O atual ícone de cadeado será substituído por um novo ícone que não implica, por si só, que um site seja seguro ou deva ser confiável.
O ícone de cadeado foi introduzido inicialmente para indicar que um site estava usando criptografia HTTPS para proteger conexões.
No entanto, como mais de 99% de todas as páginas da web são atualmente carregadas no Google Chrome por HTTPS, o símbolo perdeu sua relevância.
Infelizmente, isso também inclui sites usados como páginas de destino em ataques de phishing ou outros fins maliciosos, que exploram o ícone de cadeado para enganar os usuários, fazendo-os acreditar que estão protegidos contra ataques.
"Esse mal-entendido não é inofensivo - quase todos os sites de phishing usam HTTPS e, portanto, também exibem o ícone de cadeado", alertou o Google.
Até o FBI e outras organizações publicam orientações explícitas afirmando que o ícone de cadeado não é um indicador de segurança do site.
No Chrome 117, o ícone de cadeado será substituído por uma "variante do ícone de música", um elemento da interface do usuário comumente vinculado às configurações do aplicativo e projetado para mostrar que é um item clicável.
O Google ainda exibirá o bloqueio no submenu 'sintonizar' quando as conexões do site estiverem seguras.
Essa mudança foi anunciada pela primeira vez em agosto de 2021, quando a empresa informou que os indicadores de sites seguros não são mais necessários e seriam removidos da barra de endereços do Google Chrome, uma vez que mais de 90% das conexões são feitas por HTTPS.
"Quando o HTTPS era raro, o ícone de cadeado chamava a atenção para as proteções adicionais fornecidas pelo HTTPS.
Hoje, isso não é mais verdade, e o HTTPS é a norma, não a exceção, e estamos evoluindo o Chrome de acordo", afirmou o Google.
O novo ícone está programado para ser lançado no Chrome 117 no início de setembro de 2023, como parte de uma atualização geral de design para plataformas de desktop.
O ícone de cadeado também será substituído no Google Chrome para Android em setembro, mas será removido do iOS, pois não pode ser tocado e é exibido apenas para transmitir informações adicionais sobre o site carregado.
Vale ressaltar que o Google Chrome continuará alertando os usuários sobre conexões HTTP inseguras de texto simples em todas as plataformas.
Você também achava que site seguro era sinônimo de site confiável ?
Copiado:https://www.linkedin.com/in/luizmoura-cybersecurity
Nenhum comentário:
Postar um comentário