O que é administrar o tempo?
Administrar bem o tempo é ser capaz de utilizar as 24hs que todos nós
recebemos de Deus todos os dias sem desperdícios, planejando e
investindo nosso tempo na realização dos nossos objetivos.
O
objetivo é que você seja capaz de utilizar o seu tempo ao máximo em
coisas importantes e pouquíssimo tempo em urgentes ou superficiais.
O grande
problema da administração do tempo é que as pessoas passam o dia
brincando de “bombeiro”, apagando um incêndio aqui e outro ali, e quando
se apaga um incêndio por melhor que seja o “bombeiro” sempre acaba
sobrando coisas queimadas e estragadas, quando não apenas cinzas...
- Quais tarefas realizamos com maior perfeição?
- Aquelas que são planejadas e realizadas no tempo certo ou aquelas que temos que fazer de última hora?
Nós
temos que utilizar a maior parte do nosso tempo em realizar as tarefas
que são importantes antes que elas se tornem urgentes, e deixar de lado
aquelas que são superficiais.
Aproximadamente
80% das tarefas que são urgentes no seu dia, são frutos de tarefas que
eram importantes ou até mesmo superficiais e podiam ter sido realizadas
no tempo certo com a devida calma e planejamento, porém foram sendo
adiadas até que se tornaram urgentes e tiveram que ser realizadas de
qualquer jeito!
Apenas
20% das tarefas urgentes, são urgentes porque nasceram urgentes!
Normalmente são aquelas frutos de um acidente ou de um acontecimento
inesperado, como por exemplo, um acidente de carro ou uma doença.
A grande maioria das tarefas urgentes, são urgentes por falta de planejamento, falta de processo, negligência ou esquecimento.
O que leva muita gente a realizar “multitarefas”, ou seja, quer
assoviar, chupar cana e cantar o hino nacional de trás para frente, tudo
ao mesmo tempo! Quer abraçar o mundo com as próprias mãos o que gera
muitos conflitos, erros e diminui muito a nossa produtividade.
Outro
dia ajudar um amigo a fazer sua mudança, e quando estávamos chegando na
chácara que havia comprado, sua esposa comentou: É “amor”, agora é
melhor comprarmos outro botijão de gás, afinal se o gás acabar aqui, só
vamos ter onde comprar bem longe daqui (Aproximadamente 20 km). Ele
cochichou comigo: Imagine que vai acabar eu comprei esse ontem! Tanta
coisa para fazer e ela fica preocupada com isso...
É, ele
tinha razão porque comprar outro botijão naquele momento era
completamente superficial, porém passaram-se 30 dias e aquilo que era
superficial passou a ser importante, afinal eles já tinham usado o
botijão por um bom tempo, mas ele nem se preocupou... Calma que já eu
compro...
E não é que aconteceu! Estávamos todos reunidos em um domingo esperando o almoço ficar pronto e...
Acabou! Aí a sogra xingou, a mulher disse: Eu não falei!
Até eu ajudei “bater”, afinal ele mereceu...
O que aconteceu?
A decisão de comprar outro botijão que era totalmente superficial a 60 dias atrás, ficou importante a 30 dias atrás, mas na noite em que ele botijão se tornou urgente!
Isso aconteceu porque aquilo que deveria ter sido resolvido lá trás não
foi, então passou a ser importante, até ficar urgente e criar um
problema!
Então o
que tivemos que fazer?
Saímos correndo como um “bombeiro” para apagar um
incêndio, mas por melhor que seja o bombeiro, muitas vezes depois do
incêndio apenas sobram coisas estragadas, pessoas machucadas ou apenas
cinzas.
Então o grande segredo em administrar o tempo está em saber qualificar a importância das atividades que serão executadas, planejar a sua execução e executar! Qualifique suas tarefas em 3 tipos:
- Urgente: É aquela tarefa que não pode ser deixada para outra hora, tem que ser realizada exatamente agora incondicionalmente!
- Importante: É aquela tarefa que deve ser realizada, porém pode ser planejada com calma e executada no momento oportuno.
- Superficial: É aquela tarefa que pode ser feita quando houver tempo, ou até mesmo não tem a necessidade de ser feita.
Ao surgir uma atividade, pare coloque no papel e priorize numericamente qual a ordem que devem ser executadas essas tarefas, sempre utilizando a escala de Urgente – Importante - Superficial.
Às vezes é necessário saber falar não
para algumas tarefas que nos são solicitadas para que possamos
administrar melhor nosso tempo, afinal ninguém pode fazer tudo ao mesmo
tempo, delegar tarefas pode ajudar muito em nossa administração.
Pense sobre seu dia a dia...
- Porque eu tenho urgência?
- Porque algo importante deixou de ser feito ou algo inesperado aconteceu?
Administre
melhor seu tempo isso trará uma sensação de “missão cumprida” no fim do
dia, além de diminuir muito nosso nível de estresse com a correria do
dia a dia.
- ACREDITE NISSO!
- PRATIQUE E APROVEITE OS MELHORES RESULTADOS!
Por: Guilherme de Oliveira Rosa - http://www.qualidadebrasil.com.br
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