quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Gestão de Carreira

A grande dificuldade de jovens que buscam oportunidades de emprego, é não conhecer o outro lado, a empresa(entrevistador), para lidarmos vejamos:
Expectativa x realidade: este choque impõe as empresas a serem mais criteriosas e éticas na hora do recrutamento e seleção.
O entrevistado precisa conhecer:
Comunicação
  • Verbal: demonstrar interesse, ser gentil, educado e saber a hora e o que falar.
Obs: despir de preconceitos, colocar se no lugar da outra pessoa, ser paciente, fazer perguntas relevantes, aja com moderação e controlar o temperamento.
  • Não verbal: expressões faciais, braços cruzados, movimentos dos olhos e postura.
Obs: o corpo fala através do contato visual, tom de voz, gestos, roupas, movimentos, postura, saber ouvir e comportamento.
Fatores que devem ser avaliados e conduzidos para uma excelente entrevista de emprego. Para o sucesso dentro da organização onde trabalha avaliamos a seguir:
O profissional no mercado de trabalho:
  • Assumir responsabilidades na gestão da carreira;
  • Aprender constantemente;
  • Investir por conta própria;
  • Os seus valores, realizações e a história de vida;
  • Perceba as mudanças de cenários (políticos e econômicos);
  • Esteja comprometido com o sucesso da empresa;
  • Estabeleça metas e atue com disciplina;
  • Amplie seus conhecimentos;
  • Troque muitos feedbacks;
  • Mapeie e esteja preparado para novas oportunidades.
Aplique: PDCA + CHA + ANALISE DE SWOT + STAKEROLDERS
Considerando também:
  1. Responsabilidade: tomar decisões corretas.
  2. Respeito: conduzir conflitos/discordâncias.
  3. Justiça: não discriminar pessoas/favoritismo.
  4. Honestidade: criar um ambiente para se dizer a verdade/conduta.
Este progresso se tornará eficiente se cuidar de si próprio, como:
  • Aspectos Físicos – alimentar se corretamente de forma saudável e dormir = disposição no trabalho.
  • Aspecto Mental – não sofra antecipadamente e concentre se = mais direcionamento das decisões, atenção e raciocínio no trabalho.
  • Aspecto Emocional - controlar a ansiedade e sentimentos = trabalhar sobre pressão.
  • Aspecto Espiritual - ter metas além do material e refletir seus valores = motivação e lidar com conflitos dentro da empresa.
Agora você está preparado para o mercado de trabalho.
Por Marcelino Bastos - http://www.artigos.com/

Um comentário: