Quem é o NEGOCIADOR?
O negociador é o profissional que pensa, avalia, analisa e pondera,
coerentemente, todas as informações que lhe forem apresentadas na intenção de
se chegar a uma resposta apropriada em uma relação de troca.
Ele deverá saber o momento exato de perguntar, de ouvir e de
pensar. Ele deverá estar preparado para aprender tudo o que lhe for passado e o momento correto de abordar a outra parte.
O negociador é o elemento-chave do jogo e deve estar atento a
tudo o que diz respeito a seus interesses, assim como tudo o que envolve os interesses da outra parte. Falhas não
são aceitas no atual contexto global, pois uma parceria duradoura poderá ser quebrada em função destas.
Na globalização, com o aumento da concorrência e a facilidade da
informação, todas estas características passaram a ser ainda mas importante.
Habilidades inerentes ao negociador
Para que uma negociação seja efetiva é importante que o negociador
apresente determinadas habilidades, segundo (Martinelli e Almeida, 1997), são elas:
- Concentrar–se nas idéias - Não deixar que a negociação seja levada para aspectos pessoais, mostrando às pessoas o quanto estão erradas. O ponto de vista de cada um deve ser colocado como uma oportunidade de reflexão e de revisão de opiniões e não como um choque de posições.
- Discutir as proposições - Centrar a discussão em aspectos realmente relevantes, não se apegando a casos e situações episódicas, que normalmente caracterizam-se por visões muito particulares.
- Proporcionar alternativas à outra parte - Não se deve tentar deixar o adversário sem alternativas e sim buscar o máximo de alternativas que possam satisfazê-lo.
- Ter objetividade no equacionamento dos problemas - É fundamental para que os problemas sejam equacionados da melhor maneira possível e com efetividade para se buscar a solução mais adequada.
- Apresentar propostas concretas - Tudo o que é discutido deve ser apresentada em forma de conclusão, evitando mal entendidos.
- Saber falar e ouvir - Saber falar é tão importante quanto saber ouvir .
- Colocar-se no lugar da outra parte - Essa atitude ajuda a compreender melhor a outra parte em suas necessidades e problemas.
- Ter consciência de que se negocia o tempo todo - A negociação é o resultado de um investimento constante em educação gerencial.
- Saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas - Isso exige ter conhecimentos sobre as pessoas em termos das suas reações, maneiras de agir e de pensar.
- Saber separar os relacionamentos pessoais dos interesses - Isso exige colocar os interesses da organização acima dos pessoais, tendo uma postura ética perante a empresa.
- Evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo - Exigir um relacionamento em longo prazo.
A
negociação EFICAZ?
A
negociação eficaz depende de muita competência. Devemos lembrar que esta
competência diz respeito tanto a aspectos externos da realidade dos
negociadores como também de suas realidades internas, tais como
os processos de percepção, expectativas, emoções, temores,
atitudes, crenças, valores e necessidades.
Um negociador eficaz sabe que as pessoas normalmente se comportam
de acordo com a realidade percebida, isto é com seus mapas mentais que são
suas representações da realidade externas, ou seja, do território e,
conseqüentemente , dos cenários da negociação.
Portanto, faz parte do processo de negociação descobrir
as experiências subjetivas própria e do outro negociador, além de entender o seu território interno, pois este é o
verdadeiro local em que a negociação acontece.
Variáveis aplicadas num processo de negociação
Um bom negociador deve conhecer e utilizar três variáveis
distintas, porém, interdependentes, são elas:
- Informação: é tudo aquilo que reduz as incertezas! Quanto mais informação tem o negociador, mais poder ele terá.
- Tempo: está ligado a como as pessoas se mobilizam em direção aos seus objetivos. Em negociação, o tempo não tem o sentido cronológico do termo. Está ligado aos avanços e aos recuos que as partes fazem deliberadamente ou não, para não perder, manter ou ganhar poder e continuar negociando até a conclusão.
- Poder: tudo o que negociador precisa numa negociação é de poder. O Poder dá às partes as condições de estarem reunidas em busca de uma solução para os seus objetivos. É também o PODER que permite se chegar a bom termo no objetivo, sem prejudicar os relacionamentos e, sempre que possível, melhorá-lo.
6 ELEMENTOS-CHAVES PARA UMA NEGOCIAÇÕES BEM
SUCEDIDAS
- Planejamento – saber qual é o seu objetivo
- Comunicação efica
- Visão estratégica;
- Senso de Justiça
- Autocontrole
- Flexibilidade.
10 DICAS SOBRE NEGOCIAÇÃ
- Ter tudo muito bem planejado,
- Identificar os pontos fortes e fracos do outro;
- Saber ouvir e fazer as perguntas certas
- Não subestimar o oponente;
- Dar uma saída honrosa para o outro;
- Ser flexível no relacionamento, com firmeza no objetivo;
- Administrar as objeções;
- Utilizar todas as fontes de poder;
- Construir “uma ponte sobre o abismo”;
- 10. Agendar o compromisso – “amarrações”.
COMO PLANEJAR UMA NEGOCIAÇÃO
- Defina seu objetivo;
- Imagine os objetivos dos outros
- Presuma as necessidades e expectativas;
- Levante informações
- Identifique o Estilo do outro
- Prepare o cenário;
- Imagine as objeções
- Prepare respostas às objeções;
- Preveja as concessões
- Prepare os recursos;
- Dimensione a duração da reunião
- Prepare uma planilha (valores, prazos, condições).
PORQUE FALHAM OS NEGOCIADORES:
- Fracos relacionamentos pessoais;
- Não criar uma “visão compartilhada” para a solução;
- Falta ou falhas no planejamento;
- Dificuldade em fazer perguntas e em ouvir;
- Descrença – pessimismo;
- Negligência com as técnicas de persuasão/envolvimento;
- Desconhecimento da “organização informal” da empresa;
- ·Problemas de comunicação.
CONSIDERE ESTES PRINCÍPIOS:
- Saiba que o outro sempre vai querer mais;
- Dê razões que justifiquem sua proposta;
- Liste as razões pelas quais ele deve aceitar;
- Mostre a necessidade de “criar um futuro juntos”;
- Nunca ceda sem obter algo em troca;
- Reforce a importância do “Ganha-Ganha”;
- Use todo seu empenho para chegar ao acordo.
AUTO-AVALIAÇÃO:
1.
Quais são minhas forças?
2.
Quais são minhas fraquezas?
3.
Qual deverá ser a minha contribuição para fechar o acordo?
4.
Que riscos estarei correndo?
5.
Estou pronto para encarar esse desafio sozinho?
por: Marcopolo Marinho e Ana Carla Albuquerque
Boa noite Jorge, se der para atualizar o link para o artigo ficarei grato, novo link: http://www.portalgerenciais.com.br/negociação.php
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