Nos
cursos de empreendedorismo no Brasil não é ensinado tudo o que você precisa
saber sobre como iniciar e administrar um negócio de sucesso. Eu aprendi isso
da pior maneira!
Enquanto
a escola de administração me ensinou como negociar, comunicar de forma eficaz e
compreender os fundamentos de finanças, economia e direito, percebi que havia
lacunas significativas no meu conhecimento desde o primeiro dia que comecei a
empreender.
As
relações e a rede que construí na escola de negócios valem mais do que o custo
da mensalidade. No entanto, acabei aprendendo muito mais sobre negócios sendo
um empreendedor por quatro meses, do que em uma sala de aula durante quatro
anos, isto sem desmerecer o necessário aprendizado em sala de aula é claro,
quero dizer sobre "medições" de resultados de aprendizados.
Aqui
está o que eu aprendi como um empreendedor que a escola de negócios não me
ensinou, e que isso não vai te ensinar sobre como construir um negócio de
sucesso.
1. Um
negócio pode ser complicado Começar um novo negócio exigirá que você "descubra as coisas à medida que
for". Embora a faculdade de administração enfatize a importância do
financiamento, da contratação e do escalonamento, começar um negócio significa
aproveitar ao máximo os poucos recursos que você possui.
A
realidade é que as empresas mais bem-sucedidas começaram hoje muito
fragmentadas e a partir do zero. Eles realmente não tinham um plano, não
alugavam um espaço, nem ficavam com a ideia original em alguns casos.
Seu
sucesso dependerá muito de como você pode ser perspicaz e de como você pode
aproveitar ao máximo os recursos e ferramentas disponíveis para você agora.
Mesmo que isso signifique lançar com um produto viável mínimo para testar o
mercado antes de tentar obter o financiamento, a equipe ou os recursos que você
acha que precisa.
2.
Planos não são a coisa mais importante
É
contra intuitivo, mas o planejamento exagerado pode acabar com o seu negócio,
especialmente quando você está girando e ajustando com base em como o cliente
usa, percebe e compra seu produto ou serviço.
As
escolas de negócios gostam de tratar cada nova ideia de negócio como um
empreendimento maciço que pode ser completamente planejado. "Quer começar
um negócio? Crie um plano de negócios, determine a adequação do seu produto ao
mercado, calcule o ponto de equilíbrio, etc."
A
verdade é que muito disso se tornará mais claro à medida que você testar e
primeiro levar seu produto ou serviço ao mercado. É muito mais importante
executar sua ideia e obter uma prova de conceito, em vez de tentar planejar
cada aspecto de seu negócio com perfeição. O planejamento excessivo antes da
execução geralmente conduz apenas a procrastinação. As coisas mudam muito
rápido neste mundo digital disruptivo.
3. Como
definir metas
Com
tanta ênfase no planejamento e na tomada de decisões estratégicas, é um pouco
irônico o pouco que as escolas de administração estabelecem objetivos e fazem
engenharia reversa do que você quer.
Muitos
empresários sabem o que querem fazer, mas não sabem como fazê-lo. Definir metas
facilita a determinação do caminho, pois é possível fazer engenharia reversa de
onde você deseja estar.
As
metas mantêm você responsável, além de alinhar todos em sua equipe. A última
coisa que você quer como dono de uma empresa é que sua equipe tenha motivações
diferentes que contradizem (ou competem) uma com a outra.
Qual
é o objetivo que você quer que toda a sua equipe se concentre? Concentre-se
nele para causar um impacto maior.
4.
Marketing no século XXI
Muitas
escolas estão finalmente começando a melhorar suas aulas de marketing para se
adequarem à era digital, mas você ficaria surpreso com o quanto ainda está por
trás de muito da educação em marketing. Para ser justo, é porque essa
informação muda muito mais rápido do que a maioria das escolas de negócios
consegue acompanhar.
Como
empreendedor, é sua responsabilidade manter-se informado sobre as tendências
atuais do marketing digital, bem como as táticas que funcionam no momento.
Muitos
dos princípios fundamentais de marketing que as escolas de negócios ensinam
ainda são úteis e relevantes. No entanto, é crucial para o seu sucesso que você
tenha uma compreensão profunda de coisas como publicidade paga por clique,
otimização de mecanismos de pesquisa e marketing por redes sociais, só para
citar alguns.
Se
você quiser aprender como criar um anúncio de sucesso no Facebook, por exemplo,
você não encontrará a resposta em uma sala de aula. Você terá que criar um e
ajustá-lo conforme for.
5. Como
ser criativo
Os
empreendedores precisam canalizar sua criatividade com frequência, seja para
você ter soluções exclusivas para os problemas de seus clientes ou para
encontrar essa grande ideia de negócio.
A
criatividade é muito difícil de ensinar, por isso não é de admirar que isso
seja algo que falta nas escolas de negócios. As escolas de negócios ensinam
sistemas e regras. Eles mostram os parâmetros em que você trabalhará como
empreendedor e como aproveitá-los ao máximo.
Criatividade
é trabalhar fora desses parâmetros, pensando fora da caixa. Como empreendedor,
às vezes a melhor solução não é a mais óbvia. Às vezes, isso requer uma solução
inspirada.
Quando
você pensa em alguns dos casos mais famosos de sucesso de empresas, apesar das
probabilidades, ou das campanhas de marketing mais bem recebidas, geralmente há
muita criatividade por trás disso, não uma fórmula de corte de cookies ensinada
em uma escola de administração.
Mas
essa inspiração geralmente vem de tentar coisas novas, cometer erros e aprender
com os outros. E esse tipo de experiência é acelerado quando você é um
empreendedor.
6.
Assumir riscos
As
escolas são projetadas para ensinar os alunos a não falhar. Eles ensinam os
alunos a serem mais avessos ao risco do que assumir riscos. Eles são projetados
para que os alunos trabalhem dentro de um conjunto de regras. Esta é a antítese
de ser um empreendedor e administrar um negócio.
Administrar
um negócio significa falhar muito. Empreendedorismo é sobre assumir riscos
calculados. Envolve pensar fora da caixa e criar um caminho não convencional.
O
fracasso deve ser visto como parte do processo de aprendizagem. Como os alunos
são desencorajados a falhar, eles nunca veem o valor do fracasso como uma
maneira de aprender. Assim, estudantes da escola B que se dedicam ao
empreendedorismo podem se tornar mais avessos ao risco.
O
problema com isso, é claro, é que os empreendedores dão-se como uma desculpa
para desistir cedo demais, e evitam assumir os riscos que podem ajudar sua
empresa a decolar.
Qualquer
obstáculo ou desafio que você encontrar como proprietário de um negócio não
deve ser visto como um sinal de parada. Em vez disso, isso pode significar
simplesmente que você precisa avançar em uma direção diferente.
Por: Adm. Rafael José Pôncio - https://administradores.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário