quarta-feira, 31 de março de 2021

O Óbvio Precisa Ser Dito!!!


Hoje, tanto no ambiente de trabalho como fora dele as pessoas se comunicam muito pouco, ou de maneira pouco clara, acreditando que o outro sabe o que estão “querendo dizer” ou “tem a obrigação de saber”, afinal “é óbvio” e ainda tem aqueles que acreditam que “o silêncio diz tudo”, e que em vez de falarem o que querem o melhor é “dar indiretas”.

Com esta forma de não-comunicação são criados abismos entre pessoas, relacionamentos são destruídos, empregos são perdidos, oportunidades morrem sem nem mesmo terem a chance de serem apresentadas, familiares passam anos sem conversar… simplesmente porque a pessoa achava que a outra “tinha que saber”, afinal “aquilo era óbvio”.

Tenho que contar duas coisas importantes para você…

A primeira é que somos seres únicos e, portanto, pensamos e interpretamos as coisas de forma diferente, de acordo com nossas próprias experiências de vida, o que significa que a outra pessoa não tem a habilidade de adivinhar o que está se passando em nossos pensamentos, e certamente, porque enxerga o mundo através de suas próprias experiências, não vai pensar igual a você.

A segunda, e muito importante, é que o silêncio não comunica nem esclarece nada, e por vezes até complica sua vida, pois você não controla como o outro vai receber, interpretar e pensar sobre o que você não diz.

Eu mesma só fui aprender isto há alguns anos num treinamento em que participei, pois eu também vivia na ilusão de que as outras pessoas deveriam adivinhar o que eu queria sem eu precisar dizer, que era impossível que não soubessem… e hoje, depois de entender que me comunicar de forma clara e assertiva é essencial, eu vivo muito melhor com as pessoas, com minha família, e tenho muito mais resultados na minha carreira.

É necessário fazer uma pausa aqui para dizer que, quando a situação gera raiva, irritação ou sentimentos explosivos, antes do bom e fundamental diálogo, deve-se dar um tempo para esfriar a cabeça e pensar no que será dito, para evitar agredir ou magoar a outra pessoa.

Pensando nisso tudo foi que resolvi compartilhar esta reflexão e estas importantes informações com você, pois sei o tamanho da importância da comunicação na vida.

Aliás, não somente eu, mas o pai da administração moderna, Peter Drucker, afirma que “coisas tão óbvias não são feitas e, muitas vezes, conflitos entre gestores e subordinados ocorrem por tarefas não realizadas devido à falta de comunicação eficaz. Certamente, mesmo o óbvio, precisa ser dito.”

Ou seja, se você quer melhorar seus relacionamentos, quer ganhar um aumento ou ser promovido em seu trabalho, quer que os seus funcionários sejam mais comprometidos com a empresa, pois se a empresa cresce, todo mundo cresce, você precisa exercer a comunicação.

Então, de acordo com tudo que aprendi até hoje posso dizer para você que a melhor forma de se comunicar com as pessoas é falando, sendo claro e específico a respeito daquilo que se deseja ou se espera do outro, sempre de forma respeitosa e educada é claro. Faça uma tentativa!

Pense nisso e avalie o que você tem perdido na sua vida por falta de se comunicar melhor!!!

Copiado: https://www.bandab.com.br/

terça-feira, 30 de março de 2021

A Regra das Duas Pizzas


Há poucos empreendedores no mundo que dão tanto valor à estratégia de longo-prazo como Jeff Bezos

Começando pela famosa carta aos investidores (onde ele tentou convencer os investidores a pensar no longo prazo para o futuro da Amazon) até o lançamento do Kindle e suas versões que não cobriam nem o custo de produção do dispositivo, Bezos sempre olhou anos a sua frente, dane-se o balanço financeiro do final do ano. 

E foi assim que ele construiu a maior loja virtual do mundo, à base de atendimento espetacular, produtos baratos e pequenas inovações poderosas.

Jeff Bezos tem um jeito diferente de conduzir a sua empresa, não apenas pelo demasiado foco no longo prazo, mas também na forma que obtém boas ideias. 

A Amazon é uma empresa muito mais inovadora do que parece, ela inseriu uma porção de boas ideias como análises de clientes, patenteou a compra com 1-clique, sugestões de produtos similares, e-mails personalizados, etc. 

Novas ideias estão sempre sendo testadas na companhia. 

Para assegurar que elas continuem fluindo e se concretizando, Jeff Bezos instituiu o conceito que ele chamou de “Equipes 2 pizzas”.  

Muito simplesse uma equipe que não pode ser alimentada por 2 pizzas, ela é grande demais para discutir ideias.

Para entender o porquê disso, vamos analisar o que acontece quando uma equipe muito grande se reúne para falar sobre ideias.

  • Poucas ideias novas
  • Excesso de opiniões sobre as ideias existentes
  • Poucas críticas construtivas
  • Muitos “não gostei” ou “não vai dar certo”
  • Consenso extremamente difícil
  • Nem todos contribuem o que podem (críticas e equipes grandes inibem certas pessoas)

Há uma frase que diz que o camelo é um cavalo projetado por um comitê, de tanto as pessoas (do comitê) darem opiniões, ele ficou feio daquele jeito. 



Há vários artigos na internet falando sobre isso, porque é uma analogia realmente interessante, e acontece todos os dias em milhares de empresas e situações no mundo todo (e não apenas com os publicitários, ouviram?). 

Uma versão mais curta se tornou mais popular e você pode começar a usar nos happy hours da vida. 

Se seu projeto inicial teve muitas alterações, diga que foi “criado por um comitê”.

A Amazon não possui comitês. 

As equipes de criação/inovação são enxutas o bastante para todo mundo contribuir democraticamente, sem freios, sem preconceitos, do tamanho de 2 pizzas. 

Isso significa o quê, cinco, seis, sete pessoas? 

O número não importa tanto quanto o conceito: tenha equipes pequenas! 

Estudos sugerem que entre 5 e 9, é o número ideal de pessoas para equipes produtivas. 

Menos do que isso, não há volume de conhecimento e experiência bom o bastante para criar e filtrar boas ideias; e com mais de 9 pessoas na equipe, bem, problemas acontecem. 

Um desses problemas é o chamado “pensamento de grupo”, em que as pessoas tendem a se posicionar junto da ideia que está tendo a maior aceitação no grupo, e deixam de lutar pela sua. 

Isso dificilmente acontece em grupos pequenos, onde cada um defende suas próprias ideias com unhas e dentes, e às vezes pizza.

Ao longo da história, a criatividade sempre trabalhou sozinha, artistas não pegavam uma segunda opinião, quiçá terceiras e quartas. 

É algo relativamente novo essa história de “trabalho em equipe”, e embora funcione extraordinariamente bem em atividades físicas (veja os esportes) e lógicas; costuma ser uma má ideia no mundo criativo.



 

No entanto, trabalho em equipe é uma coisareuniões de brainstorming podem ser realmente produtivas se conduzidas da maneira correta –, comitê é outra. 

Enquanto num há um tipo de compatibilidade que interliga os integrantes, mesmo nas divergências, o segundo é barulhento, populoso e independente. 

Seria como comparar um restaurante a kilo da praça de alimentação de um shopping  com uma cantina italiana de lugares reservados. 

Qual você prefere?

Copiado: http://financiafidc.com.br/

quarta-feira, 24 de março de 2021

A Gestão do Tempo em Tempos de Pandemia!


As nossas atividades contemporâneas estão em mutação. 

Nos dias atuais, utilizamos várias tecnologias de comunicação e de operacionalização de trabalhos. 

Essa utilização pode nos levar a uma falsa sensação de otimização de tempo, pois se não observarmos e não cuidarmos, com tanta tecnologia empregada em nosso dia a dia acabaremos perdendo mais tempo do que otimizando.

Parece um paradoxo, mas se analisarmos quanto tempo estamos desperdiçando em redes sociais, sites de pesquisas, grupos de whatsapp e outros, e, ainda, se pensarmos no tempo produtivo, quer ele seja de oito horas, doze horas, ou até mais – pois este tempo é muito relativo à profissão e a nossa própria situação social – veremos que é uma grandeza.

Esta reflexão acima nos leva a um importante questionamento: estamos otimizando o nosso tempo? 

Veja, não estamos expressando aqui o tempo utilizado nessas tecnologias, para sermos produtivos, mas, o que queremos é chamar atenção para a análise dos custos e desperdícios. Tempo esse desperdiçado que não agrega valor ao produto ou serviço que está sendo executado. Na utilização de tecnologias, ou seja, ferramentas tecnológicas sabemos que podemos “ganhar tempo” flexibilizando nossas atividades cotidianas.

Mas, agora vivemos um tempo fora do tempo, ou seja, uma realidade que a humanidade não experimentava com tanta expressividade, desde pandemias como a tuberculose e gripe espanhola, para citar algumas. 

Nesse novo cenário fomos forçados a conhecer tecnologias e sistemas que, muitas vezes não estávamos aptos ou, ainda, renegando a existência.

Porém, essa pandemia nos mostrou que não dá mais para fugir ou se esconder das ferramentas tecnológicas e além de utilizá-las devemos aprimorar cada vez mais a otimização do uso em nossas atividades diárias.



O administrador como um profissional que deve estar na vanguarda de processos, não pode ficar alheio a estes acontecimentos, pois estamos alterando a forma de nos relacionarmos, de negociarmos, de vendermos e consumir produtos físicos e serviços, basta olharmos para dentro de nossas casas nestes últimos meses. 

  • Como adquirimos refeições? 
  • Como adquirimos entretenimentos? 
  • Como estudamos? 
  • Como estamos nos reunindo com familiares, amigos, colaboradores e fornecedores?

Pois bem, respondendo esses questionamentos e outros que poderão surgir, estaremos respondendo a nossa gestão de tempo, pois para cada tarefa dessas precisamos de organização. 

Para nos auxiliar nessa gestão temos a famosa e simples ferramenta “5w2h”, ficou surpreso? Mas, essa ferramenta pode sim, e deve ser aplicada em nossa organização pessoal. 

E, nessa perspectiva, se observarmos e aplicarmos as perguntas em português, temos: 

  • O que? 
  • Quem? 
  • Quando? 
  • Onde? 
  • Por quê? 
  • Como? 
  • Quanto custará? 
Teremos o conceito dessa ferramenta desenvolvido nas atividades que desempenhamos diariamente.



É claro que se levarmos em consideração o tempo de descanso que especialistas argumentam ser ideal uma noite de sono  entre 7 e 9 horas para adultos entre 26 e 64 anos e aplicarmos essa ferramenta ou outra de agendamento e organização, conseguiremos otimizar o nosso tempo produtivo, e, ainda, dedicarmos tempo aos nossos familiares e amigos, não o desperdiçando com assuntos e atividades desnecessárias,  que não agregam valor na vida pessoal e profissional.

Portanto, assim como estamos alterando formas de gerenciamento das empresas precisamos alterar as formas de organização pessoal.

Por: Adm. João Marcos Codato - https://cra-pr.org.br/

segunda-feira, 22 de março de 2021

Diversidade nas Empresas: quais as vantagens e como incentivar?

 


Sabia que a diversidade nas empresas se tornou um objetivo importante para muitas marcas? Não se trata de moda politicamente correta, mas de uma séria vantagem competitiva. 

Afinal, a reputação e a inclusão no local de trabalho são metas fundamentais que valem a pena seguir. Nesse cenário, essa causa tem muitos outros benefícios imediatos relacionados diretamente aos resultados do negócio

Ficou curioso?

Neste post, vamos apresentar brevemente o conceito de diversidade, vantagens de adotar essa postura e dicas de como colocar em prática.

Entenda o que é diversidade nas empresas

Para explicar a diversidade, é bom saber que isso atinge especificamente o ambiente de trabalho. O termo inclui a compreensão e aceitação do fato de que as pessoas têm características individuais, o que as torna únicas, principalmente ao compará-las em grupo.

Tais características podem incluir: raça, etnia, gênero, religião, ideologias políticas, orientação sexual, idade, habilidades físicas ou status socioeconômico. Experiências de vida e abordagens cognitivas para a solução de problemas também são levadas em conta.

Conheça as vantagens de adotar essa postura a favor da diversidade nas empresas

É bom para você, para o negócio, para os colaboradores e todos os envolvidos. Confira as principais vantagens.

  • Aumenta o poder criativo da equipe

Com tantas mentes diferentes se unindo e trabalhando juntas, surgem novos tipos de soluções à medida que cada indivíduo traz sua maneira pessoal de pensar, operar e tomar decisões. 

As empresas que incentivam a diversidade no local de trabalho inspiram todos os colaboradores a desempenhar o máximo de suas habilidades.

  • Melhora o engajamento dos colaboradores

Qual a melhor maneira de aprender sobre outra cultura e etnia que não seja de colegas que têm uma formação diferente? É possível aprender com os próprios colaboradores durante o intervalo para o almoço ou depois do expediente.

Quando todos compartilham suas experiências pessoais, um relacionamento de confiança é estabelecido. Isso é ótimo, pois aumenta o engajamento do grupo.

  • Reduz a rotatividade de pessoal

Uma empresa que abraça a diversidade atrai imediatamente um número maior de candidatos para as vagas de emprego. Isso acontece, principalmente, porque os interessados com nível superior que experimentaram diversidade na universidade conhecem os benefícios dessa prática. 

Por esse motivo, desejam trabalhar em um lugar que valoriza as pessoas. Dentro de uma economia cada vez mais competitiva, em que habilidades e talentos são cruciais para melhorar os resultados, é importante reunir o mais diversificado conjunto de candidatos.

  • Reflete positivamente na reputação

As empresas que recrutam e incentivam indivíduos de diversas origens geralmente ganham reputação por serem um bom empregador. Com isso, os clientes em potencial se sentem mais valorizados e, portanto, dão mais atenção à organização.


  • Gera mais lucros 

De acordo com a pesquisa A diversidade como alavanca de performance, divulgado pela McKinsey, as marcas com mais diversidade de gênero em cargos executivos têm mais 20% de chance de obter lucros acima da média. No caso da diversidade étnica, esse número sobre para 33%.

Confira estas dicas para incentivar a diversidade na sua empresa

Não é da noite para o dia que você vai abraçar a diversidade de uma vez só, mas é preciso começar. 

Como fazer isso? Veja a seguir.

  • Siga o modelo de trabalho inclusivo

É preciso buscar a inclusão para não correr o risco de alienar parte da mão de obra. Por exemplo, considere o colaborador que fala espanhol nativo, mas não se sente totalmente à vontade para falar outro idioma que não seja o inglês.

Leve em conta a mãe que amamenta e acaba de voltar ao trabalho, sem espaço para bombear o leite materno ou, ainda, o trabalhador muçulmano que se sente inseguro por manter a rotina diária de orações dentro do expediente da empresa

  • Promova a diversidade na sua equipe executiva 

A composição da diretoria ou gerência é um grande exemplo para o restante da sua força de trabalho (sem mencionar os clientes, parceiros e outras partes interessadas). 

Portanto, é essencial ter diversidade entre os cargos mais altos também. Homens e mulheres são igualmente representados? Há pessoas de várias origens culturais e religiosas?

  • Introduzir políticas que honrem várias práticas culturais e religiosas

Você pode fazer isso concentrando-se em feriados e celebrações com ajuda do departamento de Recursos Humanos. Algumas empresas ainda dão dispensa no dia de Natal, mas também oferecem uma espécie de folga para acomodar as preferências religiosas de colaboradores que não seguem o Cristianismo. 

  • Faça com que todas as vozes sejam respeitadas

Os colaboradores precisam se sentir à vontade para se expressar com base em perspectivas únicas. Então, o ideal é garantir que sejam incluídos e respeitados, independentemente de gênero, credo, orientação sexual, país de origem etc.

Uma ótima maneira de fazer isso é investir em uma plataforma de comunicação. Assim, é possível divulgar avisos, coletar feedbacks, investir em iniciativas coletivas e atender às necessidades do grupo.

  • Abra espaço para o diálogo sobre desigualdade salarial

Quer uma cultura de inclusão construída com base em confiança e transparência? 

Prepare-se para falar sobre gênero e possíveis disparidades salariais e, provavelmente, revelar alguns dos dados da empresa sobre remuneração.


Além disso, apresente com clareza a estratégia que está adotando ou pretende usar para solucionar o problema. Dessa forma, a equipe ficará segura ao saber que você está comprometido em acabar com as desigualdades.

  • Reflita sobre necessidades e preferências

Além de festas tradicionais para alguns, muitas empresas comemoram feriados menores (Halloween) ou aniversários. Sempre que houver um evento informal, inclua alimentos e bebidas que todos possam consumir. Por exemplo, opção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, alimento com ou sem açúcar, carne de porco, pratos veganos etc.

Lembre-se de que nem todo mundo gosta de comemorar aniversários, portanto, pergunte ao colaborador o que ele prefere (e nunca revele a idade ou o ano de nascimento de ninguém). É sempre bom conhecer cada membro da equipe. Alguns podem sofrer de intensa timidez e entrariam em pânico só de pensar em falar em público.

Isso não significa que você precise renunciar completamente a pequenas celebrações, mas fazer perguntas apropriadas sobre preferências e oferecer uma variedade de opções de alimentos e bebidas ajudará bastante a tornar essas experiências mais inclusivas.

Viu como é importante trabalhar a diversidade nas empresas? É uma ação que beneficia muito o grupo, pois estimula a criatividade, melhora questões como convivência, engajamento etc. Além do mais, você não tem tantos problemas com rotatividade de pessoal e, ao mesmo tempo, a sua marca é vista com mais empatia.

Copiado: https://conteudo.movidesk.com/

quinta-feira, 18 de março de 2021

As Leis da Recorrência, do Retorno e da Causa e Efeito realmente existem




Lei da Recorrência

Você já notou que certos fatos se repetem em sua vida? Pois é, isto tem uma explicação, esse fenômeno ocorre por dois motivos:

1. Quando repetimos as mesmas atitudes, e nos fechamos em um estado que nos impede de mudar e de fazer algo novo, esperando ter resultados diferentes.

2. Quando acabamos espelhando comportamentos e atitudes daqueles com os quais convivemos, mesmo que de forma inconsciente e, com isso, até repetimos os mesmos erros e vícios deles.

Em síntese, a Lei da Recorrência é uma forma da Vida mostrar o que estamos repetindo em nós, seja isso bom ou ruim.

Lei do Retorno

Em algum momento, você se deu conta que têm pessoas que trazem dons e talentos, desde novinhas. Crianças que tocam instrumentos, fazem pinturas artísticas ou coreografias rebuscadas, por exemplo. Isto tem relação com a Lei do Retorno.

Outro exemplo é quando encontramos pessoas estranhas que no primeiro encontro parece que já conhecemos de longa data e outras que não vamos com a cara, do nada, isto também está associado a esta lei.

A Lei do Retorno ou do Eterno Retorno, como é conhecida por várias linhas de pensamento, indica que tudo que fazemos ou deixamos de fazerirá influenciar e retornar através do destino ou de outras existências.

O tempo, espaço infinito, o padrão cíclico da Natureza são reflexos e estão a serviço da Lei do Eterno Retorno.

Os antigos sábios representavam essa lei com os símbolos do ouroboros, a serpente que morde sua própria cauda, e do infinito.


O filósofo alemão Nietzsche ilustrou a Lei do Retorno em um trecho de uma de suas obras, onde ele indaga a uma pessoa como ela reagiria se:

“Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes e não haverá nela nada de novo?”

O cientista Albert Einstein fez alusão a esta lei quando traçou os parâmetros físicos da quarta coordenada e definiu a relatividade do tempo e sua característica cíclica. Com base nisso, podemos entender que o tempo é semelhante a uma curva fechada, sendo assim, o que  aconteceu voltará a se repetir em uma outra espiral.

Na visão ancestral,  a Lei do Retorno transcorre na Roda do Samsara (da Existência), onde passado, presente e futuro vão se desenrolando ciclicamente.

Lei da Causa e Efeito (Ação e Reação ou da Consequência)

Um exemplo bem banal de entender essa lei conhecida desde a antiguidade pelo nome de Karma, é quando você pega uma pedra e atira em uma vidraça, é óbvio que essa ação inconsequente irá desencadear a consequência de estilhaçar vidro para todo lado, ou ainda, a reação do proprietário do imóvel da vidraça ficar furioso. Esse é um modo bem simples de ilustrar como essa lei atua em nossa existência, em nosso dia a dia.

 Em termos científicos, o físico Newton apontou um dos efeitos dessa lei explicando que cada ação gera uma reação equivalente e oposta, de forma a estabelecer um equilíbrio. Associando isso ao que nos acontece, podemos entender que recebemos de volta o que provocamos, cientes disso ou não.

Sob o enfoque espiritualista, o francês Alan Kardec (1804-1869), criador da Doutrina Espiritista, explicou uma das facetas dessa lei da seguinte forma:

“Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.”


Acredite ou não

Independente de ser espiritualista ou não, estas leis são imparciais e representam a forma da Justiça Cósmica atuar em nossas vidas, nos devolvendo tudo o que fazemos.

Sendo assim, nossas ações sejam boas ou más, voltam para nós de alguma forma, espelhando nosso nível de consciência. Por isso, antes de tomarmos uma decisão ou fazermos uma escolha é bom nos perguntarmos:Como atuar em consonância com essas leis?

Para termos essas leis a nosso favor, é necessário praticarmos a auto-observação, de momento a momento, a fim de verificarmos se nosso estado interno e nossas atitudes externas estão ou não a favor da vida, do amor, do respeito e da consciência. Assim, poderemos traçar o nosso destino de uma forma mais positiva e viver com paz, leveza e sabedoria.

Copiado: https://www.greenmebrasil.com/

quarta-feira, 17 de março de 2021

A Entrevista de um Louco 🎵 por Música


Duvido você ler sem cantar!

Eu li cantando!

🎶🎶🎶 

A entrevista de um louco 🎵 por música foi assim:

🎶 🎼🎵🎶🎶🎼


1- QUANDO VOCÊ NASCEU ?

Eu nasci há dez mil anos atrás. E não tem nada nesse Mundo que eu não saiba demais. 

2- MORA ONDE?

Moro num país tropical, abençoado por Deus,e bonito por natureza... 

Que beleza !

3-  QUE CONSELHO VOCÊ  DARIA PARA AS  PESSOAS DESANIMADAS?

Canta, canta, minha gente, deixa a tristeza pra lá 

Canta  forte, canta alto,

que a vida vai melhorar.

Que a vida vai  melhorar, 

que a vida vai melhorar.

4- QUAIS SÃO SEUS SONHOS?

Os sonhos mais lindos sonhei, de quimeras mil um castelo ergui, e no seu   olhar, tonto de emoção, 

com sofreguidão mil venturas vivi.

5- COMO CONSEGUE MANTER VIVA A ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR?

 É o amor, 

que mexe com minha cabeça e me deixa assim.

6-  UM FORTE DESEJO:

Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar.

7-  E O QUE FAZER DEPOIS DA PANDEMIA?

Vamos dar as mãos, 

vamos dar as mãos 

e vamos juntos cantar.

8-  DURANTE A QUARENTENA PEDIU SOCORRO PARA QUEM?

Jesus Cristo! 

Jesus Cristo, 

Jesus Cristo eu estou aqui. 

9-  COMO VENCEU  O MEDO? 

Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus, pois ela, ela te sustentará.

10-   QUAL O CAMINHO A SEGUIR?

Eu vou seguir

uma luz  lá no alto

eu vou ouvir

uma voz que me chama

eu vou   subir

a montanha e ficar bem mais perto de Deus e rezar.



E assim vamos levando a vida a cantar, para motivar

alegria, Fé, esperança 

e solidariedade,

pois estes  são os segredos da FELICIDADE.

Uma semana abençoada!

           🌧🎶☔🌧🎵☔🎼🌧🎶☔🎼🌧🎵☔☔🌧🌧,

COPIADO: https://www.facebook.com/alcides.nascimento

terça-feira, 16 de março de 2021

Você “Veste a Camisa” da empresa para qual trabalha?

 


O termo “veste a camisa” é muito utilizado para indicar que um profissional é comprometido, que colabora com os resultados da empresa em que ele trabalha. Mas isso não quer dizer que cumprir os horários e realizar as tarefas sob sua responsabilidade basta para ser classificado desta forma, pois isso é dever ou obrigação!  

Para ser considerado um funcionário que “veste a camisa” é preciso saber se comportar profissionalmente, agir em acordo com as políticas da empresa e com ética, para só assim ser percebido pelas pessoas as quais se relaciona no trabalho, como um profissional comprometido com os objetivos e metas da empresa.

Para dizer que um profissional “veste a camisa” a sua conduta deve ser baseada na ética e nos valores da empresa, ou seja, realizar seu trabalho conforme o formato determinado de atuação. 

Um exemplo de comportamento inadequado é a empresa possuir como valor a sustentabilidade e mesmo tendo sido orientado, o funcionário faz mal-uso de materiais, produtos e equipamentos durante sua jornada de trabalho, não separa e nem destina corretamente os resíduos e rejeitos produzidos. 

Afinal, o que foi acordado deve ser cumprido, da mesma forma que o horário de trabalho precisa ser respeitado.

A imagem de uma organização, especialmente das empresas de terceirização de serviços, está totalmente ligada ao comportamento profissional dos seus funcionários.  

A imagem de uma empresa é a percepção que os clientes, funcionários e outras pessoas que se beneficiam dos serviços prestados, têm dela. Como a percepção é uma captação de atributos, para construir uma imagem positiva é preciso que a empresa atenda aos desejos das pessoas que se relacionam com ela. 

Assim, é essencial que os funcionários que a representam, atuem com empatia, simpatia, apresente qualidade nos serviços prestados e comportem-se profissionalmente em acordo com os objetivos e metas traçadas pela organização, direcionadas por seus valores, sua visão e missão.


Agora que você já sabe que é preciso representar bem a empresa que você trabalha para ser considerado um funcionário que “veste a camisa”, aprimore sua apresentação profissional com comportamentos adequados à imagem da organização. 

Conheça bem a empresa que você trabalha para saber de que forma atuar. Procure exercitar a autoavaliação, identificando as situações profissionais que são inadequadas, ou seja, que não representam a empresa e se antecipe, trace uma meta de comportamento que não comprometa sua apresentação e, consequentemente, a representação da empresa.

Uma apresentação profissional adequada inicia com uma boa aparência, higiene corporal e vestimenta correta (como o uso do uniforme, por exemplo). A comunicação no ambiente de trabalho, desde a linguagem corporal até as formas oral e escrita, também é muito importante para o desenvolvimento de uma boa apresentação profissional. 

É preciso tomar cuidado com os sinais e gestos corporais, com a linguagem utilizada e com os erros ortográficos e de gramática. A linguagem corporal deve ser condizente com a comunicação oral, que precisa ser formal e objetiva. Para isso, tome conhecimento sobre o que vai comunicar, tenha domínio sobre o assunto demonstrando credibilidade. 

Educação e respeito também são obrigatórios para qualquer profissional, assim, não se deve desrespeitar ninguém e nem brigar no trabalho.


Ao se policiar na apresentação profissional, você estará desenvolvendo sua imagem, também chamada de marketing pessoal, e consequentemente a sua carreira. 

Porém, é necessário estar sempre atento, acompanhar as mudanças buscando aperfeiçoar-se. Para isso, o estudo e a automotivação são os melhores recursos.

Como funcionário de uma empresa você faz parte da imagem dela, de como é enxergada ao representá-la. 

  • O que você acha, está representando bem a empresa na qual trabalha? 
  • Você “veste a camisa”? 

Pense nisso!


Copiado: https://www.facop.org.br/