A diversidade é, sem dúvida, um dos pilares que fomenta qualquer tipo de negócio.
Afinal, hoje não basta apenas ter um faturamento acima da média para se destacar no mercado.
Uma empresa que é referência no seu ramo possui também uma cultura de respeito às diferenças e tratamento inclusivo.
Mas, para ser essa empresa referência em diversidade, um gargalo costuma surgir: a etapa de sensibilização das pessoas colaboradoras.
Não que a companhia em si seja problemática, pelo contrário, é das mais importantes fases do processo de implementação nos Programas de Diversidade & Inclusão.
Contudo, ela é uma das etapas mais difíceis, porque age diretamente na cultura e status quo dos colaboradores.
Para facilitar esse processo que é um verdadeiro abridor de mentes das pessoas, existe o Calendário 2023 da Profissas.
Uma ferramenta criada para guiar o RH e os líderes diante dos temas mais importantes em D&I durante o ano.
O que é o calendário da diversidade?
Existem datas que são tão tradicionais no nosso calendário que são facilmente lembradas, como o Natal, Ano Novo e Dia das Mães.
Isso acontece porque essas datas, além de serem extremamente comercializadas, já fazem parte da cultura, festejos e tradições mais populares.
No entanto, o Calendário da Diversidade tem o objetivo de trazer datas que evidenciam dias de luta.
Aqui entram temas que abraçam as pessoas LGBTQIA+, negras, indígenas, mulheres, com deficiência, entre outros grupos sub representados.
Trata-se de um material valioso que tem o intuito de direcionar o olhar das empresas e da sociedade para celebrar e refletir sobre datas marcantes, históricas ou de conquistas ao longo do tempo.
Assim sendo, o material da Profissas reúne os principais eventos nacionais e internacionais ligados à Diversidade e Inclusão, o que agrega um auxílio valioso para as campanhas e ações corporativas.
A seguir, veja algumas das datas inseridas no nosso calendário:
Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Comemorado anualmente em 21 de janeiro, a data é considerada um marco pela luta ao respeito da diversidade religiosa.
Além de alertar para a discriminação no âmbito religioso, a data tem o objetivo de propor a igualdade para professar as diferentes religiões e crenças pelo mundo.
Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil
O dia 24 de fevereiro foi instituído como o Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino. Foi somente nessa data, em 1932, que as mulheres tiveram o direito de votar, por meio do decreto nº 21.076 do então presidente Getúlio Vargas.
Essa conquista era direcionada, em primeiro momento, para as mulheres casadas, desde que tivessem autorização dos maridos, enquanto as viúvas e solteiras só exerceriam esse direito se fosse comprovada a autonomia financeira.
Com a promulgação da Constituição de 1934, o voto feminino foi ampliado e as restrições derrubadas.
Dia Nacional do Orgulho Gay
Celebrado no dia 25 de março no Brasil, o Dia Nacional do Orgulho Gay mobiliza milhares de pessoas em todo o país a favor da luta contra a homofobia, apoiando pessoas do grupo LGBTQIAP+ a terem orgulho da sua orientação sexual.
Dia Mundial dos Refugiados
O Dia Mundial dos Refugiados, adotado na Assembleia Geral das Nações Unidas, é celebrado anualmente a 20 de junho.
O intuito é lembrar de todas as pessoas que tiveram que fugir de suas terras natais por causa de guerras e perseguições, assim como por questões de raça, religião e nacionalidade.
Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher
O dia 10 de outubro tornou-se o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher graças ao movimento que começou em 1980, em São Paulo.
Na data, um grupo de mulheres se reuniu nas escadarias do Teatro Municipal para um protesto contra o aumento do número de crimes de gênero no Brasil.
De lá para cá, a legislação mudou para proteger mulheres vítimas de violência. A Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006) é um exemplo e já passou por uma série de mudanças para a consolidação do enfrentamento de abusos, agressões e crimes motivados por discriminação de gênero.
Essas são apenas algumas dentre as muitas pautas existentes no Calendário da Diversidade, que pode conectar sua empresa aos diversos públicos sub representados e gerar discussões e evolução da cultura organizacional.
Copiado: https://www.profissas.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário