Se você está ingressando agora no seu primeiro emprego, essa a hora de entender a importância de desenvolver uma boa relação interpessoal no ambiente de trabalho. Essa qualidade é tão importante quanto o desenvolvimento das suas habilidades técnicas.
Mas o que é um profissional
que tem uma boa relação interpessoal? Sabe aquele sujeito no escritório que é
leve, não arruma confusão, se dá bem com grupo e trabalha bem em grupo?
Você pode ser
assim também, basta desenvolver sua inteligência emocional para aprender a lidar com frustrações, diferentes ideias, empatia e, principalmente, a comunicação.
Enquanto algumas pessoas vão
te dizer que você não está no trabalho para fazer amigos, há quem afirme
exatamente o contrário. É claro que você tem liberdade para ser da forma que
você for e não pense que para ser assim, você terá que mudar quem você é.
Pelo contrário,
passamos a maior parte do tempo no trabalho, cercada de pessoas que não estão
ao nosso lado pela nossa escolha, mas pela escolha da empresa. Então qual é o objetivo de se cercar de
estranhos ou inimigos?
Nunca vai ser
possível agradar a todos, tampouco gostar de todos da mesma forma. No entanto,
criar relações saudáveis com
seus colegas de trabalho vai criar um ambiente agradável e muito mais suscetivo
ao surgimento de
amizades, independente do
cargo que cada um ocupa.
A cordialidade entre os membros de uma equipe
é o primeiro passo para estabelecer confiança, obter uma maior produtividade do grupo e resultados
ainda melhores. O maior ganho nisso tudo será para você e para a sua felicidade.
Quando seu colega
vira seu chefe
Se seu colega de trabalho se
torna seu chefe, você provavelmente terá de mudar a maneira de agir com ele.
Veja essas dicas e torne essa transição a mais fácil e suave possível:
1. Ajude seu amigo
Lembre-se que a transição de cargos pode ser tão difícil
para o novo chefe quanto está sendo para você. Seu chefe também está passando
por uma fase de experiência. E ele enfrenta testes são diários, tanto
profissional como socialmente. Para ajudar o seu amigo, e atual chefe, busque ser simpático, compreensivo e aberto a
ouvir seus comentários.
2. Deixe surgir um
novo relacionamento
Deixe que o seu
novo chefe defina o novo relacionamento entre vocês. Ele pode
continuar sendo amigável, mas não se esqueça que agora ele é o seu chefe e a
sua postura não pode ser a mesma de antes.
Certas
brincadeiras e intimidades devem ser reservadas apenas para os momentos sociais
e privados entre vocês ou você pode colocar seu colega, e agora chefe, em uma
posição delicada. Mas é interessante que qualquer desconforto pode ser conversado entre vocês antes de se
tornar uma fonte de conflito.
3. Esteja atento ao
seu comportamento
Procure sempre
tratar seus atuais colegas de trabalho com profissionalismo e educação. Isso irá te ajudar em uma
eventual transição de cargos, seja sua ou de um colega. Assim, você não tem que
mudar completamente o comportamento quando houver essa mudança para uma posição
de chefe. Seja respeitoso e tenha postura profissional.
4. Saiba fazer
críticas e repense comentários
Você pode até ter
compartilhado suas diversas insatisfações relacionadas ao trabalho quando eram
colegas, mas isso muda com a alteração de posição. Diante desta nova relação
profissional, você deve pensar duas vezes antes de fazer certos comentários.
Caso tenha alguma reclamação a fazer, procure sempre optar por falar de maneira
construtiva e profissional.
O mesmo vale para você, quando
é promovido a chefe. Perceba que existem informações e comentários que devem
ser restritos a certos cargos. Isso não significa que você esteja sendo um
amigo pior, apenas deve estar claro que a cada cargo competem certas
informações e decisões.
Além disso, não se
esqueça que, ao ouvir certas
críticas, ela é feita com
base na realidade daquele funcionário, que está naquela posição na empresa.
Tente lembrar de quando você estava nesta mesma posição antes de descartar a
crítica como infundada.
5. Coloque-se no
lugar do outro
Não se preocupe se
o seu novo chefe contesta a sua forma de trabalhar ou as suas entregas. Agora
ele tem metas a cumprir e uma expectativa que você tem corresponder. Agradeça
os comentários e use as informações de uma forma positiva. Lembre-se que em
algumas situações, a empatia é fundamental para entender o outro e evitar
discórdias e brigas.
6. Mantenha a
positividade
Não veja a promoção de um
colega como algo negativo, muito menos como o fim dessa amizade. Além disso,
mantenha-se como uma influência positiva sobre os demais colegas da equipe que
se sentem ressentidos com o novo chefe.
A energia negativa dentro do ambiente de trabalho só vai gerar resultados ruins, animosidade e conflitos. Explique aos colegas que como novo chefe, o seu amigo tem um novo papel a desempenhar, e consequentemente, novas responsabilidades. Portanto, é inevitável que a relação mude, o que não significa um afastamento ou rompimento entre vocês.
Mantendo a boa
relação com antigos chefes
Seus ex-colegas de
trabalho e chefes são
uma ótima fonte de networking.
Esses profissionais, pela vivência que já tiveram com vocêm, conhecem seus
verdadeiros potenciais e podem ajudá-lo a ampliar sua rede de contatos. Se você
deseja manter o contato com seu
ex-chefe, mas não tem
ideia de como fazer isso, confira algumas dicas a seguir:
1. Cartões de Natal
Desejar um ótimo
final de ano é uma excelente oportunidade de manter ou entrar em contato com
seu ex-chefe. Receber um cartão com mensagens boas só mostra como você é querido
por alguém. Essa é uma forma sutil de mandar lembranças e também manter a
amizade.
Cuidado com
excessos nas
mensagens ou em presentes! Eles podem ser percebidos de forma negativa, ainda
mais se você pouco tinha contato com aquela pessoa durante o período em que
trabalharam no mesmo ambiente.
2. Compartilhe os
acontecimentos da sua vida pessoal
Se você está
mudando de cidade ou de endereço, não custa nada enviar um e-mail com as suas
novas informações de
contato. Esse comunicado
por ser informal, por isso, escreva como se você estivesse falando com amigos e
familiares. Quando você compartilha coisas da sua vida pessoal, mostra que você
tem o interesse de manter o contato além da vida profissional.
Atualmente, com as redes sociais e a possibilidade de
manter seu número de telefone mesmo mudando de operadora, você tem uma maior
facilidade de deixar os seus canais de contato mesmo com uma mudança de cidade
ou país.
3. Acontecimentos
da vida profissional
Você acabou de
mudar de emprego ou conseguir uma promoção?
Informe seus antigos chefes sobre isso e aproveite a oportunidade para agradecer as experiências que eles forneceram para você.
Isso mostra que você não se esqueceu de tudo que você aprendeu com aqueles com
quem trabalhou anteriormente.
Este gesto também pode
funcionar no sentido contrário, se um ex-colega ganhou um prêmio ou promoção,
fique a vontade para desejar boa sorte ou parabéns.
4. Artigos
interessantes
Quando você
encontrar artigos sobre as tendências do setor ou um problema enfrentado por um
ex-colega de trabalho, envie um e-mail para os profissionais que podem ter
interesse nessa notícia. A ideia é disseminar a boa informação, equilibrando a importância e
utilidade das informações presentes no artigo com o seu desejo de manter o
contato com aquela pessoa.
5. Redes sociais
A era das redes
sociais trouxe uma revolução na forma como nos relacionamentos com todos ao
nosso redor, desde amigos da escola, aos colegas de trabalho. LinkedIn,
Twitter e Facebook são ótimas maneiras para se manter em contato. A dica é
identificar qual o tipo de relação você quer manter com esse ex-colega ou
chefe. Assim, você conseguirá escolher a melhor rede social para entrar e manter contato.
Mantendo amizades ao mudar de emprego
Ao sair de uma
empresa, você tem duas opções: ou você sai e nunca mais entra em contato com
quem trabalha lá, ou continua conversando com os ex-colegas de trabalho e constrói uma network para
o resto da vida. Se você quer escolher a segunda opção, confira 6 dicas para
manter contato com o antigo serviço:
·
Invista em network
Por mais que você
não ache necessário agora, o network pode
ser extremamente útil na
carreira de uma pessoa.
Antes de sair da empresa, certifique-se de pegar o contato de todos os colegas
de trabalho que você tem intimidade e principalmente do chefe. Demonstrar
interesse em manter o contato antes de sair é bem visto em qualquer empresa.
·
Busque Feedbacks
Antes de sair da
empresa, marque uma reunião com os seus superiores para que eles possam dar um feedback sobre o seu
desempenho enquanto
funcionário. Isso demonstra responsabilidade, compromisso, vontade de melhorar
e respeito a opinião dos seus superiores.
·
Quanto mais cedo, melhor
Não adianta querer
entrar em contato com seus antigos colegas no momento de necessidade. É
importante que mais ou menos 1 mês depois você já fale com os seus eles e
mantenha esse hábito a cada periodicamente. Pergunte se há novidades no escritório, como anda
a empresa e conte sobre a sua vida. Dessa forma, ninguém irá pensar que você
está apenas usando esse contato para benefício próprio e terá um network forte
por anos.
·
Demonstre apreço
É importante que
antes mesmo de sair você já mostre como aquela fase foi importante para a sua
carreira. Agradeça ao seu chefe pela oportunidade, se despeça dos colegas e diga como irá sentir falta.
Depois disso, a conversa entre você e as pessoas da empresa será muito fácil.
·
Encontros regulares
Se possível, visite o escritório pelo menos uma vez por
ano. Vá conversar com os seus antigos colegas de trabalho, falem sobre as
novidades e veja quais foram as mudanças desde a época que você saiu. Por mais
que um e-mail sirva para manter o network, nada é melhor do que o contato cara a cara.
·
Evite ser chato
Se, mesmo com
todas essas dicas, os seus antigos colegas não parecem muito interessados em
manter contato, não force a barra. Se os dois primeiros e-mails
não forem respondidos, não insista e não tente mais manter um diálogo.
Copiado: https://www.universia.net/
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