Conceito de gestão empresarial
Gestão empresarial é o conjunto de ações e estratégias aplicadas em um negócio, utilizando de seus recursos financeiros, estruturais e humanos.
O sistema de uma organização é elaborado a partir de diferentes partes que a compõem, sempre com foco em crescimento e alcance de resultados maiores e melhores.
Em um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e em constante mudança, é indispensável que a gestão empresarial seja assertiva para que as diretrizes e decisões gerem o impacto positivo, necessário para a sustentação do negócio.
Seja para uma multinacional, seja para um despretensioso negócio familiar, o gerenciamento de empresas é a base do sucesso de qualquer empreendedor.
Saber o que está fazendo, com quem, como e por quê é fundamental para o bom andamento de qualquer firma, pois significa antever possíveis falhas e repará-las, evitando prejuízos.
Mas o que vem a ser gestão empresarial, tecnicamente?
A gestão nada mais é do que a administração do seu negócio. É criar planos de venda, balancear lucro e oferta, delegar tarefas aos funcionários, mantê-los motivados, enfim, levar a empresa adiante – ou cuidar para manter seu status.
A partir do momento em que você comanda um negócio, você é um gestor.
Contudo, devemos considerar que o gerenciamento não se resume a “estar no topo” da hierarquia da empresa.
Essa é apenas a superfície.
Supondo que a empresa seja uma máquina, o gestor é o responsável por mantê-la funcionando e seus subordinados são as peças.
Não basta apertar o botão de ligar e desligar. É preciso conhecê-la e cuidar para que nenhuma peça esteja fora do lugar, enferrujada ou disfuncional.
Se algo pifa, é ele quem conserta.
Em um mundo onde cada vez mais surgem pequenos e médios empreendedores e, da mesma forma, aparecem e desaparecem empresas, é o gerenciamento que vai garantir a longevidade do seu negócio.
Afinal, é ele que assegura o pré-requisito básico de tudo o que é feito parar durar: o planejamento.
Gestão é o ato de administrar, e consiste em controlar a eficiência e produtividade de modo a alcançar os resultados almejados.
Independentemente do modelo de gestão que for determinado para uma empresa, o objetivo da gestão empresarial sempre será o de manter o grupo unido rumo ao mesmo objetivo.
É justamente por meio de uma eficiente gestão empresarial que uma organização consegue caminhar com comprometimento e organização, obtendo resultados maravilhosos.
Em geral, existem dois modelos de gestão que são bastante conhecidos e que conseguem suprir a necessidade de vários modelos de organizações: tradicional e moderno.
Para escolher o melhor para cada caso, é importante que os gestores definam as seguintes características:
- Como a empresa conduzirá seu trabalho;
- Como a empresa se organizará;
- Como ela alcançará suas metas e objetivos;
- Como produzirá seus serviços e produtos;
- Como os processos empresariais serão integrados;
- Como a empresa reagirá diante de situações adversas.
A importância da gestão empresarial
Quando falamos em gestão empresarial, é importante observar os seguintes fatores:
1) INFORMAÇÕES:
Devemos estar atento às mudanças e acontecimentos em nosso redor.As informações são fundamentais para evitar surpresa desagradável.
É necessário que as informações sejam compartilhas com agilidade em seus negócios e com os colaboradores.
Não devemos compartilhar todas as informações, porque o mundo do negócio é pequeno e pode ser preciosa para seus concorrentes.
As informações devem ser precisas e atualizadas, porque as mudanças são rápidas, devemos ser ágil e preciso nas tomadas de decisões, com qualidade.
2) O CONHECIMENTO:
É fundamental e relevante para os gestores de empresas administrarem seus capitais em virtude do mundo competitivo, as novas tecnologias, as mudanças em geral; econômicas, técnicas, a globalização do mercado.
A busca de um fator comum no seu ambiente de trabalho.
O aprimoramento do conhecimento na gestão empresarial como um capital intelectual, onde agrega os valores na organização, impulsionando a possibilidade suprema de conhecimento, empreendedor de inovações.
A gestão do conhecimento tem como objetivo de uma perspectiva de ampliação no processo de formação da estratégia na organização.
Destaca-se nas empresas os novos conceitos de conhecimento na gestão empresarial.
Destaca-se nas empresas os novos conceitos de conhecimento na gestão empresarial.
A gestão de valores intelectuais é primordial, porque o profissional cria a boa parte do valor de uma empresa, os benefícios são visíveis nos desempenhos e resultados por ela alcançados.
Os recursos humanos são como o difusor do conhecimento que é um gerador de riquezas.
3) INOVAÇÃO:
É uma qualificação e uma visão do gestor de uma organização, inovador de negócios. O domínio de estratégias modernas necessárias ao meio corporativo das competências comportamentais de sucesso do desempenho da boa administração.
O gestor líder deve estar sempre atento às mudanças no âmbito geral, para adaptare-se a mudança junto à empresa, preparando, treinando todos os colaboradores, para estar na frente do mercado concorrente.
Em meio às mudanças e crises econômicas o líder deve ter idéias criativas e inovadoras para lançar o desafio para a equipe de trabalho de sua organização.
4) PERSISTIR:
É manter o foco, a firmeza de propósitos, terem a confiança em si próprio, lutar para atingir as metas estabelecidas com sucesso.
Ser eficiente e eficaz, participativo com toda a equipe.
É acreditar naquilo que faz e não desistindo do propósito, sendo flexível as mudanças.
Ser eficiente e eficaz, participativo com toda a equipe.
É acreditar naquilo que faz e não desistindo do propósito, sendo flexível as mudanças.
5) RELACIONAMENTO:
É fundamental em uma organização um bom relacionamento da equipe de trabalho, para que tenha uma boa produção, para isso deve ter também uma ótima comunicação.
O papel da liderança é de extrema importância, o líder deve ser democrático.
Mas não podemos esquecer que em todas as organizações deve ter submissão, pois tem o líder e seus comandados, quando não tem a submissão ocorre um desequilíbrio na administração da empresa.
6) LIDERANÇA:
O líder deve ser capacitado, para interagir com as pessoas de uma forma de motivá-los para realização de suas tarefas, obrigações e alcançando os resultados planejados pela organização.
O líder deve ser democrático, e que impulsiona, estimula, ensina, ajuda, decide e delega, e por outro lado seus comandados podem colaborar, participar, sugerir.
O líder deve ser democrático, e que impulsiona, estimula, ensina, ajuda, decide e delega, e por outro lado seus comandados podem colaborar, participar, sugerir.
O líder atual – deve ser eficaz e ter os seguintes princípios:
- Persistente em seus propósitos;
- Ser participativo:
- Focar nos resultados
- Buscar a satisfação dos clientes.
Tipos de gestão empresarial
Para avaliar o tipo de gestão de uma organização não basta apenas conhecer o seu tempo de existência.
Para conhecer o tipo de gestão precisa-se de conhecer como os profissionais da instituição são tratados.
Como a organização trabalha nas rotinas administrativas do dia-a-dia. Que tipos de benefícios são oferecidos aos seus colaboradores, quais e quantos são os níveis hierárquicos da organização.
Todas estas informações ajudam a conhecer um pouco mais da estrutura de gestão administrativa e organizacional da empresa.
Como afirma NASSAR (2003), numa empresa onde se pode encontrar diversos níveis hierárquicos e burocrática, encontram-se também líderes mais antiquados, não modernizados e actualizados com o que há de mais moderno em gestão empresarial.
Líderes que têm medo de dividir a responsabilidade e, consequentemente, o poder.
Já em empresas onde se encontra um menor número de níveis no organograma, encontra-se também uma gestão mais moderna com líderes preocupados mais com os resultados e menos com o poder.
Esta análise também pode ser feita através da importância e do tipo de tratamento que a empresa dedica ao seu profissional.
E aqui não se está a falar apenas de benefícios, mas também de oportunidades de crescimento, de carreira, do respeito pela formação e desenvolvimento do profissional.
Também da forma como a empresa vê o profissional como ser humano: se oferece programas de qualidade de vida, se envolve a família do colaborador em alguma actividade, se faz um mínimo de esforço para que ele não se dedique apenas ao trabalho.
E quando se têm estas respostas, pode avaliar-se que tipo de gestor está no poder e quais são os seus verdadeiros interesses.
Se são gestores evoluídos e modernos que já perceberam que os recursos humanos são a força motriz da instituição, ou se ainda são gestores antigos que acham que apenas um bom salário retém o bom talento e não pensam em motivar, envolver e reter os seus colaboradores.
Porém, o que precisa ser feito é ler as entrelinhas e avaliar o tipo de tratamento que é dado ao funcionário, pois só assim se consegue entender a importância que a Comunicação Interna tem para aquela empresa e se consegue avaliar porque está em determinado lugar do organigrama.
O poder dos gestores da organização e os seus interesses influenciam directamente as decisões da empresa, influenciando igualmente e consequentemente a importância dada à Comunicação Interna.
- Cadeia de Valor
Este tipo de gestão pode ser usado para verificar como anda a vantagem competitiva de uma organização frente ao mercado em que atua.
Ao identificar o valor de cada atividade da empresa, é possível perceber como maximizar sua criação de valor, minimizando custos e criando uma vantagem competitiva em relação à concorrência.
- Ciclo de Inovação
O Ciclo de Inovação é um modelo que consegue analisar e gerenciar com eficiência o ciclo de vida de uma inovação.
Quando uma empresa cria novos processos, serviços e bens, ela está criando e inovando, e o ciclo de inovação é um tipo de gestão que controla e monitora o tempo de vida dessas ações que são essenciais a geração de vantagem competitiva.
Esse tipo de gestão conta com três etapas, que devem ser gerenciadas de maneiras distintas, veja quais são elas:
- Implementação;
- Capitalização.
- Ciclo de Deming
O Ciclo de Deming se resume a planejar, realizar, controlar e agir. Esse modelo pode ser usado para estruturar projetos e melhorias que devem passar por essas quatro etapas para que as ações sejam implantadas com eficiência.
Ferramentas de gestão empresarial
O conceito de excelência em gestão empresarial reflete um conjunto de situações decorrentes do processo gerencial que compreende desde a consideração do foco da empresa e a forma como a estratégia é estabelecida, transmitida e vivida no dia-a-dia empresarial até a envolvimento da organização com a comunidade.
Os gestores que aspiram à excelência de sua gestão têm uma visão integrada da organização e utilizam proativamente um sistema de indicadores do processo gerencial que refletem a lógica da estratégia incorporada por todos os níveis da organização,possibilitando, assim, uma clara medição de desempenho de todos os atos gerenciais.
A gestão de excelência pressupõe um gerenciamento estratégico da organização e uma conseqüente descentralização do processo de tomada de decisão.
Daí, o imperativo da avaliação, em todos os níveis hierárquicos, como medida de controle do processo decisório.
Não só as empresas privadas, mas também as organizações públicas, com o Prêmio Nacional da Gestão Pública , estão implementando sistemas de excelência.
É a única forma de poderem acompanhar tanto a imprevisibilidade das alterações ambientais, com tomadas rápidas de decisão, como a evolução dos seus clientes ou usuários, de modo a maximizarem o seu grau de satisfação.
Em um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e em constante mudança, é indispensável que a gestão empresarial seja assertiva para que as diretrizes e decisões gerem o impacto positivo, necessário para a sustentação do negócio.
A missão de gerenciar uma organização é bastante desafiadora: são inúmeras tarefas, demandas e atribuições que devem ser administradas simultaneamente.
Para atingir o resultado desejado, é necessário ter precisão nas atividades diárias.
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