O negociador é o profissional que pensa, avalia,
analisa e pondera, coerentemente, todas as informações que lhe forem
apresentadas na intenção de se chegar a uma resposta apropriada em uma
relação de troca.
Ele deverá saber o momento exato de perguntar, de ouvir e de
pensar. Ele deverá estar preparado para aprender tudo o que lhe for passado e
o momento correto de abordar a outra parte.
O negociador é o elemento-chave do jogo e deve estar atento
a tudo o que diz respeito a seus interesses, assim como tudo o que envolve os
interesses da outra parte. Falhas não são aceitas no atual contexto
global, pois uma parceria duradoura poderá ser quebrada em função
destas.
Na globalização, com o aumento da concorrência e a facilidade da
informação, todas estas características passaram a ser ainda mas importante.
Habilidades inerentes ao negociador
Para que uma negociação seja efetiva é importante que o
negociador apresente determinadas habilidades, segundo (Martinelli e Almeida,
1997), são elas:
· Concentrar–se nas idéias - Não
deixar que a negociação seja levada para aspectos pessoais, mostrando às
pessoas o quanto estão erradas. O ponto de vista de cada um deve ser colocado
como uma oportunidade de reflexão e de revisão de opiniões e não como um
choque de posições.
· Discutir as proposições - Centrar a
discussão em aspectos realmente relevantes, não se apegando a casos e
situações episódicas, que normalmente caracterizam-se por visões muito
particulares.
· Proporcionar alternativas à outra parte -
Não se deve tentar deixar o adversário sem alternativas e sim buscar o máximo
de alternativas que possam satisfazê-lo.
· Ter objetividade no equacionamento dos problemas -
É fundamental para que os problemas sejam equacionados da melhor maneira
possível e com efetividade para se buscar a solução mais adequada.
· Apresentar propostas concretas - Tudo o
que é discutido deve ser apresentada em forma de conclusão, evitando mal
entendidos.
· Saber falar e ouvir - Saber
falar é tão importante quanto saber ouvir .
· Colocar-se no lugar da outra parte -
Essa atitude ajuda a compreender melhor a outra parte em suas necessidades e
problemas.
· Ter consciência de que se negocia o tempo todo -
A negociação é o resultado de um investimento constante em educação
gerencial.
· Saber interpretar o comportamento humano e as
reações das pessoas - Isso exige ter conhecimentos sobre as pessoas
em termos das suas reações, maneiras de agir e de pensar.
· Saber separar os relacionamentos pessoais dos
interesses - Isso exige colocar os interesses da organização acima
dos pessoais, tendo uma postura ética perante a empresa.
· Evitar estruturar um relacionamento em função de
um acordo - Exigir um relacionamento em longo prazo.
A negociação EFICAZ?
A negociação eficaz depende de muita competência. Devemos lembrar que
esta competência diz respeito tanto a aspectos externos da
realidade dos negociadores como também de suas realidades internas, tais
como os processos de percepção, expectativas, emoções, temores, atitudes,
crenças, valores e necessidades.
Um negociador eficaz sabe que as pessoas normalmente se comportam
de acordo com a realidade percebida, isto é com seus mapas mentais que são
suas representações da realidade externas, ou seja, do território e, conseqüentemente,
dos cenários da negociação.
Portanto, faz parte do processo de negociação descobrir
as experiências subjetivas própria e do outro negociador, além de
entender o seu território interno, pois este é o verdadeiro local em que a
negociação acontece.
Variáveis aplicadas num processo de negociação
Um bom negociador deve conhecer e utilizar três
variáveis distintas, porém, interdependentes, são elas:
6
ELEMENTOS-CHAVES PARA UMA NEGOCIAÇÕES BEM SUCEDIDAS
10 DICAS SOBRE NEGOCIAÇÃO
COMO PLANEJAR UMA NEGOCIAÇÃO
PORQUE FALHAM OS
NEGOCIADORES:
CONSIDERE ESTES PRINCÍPIOS:
·
Saiba que o outro sempre vai querer
mais;
·
Dê razões que justifiquem sua proposta;
·
Liste as razões pelas quais ele
deve aceitar;
·
Mostre a necessidade de “criar um
futuro juntos”;
·
Nunca ceda sem obter algo em troca;
·
Reforce a importância do
“Ganha-Ganha”;
·
Use todo seu empenho para chegar ao
acordo.
AUTO-AVALIAÇÃO:
1. Quais são minhas
forças?
2. Quais são minhas
fraquezas?
3. Qual deverá ser a
minha contribuição para fechar o acordo?
4. Que riscos
estarei correndo?
5. Estou pronto para
encarar esse desafio sozinho?
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