Primeiramente, só no Brasil mesmo pra ter que explicar o que a própria semântica já faz denotar, mas sigo.
Irei tentar demonstrar o que é e o que não é meritocracia, de forma sintética e clara para entendimento rápido.
Assim, meritocracia é o que você alcança com o resultado do seu esforço.
Não significa, contudo, que
apenas esforço seja necessário para o que se deseja, é importante que se busque
o caminho adequado para o que se pretende, tenha aptidão para o proposto etc.
Em termos econômicos,
de mercado, ela se revelará por meio da produção de coisas que agregam valor ao
diaadia das pessoas, facilitando os afazeres gerais, profissional ou pessoal..
Pensar em
meritocracia no Brasil sempre me remete a Alemanha, mais precisamente a Bertolt
Brecht: “Que tempos são esses em que temos que defender o óbvio”.
Pois bem, o que mais
se percebe das manifestações acerca da meritocracia é que há uma enorme
confusão entre meritocracia, regimes e sistemas de governo e corrupção.
Impõe dizer que na meritocracia não há qualquer problema, não há erros nem desvios.
É resultado de um esforço individual tendente a atingir algo proveitoso a si ou a sociedade, desde que sem trapaças ou qualquer iniquidade.
Contudo, problemas existem nos
sistemas e regimes de governo, na democracia que temos – muitos deles derivados
ou concorrentes da corrupção.
É simples. Mérito,
conquista pelo seu esforço – dentro da legalidade -, por uma produção qualquer
que atenda a uma demanda. Aptidão, habilidade para tal mister..
No Brasil há um exemplo clássico do que chamam, erroneamente ou desonestamente, de meritocracia. Erroneamente os incautos, desonestamente a esquerda brasileira.
Trata-se do sistema de aprovação automática (de notas) na seara da educação.
Chamam esse sistema estatal de meritocracia, pois o chamo de corrupção movida a
estatística.
Em ambiente de
pensante, qualquer pessoa notaria a meritocracia – sobretudo pela sua semântica
– conforme exemplo abaixo.
Ex.: se você passou pelo colégio, para obter o resultado da aprovação você terá que estudar a matéria ensinada em sala de aula, empreenderá esforço para que o seu aprendizado seja o mais integral possível. Com isso, realizará a prova e provavelmente atingirá a meta mínima para aprovação. Se não conseguir, algo faltou, então deverá buscar saber o que faltou para alcançar o objetivo, mudar o modo de estudo etc. Se você tiver disciplina e aptidão para os estudos, passará com maior facilidade.
Salta aos olhos –
vale trazer aqui - que muitos destes que fazem essa confusão de significados
relacionados a meritocracia são professores do Estado. Logo quem prestou
concurso público (considerando a lisura do certame) e ingressou na carreira por
seus próprios méritos. Vai entender!
Um pobre pode ficar
rico por seus próprios méritos. Eis um lindo exemplo:
Mérito exclusivo dele. Pois, não? Isso é exemplo límpido do que é meritocracia. A questão que pauta a meritocracia não tem liame com classe social ou oportunidade de estudo e trabalho.
Tem a ver com habilidade/aptidão para o que se propõe fazer ou criar. As questões sociais estão ligadas a democracia frágil que temos, a corrupção enraizada em todo o Estado que não permite que seja provido o mínimo para o administrado.
Assim, temos que não há qualquer ligação com o mérito de
cada indivíduo.
Um rico precisa ter alguma aptidão para manter sua riqueza ou aumentá-la, por exemplo. Ou não vemos muitos deles à banca rota? Outrossim, para deixar ainda mais cristalino: Se para ficar rico você roubou, a sua riqueza não tem mérito porque não é oriunda do seu esforço, de modo legal, causou prejuízo a outrem para isso.
Diante do escandido,
tem-se por ilação que meritocracia é o oposto da cleptocracia.
Em derradeiras
linhas, não confunda riqueza com mérito. Nem confunda corrupção com mérito. Nem
confunda democracia com meritocracia. Muito menos confunda meritocracia com
sistemas de governo.
Onde se encaixa, então, a meritocracia?
No indivíduo, fora do poder do Estado.
Por fim, segue o
dicionário Aurélio: mérito [Do lat. Meritu] S. M. 1. V. Merecimento [...]
merecimento (De merecer + -imento) [...] 4. Capacidade, habilitação,
inteligência, talento, aptidão. - cracia. [Do gr. - Kratia < Krátos,
eos-ous, "força"; "poder"; "autoridade";
"soberania"; "domínio"; "governo".]
Finalizo com a indagação: Como alguém pode ser contra o mérito?
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