREVIVI A MAIS UMA REUNIÃO!

Há reuniões que parecem um banquete, tamanha a quantidade de comidas; outras que se assemelham a uma sessão de terapia, onde a empresa pára para assistir a autopromoção do ‘pavão de paletó’; há reuniões do ‘sim senhor’, onde o que importa é somente comparecer para ” ficar bem na foto’; existem reuniões de competição, onde os participantes se 'esfolam' para impressionar o gestor; e aquelas com gente demais, onde a grande maioria nem sabe porque foi convocado. 

Uma afirmação frequente e preocupante sobre o tema, que ouvimos com frequência é: “são tantas reuniões, que nem dá tempo de trabalhar”

  • ...”. Não pude dormir, assombrado.
  • A luz da manhã me colheu estremunhado
  • “Oh! Peço somente uma
  • mais uma reunião
  • Para acabar com tantas reuniões!..

  (Trecho de “O Reunismo" de V. Maiakovski)

Em tempos de ‘home office’ e reuniões virtuais, diversas corporações estão sendo forçadas a diminuir o quantitativo de reuniões e tendo a oportunidade de verificar, na prática, o quanto isso pode ser produtivo.

Nesta era digital, de inovações disruptivas, onde o tempo é um dos recursos mais escassos do ser humano, é preciso garantir objetividade e fazer com que reuniões agreguem valor de fato e deixem de ser fontes de desperdícios nas organizações.

'TEMPO É VIDA!'

Sobre essa situação das reuniões funcionarem mais como fonte de desperdício, do que como fator agregador de valor para as organizações, dois dois pontos devem ser ressaltados: 

  1. Um primeiro ponto a ser considerado é o da constatação de que excesso de reunião é um indicador efetivo de ineficiência organizacional. 
Reuniões são importantes ferramentas, que podem exponenciar os resultados pretendidos, fazer aflorar ideias inovadoras e integrar equipes de trabalho, desenvolvendo sinergia entre os membros, mas devem ser usadas com rigor e objetividade.
  1. Um segundo ponto, refere-se ao fato de que reuniões fazem parte do trabalho, ou seja, elas ‘são também trabalho’, devendo, assim, resultar em algum tipo valor agregado, que deve ser, inclusive, mensurado. 
Sem um propósito claro e sem indicadores positivos de resultado , não há porque realiza-las.

Embora existam vários tipos de reunião: 

  • informativas, 
  • decisórias, 
  • operacionais, 
  • dentre outras, 
Há um modus operandi que deve ser seguido, visando torna-las, produtivas.

REALIZANDO REUNIÕES ÁGEIS E EFICIENTES

Vamos elencar alguns pontos fundamentais para a realização de uma reunião eficaz, eficiente e efetiva.

1- O primeiro passo fundamental é responder à questão: 

  • Para que a reunião? 
  • Qual o propósito da reunião? 
  • Qual o motivo? 
  • Que valor se espera agregar ao final desta reunião? 
Se essa questão não for respondida com absoluta clareza não há porque realizar a reunião. 

Assim, em decorrência, o primeiro movimento fundamental é o planejamento da reunião.

2- O segundo ponto essencial é a definição da pauta para a reunião. 

A pauta apresenta os assuntos que serão tratados, evitando dispersão e tergiversação, inclusive e principalmente, de quem gerencia o evento. 

Reunião sem pauta é “bate papo informal” e, frequentemente, se torna dispersa e, consequentemente, improdutiva.

A divulgação da pauta da reunião com antecedência para os envolvidos é fundamental. 

Para extrair o máximo das pessoas, no que tange a envolvimento, é preciso divulgar os temas para que elas saibam e possam refletir sobre o que vai ser debatido e se prepararem.

3- Um terceiro item diz respeito à duração da reunião. 

O Tempo definido para a reunião e a obediência a esse tempo é fundamental. Diversas fontes indicam que executivos gastam em torno de 50% de seu tempo em reuniões, ou mais*. 

Definitivamente, não há nada que justifique a destinação de todo esse tempo de trabalho para reuniões, ao contrário, certamente, esse excesso é contraproducente. Assim, o tempo tem que ser previamente definido e respeitado. Se forem destinados 40 minutos à reunião, ela deve começar e encerrar dentro deste tempo.


Além disso, é fundamental definir um horário exato para o início das reuniões. 

Embora a pontualidade não seja uma das características fortes do brasileiro, certamente, ela pode ser exercitada. É fato corrente, marcar o início da reunião para “mais ou menos” uma determinada hora. Alguns chegam a marcar a reunião para, por exemplo, “as duas horas, para começar duas e meia”. 

Definição de horário de início e de término são pontos essenciais para o bom andamento da reunião.

4- Um quarto item diz respeito ao número de participantes. 

A quantidade de pessoas que participarão das reuniões é fundamental. Definir quem deve participar por aderência e capacidade de agregação, é importante. 

Reuniões corporativas são exemplos claros de que quantidade não é sinônimo de qualidade. É fundamental convocar apenas as pessoas que podem contribuir para resolução do problema

Seguir a máxima “na dúvida é melhor convocar todo mundo” é sempre contraproducente.

Há uma diretriz interessante, chamada “regra 8-18-1800”, que ilustra bem o que queremos indicar. Evidentemente é uma orientação aproximada e que em síntese, preconiza o seguinte:

  • Se você precisa tomar uma decisão ou resolver um problema importante, não mais que 8 (oito) pessoas devem ser convocadas, mais participantes podem dispersar o problema; 
  • Se você pretende executar um brainstorming, fomentar ideias, então convoque, em torno de 18 (dezoito) pessoas; 
  • Mas, se for para encorajar, motivar, estimular a equipe, convoque 1.800 pessoas (ou mais).

Essa é a chamada regra 8-18-1800é apenas um norteador, mas em resumo indica que, para tornar a reunião produtiva, a pertinência do pessoal convocado para com o tema proposto e a observância ao quantitativo de participantes são fundamentais.

5- O quinto item é a confecção de ata, pois, documentar a reunião é estratégico. 

É uma forma de dar uma amarração ao que foi decidido e de criar responsabilidades.  

A ata não precisa ser formal e nem em papel, mas tem deve servir como um registro do que foi debatido e deliberado, não somente para quem não pode participar da reunião, mas, principalmente, para firmar compromissos com o que foi definido e para que esses compromissos sejam cumpridos dentro dos prazos estabelecidos.


6- Por fim, e não menos importante, o último item a ser destacado é o que diz respeito à responsabilidade de quem ocupa um cargo hierarquicamente superior, em avaliar a real necessidade de realizar as reuniões. 

Deve-se ter cuidado para que reuniões não se prestem mais à autopromoção do gestor do que à sua finalidade mesma. Uma ‘enxurrada’ de reuniões, parece servir mais ao ego de quem as convoca do que, efetivamente, aos interesses corporativos.

REUNIÕES SÃO IMPRESCINDÍVEIS

Enfim, dispomos hoje de um ferramental tecnológico excelente para agilizarmos todas as formas de comunicação nas organizações, inclusive as reuniões. Esse ferramental não é somente tecnológico, mas também gerencial. 

Assim, temos tecnologias disponíveis como plataformas de videoconferências, edições colaborativas de documentos, aplicativos de reuniões virtuais, bate papos online, " cloud computing" etc, como também, novas estratégias gerenciais, como protocolo de comunicações on-line, reuniões-relâmpago, ‘reuniões em pé’, mini reuniões no cafezinho, criação de pequenos grupos-tarefa, e outras técnicas que permitem reduzir a quantidade, abreviar o tempo e tornar mais ágeis e eficientes as reuniões corporativas.

Reuniões são imprescindíveis numa organização, elas se constituem numa poderosa ferramenta para alavancar a produtividade corporativa e criar sinergia entre as pessoas. 

No entanto, não devem funcionar com o um ritual. 

É preciso, através do conhecimento da ciência de gestão do tempo, ponderar e realizar somente aquelas que são indispensáveis, garantindo a essas, a eficiência necessária.

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sexta-feira, 24 de março de 2023

As 10 Principais Ferramentas de Gestão da Qualidade


Existem diversas ferramentas ligadas à gestão da qualidade. Elas são utilizadas para mensurar, aplicar e demonstrar com facilidade os gargalos detectados nos processos produtivos ou de serviços, e aumentar o foco na qualidade.

Tais ferramentas utilizam medidas e figuras estatísticas que demonstram os níveis da qualidade, são de fácil identificação e contribuem para o envolvimento de todos os colaboradores. 

Cada uma conta com diferentes modelos de identificação de problemas, sendo capazes de definir os caminhos para se alcançar a qualidade. As principais são:

1. Análise SWOT

A análise SWOT é uma ótima maneira de garantir que o desenvolvimento de futuros projetos para melhoria de desempenho esteja ligado aos objetivos estratégicos da empresa. Ou seja, essa ferramenta administrativa auxilia os gestores a enxergarem os elos e riscos que podem comprometer o negócio em médio ou longo prazo.

A sigla SWOT corresponde à abreviação dos termos em inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Traduzidos para o português, significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

Por isso, também é conhecida como FOFA

A análise SWOT identifica os seguintes pontos:

  • Forças: pontos nos quais a organização tem vantagens competitivas em relação à concorrência;
  • Fraquezas: pontos nos quais a empresa apresenta falhas ou fragilidades que podem afetar seu desempenho diante dos concorrentes;
  • Oportunidades: aspectos internos e externos que podem proporcionar melhorias;
  • Ameaças: tendências do mercado que representam riscos para o negócio, por exemplo, o lançamento de novo produto.

2. Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta em forma de gráfico utilizada para definir a principal causa dos problemas, determinando a sua frequência no processo e possibilitando a sua contenção de forma rápida e eficaz, para garantir um resultado mais consistente.

Ele facilita a visualização e comparação de uma série de dados, ordenando os problemas dos maiores para os menores. 

Além disso, mensura o impacto das mudanças no processo, distinguindo as causas genéricas das causas específicas.

O princípio de Pareto diz que 80% dos resultados provêm de 20% das causas. Assim, essa ferramenta ajuda a direcionar os esforços a fim de se obter mais qualidade nos produtos, processos ou sistemas.

3. Diagrama de Ishikawa

Também conhecida como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Espinha de Peixe, essa ferramenta é bastante utilizada para a identificação das causas de problemas específicos. 

Para que o levantamento seja feito de forma segmentada, é utilizada a técnica dos 6Ms (método, matéria-prima, máquina, mão de obra, medida e meio ambiente), facilitando a identificação das causas.

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de gestão de qualidade muito eficiente, pois permite um ponto de vista simples e objetivo de um determinado problema, tornando bem mais fácil encontrar a solução.

4. Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é muito simples, se adapta a qualquer segmento de atuação e consiste em quatro etapas:

  • Plan (planejamento): definir as metas e objetivos;
  • Do (execução): executar o planejamento;
  • Check (verificação): analisar os resultados alcançados;
  • Act (ação): avaliar as causas dos desvios de qualidade e aplicar as ações corretivas.

Ele ajuda na elaboração, execução, monitoramento e aprimoramento contínuo de um processo.

5. Fluxograma

O fluxograma permite uma visão global do processo por onde passa o produto. Ele é uma ilustração do passo a passo de todas as etapas pertinentes ao processo, demonstrando como deve ser a execução.

Nele, são utilizados símbolos, figuras geométricas e setas indicativas, que podem ser facilmente reconhecidos e compreendidos por toda a equipe na demonstração dos diferentes tipos de operações e ferramentas de um processo e seus respectivos responsáveis, tornando toda a operação muito mais produtiva.



6. Folhas de verificação

As folhas de verificação são documentos simples, práticos e de fácil entendimento, como planilhas e tabelas, utilizadas para agilizar a coleta de dados, sendo necessário definir previamente quais informações serão analisadas.

Essa ferramenta permite uma rápida percepção da realidade e interpretação facilitada da situação. 

Com ela, a empresa pode acompanhar o andamento da produção, otimizar o tempo e evitar retrabalhos.

7. Histograma

O histograma é uma ferramenta gráfica de barras que representa a frequência dos problemas encontrados. 

Ele permite verificar quantas vezes algo ocorreu ao longo de um processo, ou seja, identifica uma evolução histórica de um determinado processo, facilitando a solução dos problemas.

8. Diagrama de dispersão

O diagrama de dispersão é um gráfico utilizado para analisar diferentes causas de problemas. 

Ele retrata dois eixos numéricos (quantitativos), isto é, a correlação entre duas variáveis. 

Com ele, é possível medir variáveis como quantidade, custo, volume, tempo e espaço, entre outras, relacionando os eventos para se chegar a resultados matemáticos.

9. Cartas de controle

As cartas de controle são gráficos utilizados para acompanhar o quanto um processo é realizado com qualidade em um determinado período de tempo. 

O objetivo desse método é evidenciar alterações no processo normal de produção, identificando falhas e variáveis que necessitam de atenção gerencial, ou seja, verificando se o processo está sob controle.

10. Método 5W2H

O método 5W2H tem como finalidade fornecer um compacto dos pontos de vista inevitáveis para administrar um plano de ações. 

O termo é uma abreviação dos seguintes termos, em inglês:

  • What: o que será feito?
  • Why: por quê?
  • Where: onde?
  • When: quando?
  • Who: quem será o responsável?
  • How: como será feito?
  • How Much: quanto custará?

Essa ferramenta é muito utilizada para organizar as ideias e criar estratégias para resolver problemas, promovendo o ganho de eficiência no desenvolvimento das atividades, reduzindo o retrabalho e conferindo mais competitividade no mercado.

Quando devidamente aplicadas, todas essas ferramentas elevam os níveis de qualidade dos produtos, bens e serviços. 


Ademais, é muito importante contar com recursos de inteligência operacional para conferir ainda agilidade e efetividade aos processos.

A sobrevivência das organizações depende da gestão da qualidade, pois permite o desenvolvimento e crescimento eficiente e eficaz, assim como a obtenção do objetivo principal, que é a satisfação total e a melhoria da qualidade de vida dos clientes internos e externos.

Ela precisa ser entendida como uma nova maneira de pensar, antes mesmo de agir. 

Portanto, a efetiva implantação da gestão da qualidade requer uma mudança de postura gerencial e uma nova forma de produzir o sucesso.

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quarta-feira, 22 de março de 2023

Contabilidade, Ferramenta Indispensável para Qualquer Empresa


Se você é um empreendedor, provavelmente já sabe que a contabilidade é uma parte crucial de qualquer negócio

A contabilidade é um ramo que lida com a gestão financeira e patrimonial das empresas. 

É responsável pelo registro, controle e análise das movimentações financeiras de uma organização, ajudando a entender melhor o desempenho financeiro e a tomar decisões estratégicas para o sucesso do negócio. 

Neste artigo, vamos discutir a importância da contabilidade para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.

Contabilidade para Fins Gerenciais

A contabilidade é uma ferramenta valiosa para fins gerenciais, pois ajuda os gestores a terem uma visão clara das finanças do negócio. 

Através da contabilidade, é possível monitorar as entradas e saídas de dinheiro, identificar os custos e despesas fixas e variáveis, planejar investimentos, monitorar o fluxo de caixa e identificar possíveis gargalos financeiros que possam prejudicar o desempenho da empresa.

Com a ajuda da contabilidade, é possível elaborar relatórios financeiros e analisar o desempenho da empresa. 

Esses relatórios podem ser usados para tomar decisões estratégicas, como aumentar ou diminuir investimentos, criar planos de contingência em caso de crises financeiras ou reavaliar políticas de precificação.

Contabilidade para Prevenir Situações de Risco

A contabilidade também é importante para prevenir situações de risco. Por exemplo, ela pode ajudar a identificar possíveis fraudes ou desvios de recursos financeiros dentro da empresa. 

A contabilidade também é responsável por manter os registros contábeis em dia, o que ajuda a evitar multas e penalidades fiscais por atrasos ou erros na apresentação de informações.



Além disso, a contabilidade é uma ferramenta valiosa para a negociação de empréstimos ou financiamentos. Os bancos e instituições financeiras utilizam os registros contábeis para avaliar o risco de conceder crédito a uma empresa. 

Se a contabilidade da empresa é organizada e transparente, as chances de conseguir crédito são maiores.

Contabilidade por Exigência Formal e Legal

A contabilidade também é importante por exigência formal e legal. A legislação brasileira exige que as empresas mantenham registros contábeis precisos e atualizados. 

Essa exigência inclui a apresentação de demonstrações contábeis anuais e mensais, como o balanço patrimonial, a demonstração de resultados e o fluxo de caixa, dentre outras...

Além disso, a contabilidade também é importante para a conformidade fiscal. Os registros contábeis precisam ser usados para calcular e pagar impostos, como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

A contabilidade também é responsável por manter os registros fiscais em dia, evitando multas e penalidades.

Em resumo, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer empresa de sucesso

Um contador qualificado pode ajudar sua empresa a crescer e atingir seus objetivos financeiros. 



Com a ajuda de um profissional experiente, você pode ter acesso a informações precisas e atualizadas sobre as finanças do seu negócio, tomar decisões informadas e evitar riscos desnecessários.

Um contador confiável pode ser um parceiro valioso e um ativo inestimável para sua empresa

Portanto, se você ainda não possui um contador, é hora de considerar contratar um e desfrutar dos benefícios que a contabilidade pode oferecer para o sucesso do seu negócio.

Invista em uma contabilidade de qualidade e alcance o sucesso que você merece!

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terça-feira, 21 de março de 2023

ETARISMO: número de estudantes com 40 anos ou mais em universidades quase triplicou no Brasil


número de calouros com 40 anos ou mais em universidades brasileiras quase triplicou nos últimos dez anos, entre 2012 e 2021, segundo dados do Censo da Educação Superior
, do Ministério da Educação (MEC). A alta, de 171,1%, foi bem maior do que a variação do total de ingressantes: de 43,1%. Entre as causas, especialistas apontam, principalmente, a expansão dos cursos de ensino a distância (EAD) e a crise econômica, que obrigou muitos a tentarem recalcular a rota no mercado de trabalho

Nos últimos dias, repercutiu o caso de uma estudante de 44 anos que foi alvo de etarismo em vídeo gravado por três colegas. "Era para estar aposentada. Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade", disse uma aluna. O material, que inicialmente foi publicado para um grupo restrito no Instagram, gerou revolta ao ser compartilhado em outras redes sociais. A vítima, Patrícia Linares, é caloura de Biomedicina na Unisagrado, faculdade particular localizada em Bauru, no interior de São Paulo. 

No ano passado, 599.977 calouros com 40 anos ou mais entraram na faculdade no Brasil, quase o triplo do que há dez anos (221.337) A parcela ocupada por essa faixa etária praticamente dobrou: subiu de 8% para 15,2% no período. O número total de ingressantes também aumentou, mas em proporção bem menor: foi de 2,757 milhões, em 2012, para 3,945 milhões, no período mais recente. 

"Esse crescimento de alunos com mais de 40 anos decorreu principalmente (do avanço) da modalidade de ensino a distância, principalmente em universidades particulares", disse Mozart Ramos, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP). No último ano, seis de cada dez ingressantes do ensino superior entraram nos chamados cursos EAD. 

Essa mudança no modelo de ensino, segundo Ramos, alterou de forma direta o perfil dos alunos. "O aluno do EAD é, geralmente, um estudante mais velho e que já trabalha. Portanto, é um caminho mais factível para conciliar estudo e trabalho", disse o pesquisador. Mas esse não é o único ponto que justifica o aumento em faixas etárias com mais de 40 anos. 

Um outro motivo, continua Ramos, é a crise econômica que atingiu o País nos últimos anos e elevou as taxas de desocupação. "Com a pandemia, muita gente perdeu emprego ou perdeu renda", afirmou. Segundo ele, isso, por um lado, aumentou a evasão de quem não conseguiu mais arcar com as mensalidades da faculdade, mas também empurrou alunos para salas de aula na esperança de realocação. 

Caloura em uma universidade de Bauru, no interior de São Paulo, Patrícia Linares estava na sala de aula na quinta-feira (9) quando um grupo de colegas a chamou para alertá-la que havia um vídeo sobre ela circulando em grupos de WhatsApp. 

Apesar da curiosidade em saber do que se tratava, ela conta que a primeira reação foi deixar de lado. "Estava fazendo um trabalho difícil, de anatomia, e estava quase na minha vez de apresentar", disse ao Estadão. Pouco depois, porém, Patrícia acabou vendo o vídeo, que nos dias seguintes viralizou nas redes sociais e gerou revolta entre usuários. Ela só teve noção da dimensão que aquilo havia tomado no fim de semana. 

No vídeo, três alunas de Biomedicina da Unisagrado comentam, em tom de deboche, sobre o fato de uma colega de classe ter mais de 40 anos de idade. "Quiz do dia: como ‘desmatricula’ uma colega de sala?", diz uma das alunas. Em seguida, outra comenta: "Ela tem 40 anos já, era para estar aposentada." 



O alvo dos ataques, que não tem o nome citado, é Patrícia, que entrou na faculdade no fim do último mês. "Quando vi o vídeo, chorei muito, mas parar não está em meus planos", disse. Ela conta ter visto as estudantes envolvidas pela última vez na quinta, mas não quis falar com elas. "Fiquei muito triste, e essa tristeza ainda está em mim", continuou. 

No dia seguinte, sexta-feira, 10, as três estudantes não foram à faculdade. Ao mesmo tempo, alunos da sala de Patrícia e de outros cursos foram até ela demonstrar solidariedade. "No fundo, tive uma vontade de parar de ir à faculdade até tudo acabar, mas eu não posso", disse. "Eu preciso continuar, por mim e por todas as pessoas que sofrem esse tipo de retaliação gratuita".

‘Meu sonho de estudar na área da saúde sempre existiu’ 

Comerciante durante a maior parte da vida, Patrícia conta que decidiu fazer a graduação em Biomedicina após ter que fechar sua loja de roupas na pandemia de covid-19. "Tinha essa loja desde 2012, mas nos últimos anos não deu mais para manter aberta", disse. Desempregada, decidiu recalcular os planos para o futuro 

A escolha do curso de Biomedicina se deu por influência da mãe, enfermeira ao longo de toda a vida. "Meu sonho de estudar na área da saúde sempre existiu. Tinha essa vontade desde menina, desde criança", conta. 

Até então, as circunstâncias da vida, porém, nunca tinham permitido que ela estudasse. Com apoio do marido, decidiu que esse seria o momento, e se jogou para fazer sua primeira faculdade. 

"Estou bastante empolgada, tem sido maravilhoso", disse a estudante, que completa 45 anos nesta terça-feira, 14. Segundo ela, não há previsão de festa para comemorar o aniversário deste ano, cuja véspera foi um pouco mais movimentada que o habitual. "Amanhã (terça-feira, 14) tem aula, é um dia comum. Estou focada na faculdade." 

Sobre o apoio que tem recebido nas redes sociais, na sala de aula e em outros ambientes, ela ainda deixa uma mensagem. "Agradeço imensamente e gostaria de dizer, para todos que me mandaram apoio, que se sintam abraçados por mim", disse a estudante, que até passou a ser mais ativa no Instagram para acompanhar as manifestações de carinho. 



Em um dos posts, ela compartilha a música "Clube da Esquina Nº 2?, famosa na voz de Milton Nascimento. Na publicação, dá destaque para um verso da canção: "Sonhos não envelhecem". "Já passei por tanta coisa na vida, não vai ser isso que vai me abalar", disse Patrícia. 

Em nota, o Unisagrado informou repudiar "qualquer ato de preconceito e discriminação". Afirmou ainda que estão sendo tomadas as medidas administrativas necessárias para apuração disciplinar dos envolvidos. "Ressaltamos que nosso objetivo é educar, verbo fundamental e obrigatório na construção de uma sociedade cada vez mais justa." A reportagem não conseguiu contato com as alunas envolvidas no vídeo, mas a própria universidade informou o pedido delas de desistência da graduação. 

Copiado: https://jc.ne10.uol.com.br/