Com o avanço das transformações no mercado e nas relações de trabalho, cada vez mais empresas estão percebendo que precisam de colaboradores com habilidades que vão muito além da técnica. Soft skills são competências relacionadas ao comportamento do indivíduo, muito mais atreladas à personalidade e às experiências, do que à formação profissional. Conheça algumas soft skills para desenvolver!
Reconhecer e ampliar suas capacidades
é tão importante quanto ter uma formação específica na área de atuação. Se você
ainda não começou a trabalhar seu desenvolvimento pessoal,
estabeleça metas. Busque treinar sua inteligência emocional tanto
no trabalho como em situações do cotidiano e, sempre que possível peça feedback
para as pessoas próximas.
Neste conteúdo, você vai
entender o que são as softs skills,
assim como conhecer 15 que os candidatos precisam desenvolver para se destacar
no mercado de trabalho. Acompanhe!
O que é soft
skills?
Soft skills são as
habilidades ligadas ao comportamento do colaborador.
Ou seja, é a sua capacidade de desenvolver uma relação positiva com o trabalho
e seus colegas, influenciando positivamente o ambiente. A inteligência
emocional e o relacionamento interpessoal são exemplos de soft skills.
Durante um processo seletivo,
muitos candidatos aparecerão cumprindo os requisitos especificados: formação
acadêmica, fluência em idiomas, especialização, cursos técnicos, etc. Todas
essas habilidades trarão aptidão para cumprir as exigências da vaga. No
entanto, muitas vezes são as soft skills que farão a real diferença entre um
concorrente e outro.
Algumas pessoas parecem ter certas
habilidades inatas, como a criatividade ou a organização. Porém, com um bom
autoconhecimento, é possível aprimorar essas qualidades que já se manifestam
espontaneamente e ainda desenvolver outras, que trarão destaque para um cenário de negócios tão competitivo.
É possível desenvolver soft skills ao
longo do tempo, para tanto, é preciso procurar o autoconhecimento e perceber o
seu papel dentro da organização. A seguir, listamos 15 dessas habilidades para
você conhecer.
Quais as 15
habilidades para desenvolver?
A seguir, listamos as 15 habilidades
que os candidatos precisam desenvolver para conseguir se destacar no mercado de
trabalho. São características que podem ser adquiridas com o passar dos anos de
trabalho, desde que haja uma verdadeira percepção.
1. Comunicação
eficaz
Essa é a principal aptidão que deve
ser desenvolvida, e não apenas no meio profissional. É indispensável ter a
capacidade de se fazer entender de maneira clara e eficaz, sempre levando em
consideração seu público-alvo.
Mas comunicar não é apenas expressar,
como também saber ouvir atentamente e contextualizar o que é transmitido. Tenha
em mente que dosar o que é dito e quanto é dito — ou escrito — além de sinal de
inteligência pode interferir diretamente na sua produtividade.
2. Escrita
Muitas relações de trabalho se dão por e-mails, contratos ou algum tipo de programa de mensagens instantâneas. Saber escrever corretamente é garantir uma boa comunicação e aprimorar sua imagem como colaborador.
Vale lembrar que muitas pessoas
acreditam que e-mail não tem “tom de voz”, mas a escolha dos verbos e colocação
da frase trazem formas diferentes de se expressar, portanto, é fundamental
tomar cuidado e escolher com cuidado a construção frasal.
3. Empatia
Essa soft skill também se relaciona
diretamente com a comunicação. Ela que vai ajudar a liderar e obter maior dedicação
de seus parceiros de equipe. Colocar-se no lugar do outro é
tratar todos com respeito e educação, principalmente em situações mais
difíceis.
Dessa maneira, é possível criar
espaço para pedir e dar feedbacks,
ferramentas fundamentais para o crescimento profissional. É por meio dessa
conversa que você poderá entender os seus pontos fortes e de melhorias.
4. Colaboração
Trabalhar bem em grupo é essencial
para construir um grupo de alto rendimento. É nesse momento que temos várias
cabeças pensando juntas para um objetivo em comum, os que faz com que as
habilidades de cada um se complementem.
A colaboração é fundamental para
o clima organizacional. Um
ambiente de trabalho colaborativo é mais saudável para os colaboradores e ajuda
no estreitamento das relações entre eles.
5. Organização ou
planejamento
Fundamental para aumento da
eficiência e qualidade do trabalho. Ser um profissional organizado faz com que
haja economia de tempo, pois as informações são encontradas de forma mais
rápida.
Além disso, você diminui sua
suscetibilidade aos erros relacionados à desatenção. Dessa forma, o
profissional passa uma imagem de maior competência, podendo
influenciar de maneira positiva os colegas.
6. Flexibilidade
Cada vez mais o mercado exige que os
profissionais saibam se reinventar. Novas demandas surgem a cada dia, tanto
para futuros desafios quanto para cargos já em vigência.
Para ser um talento de destaque, é
necessário mostrar essa versatilidade tanto no currículo quanto na sua rotina
empresarial e emocional.
7. Resiliência
A resiliência é necessária,
principalmente, em momentos de crise. Entender como superar as adversidades e,
muitas vezes, recomeçar, demonstra maturidade e força. Não é uma habilidade
fácil de desenvolver, pois é necessário ter passado pela experiência de
situações difíceis.
É preciso compreender que errar faz
parte do processo de aprendizagem e, dessa forma, persistir até conseguir
finalizar ou avançar em determinado processo.
8. Trabalhar sob
pressão
Mesmo nos melhores ambientes de
trabalho, por algumas vezes, acontecem situações desafiadoras e/ou inesperadas
que exigem muito equilíbrio emocional para que o rendimento e os resultados não
sejam afetados.
O segredo aqui é gerenciar o estresse
sem perder o foco. Saber o momento de respirar e não se agarrar aos problemas,
mas sim às soluções e possibilidades.
9. Capacidade de
resolver problemas
Os bons observadores e detalhistas
podem ter vantagem em desenvolver essa skill, que é uma das mais procuradas no
mercado. Porém, além da capacidade de análise de um quadro, também é necessária
a destreza para tomar uma decisão da melhor forma possível.
10. Pensamento
criativo
É a criatividade que nos permite
inovar e buscar melhorias e soluções em todos os âmbitos de um negócio. Essa
capacidade é desenvolvida com muito estudo e aprendizado com as experiências.
11. Relacionamento
interpessoal
Além das relações necessárias e
estabelecidas dentro da própria equipe, há muitas áreas dentro de uma
organização que conversam entre si. Uma boa conexão entre colaboradores de
diferentes áreas (Recursos Humanos e Financeiro, por exemplo) ajuda a atingir
melhores resultados.
12. Liderança
Exercer uma boa gestão de pessoas implica
saber motivar e engajar as pessoas do seu time, identificando as melhores
competências de cada um, sabendo aplicá-las em prol das metas estabelecidas.
Ser um bom líder também
significa mostrar segurança e dar exemplo.
13. Visão geral
Ter uma real dimensão do todo, mostra
que o profissional está integrado com a dinâmica da empresa, seus objetivos e
sua metodologia. Essa é uma ferramenta muito importante na hora de propor
mudanças ou criar expectativas, pois causa impacto em toda a estrutura
organizacional.
14. Negociação
Buscar atingir objetivos que
satisfaçam as duas ou mais partes envolvidas. Para isso, essas partes devem ter
um mesmo propósito final, como uma venda, a assinatura de um contrato ou a
preenchimento de uma vaga de trabalho.
Até mesmo a flexibilização de um
horário ou prazo de entrega de um relatório são decididos por meio de pequenas
negociações internas. É preciso saber conduzi-las com naturalidade e
estratégia.
15. Ética
Desenvolvida ao longo da vida, é formada por valores individuais e coletivos. Diferencial bastante importante, principalmente no meio corporativo, que pode gerar situações tensas e competitivas. Em um cenário ideal, é ela que dá a sustentação para que as outras soft skills se desenvolvam.
Essas são as soft skills mais
buscadas e necessárias atualmente. Tão importante quanto desenvolvê-las, é
saber identificá-las, tanto na análise de colaboradores que já são membros de
uma companhia, quanto durante a captação de futuros talentos. Contudo,
diferentemente de capacitação técnica, essas aptidões não são ensinadas
facilmente.
Nem todos desenvolvem todas as
habilidades de igual forma e intensidade, e isso é natural devido aos
diferentes tipos de experiências, pontos de vista e aprendizagem. É isso que
garante a singularidade de cada um.
O importante é ter em mente que as
soft skills são reflexo de um desenvolvimento contínuo e sempre sujeito a
aperfeiçoamento. Assim sendo, vale a pena buscar fortalecer e reconhecer as
capacidades de acordo com o autoconhecimento e as exigências do mundo
corporativo atual.
Copiado: https://blog.solides.com.br/
Parabéns em boa hora ou pós pandemia do COVID 19 pela matéria acima. prof. Jorge Barros, prof. de administração e economia.
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