A Administração é uma ciência dinâmica. A cada dia surgem novos assuntos - oriundos de pesquisas e cases - que devem ser analisados e incorporados ao cotidiano dos profissionais dessa área, em suas diversas disciplinas e competências. Com isso, o volume de livros e autores de referência voltados para temas de áreas relacionadas - como Marketing, Psicologia Organizacional e TI - aumenta a cada ano.
Por outro lado, as relações sociais mediadas pela internet abriram novos canais para que os escritores pudessem conversar diretamente com os seus leitores. Pelo Twitter, o leitor pode tirar dúvidas, encaminhar questões e até corrigir ou debater as opiniões e deduções do autor expressas em suas obras.O Administradores.com resolveu então fazer uma seleção com alguns nomes importantes para a área de Administração que também são usuários ativos do Twitter. É importante notar que nem todos são administradores por formação, mas seus livros têm grande importância para a compreensão de diversas segmentações. O psicólogo Daniel Goleman, por exemplo, desenvolveu a teoria da Inteligência Emocional, que pode ser aplicada nos estudos e práticas sobre liderança, carreira e RH.
Jovem empreendedor, Ries é atualmente um dos primeiros nomes que vêm à cabeça quando se fala em startups e empreendedorismo. Escreveu um livro - A Startup Enxuta, onde propõe a metodologia de aplicação do Lean às empresas de tecnologia pós-bolha. Apesar de ter apenas 32 anos, conta com uma experiência de dar inveja, assessorando grandes empresas e investidores. Também é editor do blog Startup Lessons Learned.
Considerado um autor e palestrante passional, Peters tem quatro décadas de serviços prestados como administrador, consultor e escritor. Entre os seus livros estão "Em Busca da Excelência", "Reimagine!: Faça diferente e faça a diferença", dentre outros. É conhecido por levar a excentricidade para o mundo dos negócios, apresentando soluções heterodoxas para problemas complexos.
Porter é o principal autor da área de estratégia e competitividade do mundo. Seu artigo "Como as forças competitivas moldam a estratégia" é o mais citado em trabalhos acadêmicos, e deu origem ao livro "Vantagem Competitiva". Se você ouvir falar por aí das "cinco forças" ou de "diamante da estratégia", fique certo que o assunto é Porter. Sozinho, escreveu outros sete títulos, mas participou de outros projetos como co-autor. Atua ativamente como professor e pesquisador, com dezenas de artigos científicos publicados.
O executivo, na verdade, tem mais livros escritos sobre ele do que por ele. Foi CEO da General Electric Company por aproximadamente duas décadas, onde implementou técnicas de gestão que alçaram a companhia para o panteão das maiores do mundo, com um valor de mercado de US$ 211 bilhões. Assinou sua autobiografia, "Jack, definitivo", e escreveu "Paixão por Vencer" em co-autoria com sua esposa, Suzy Welch. Atualmente dirige a escola de negócios Jack Welch Management Institute.
O francês já publicou algumas dezenas de livros, mas os de maior destaque são aqueles voltados para o Marketing. São verdadeiros best-sellers, alguns já foram traduzidos para mais de 30 idiomas. Ele passou pela vice-presidência de marketing do Yahoo! após a venda da startup Yoyodine, da qual foi fundador. Criou a Squidoo.com, espécie de rede social, bem acessada nos EUA. Tem uma vida online ativa: escreve diariamente para o seu blog sethgodin.typepad.com e tuíta frequentemente.
É pós-graduada em Marketing, mestre e doutoranda em Belas Artes pela USP. Já publicou quatro livros - "Marketing de Otimização de Buscas (2008)", "SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca (2009)", "Marketing na Era Digital (2010)" e "Conversando com Computadores (2011)". Além disso é uma palestrante internacional premiada. É um perfil indicado para quem trabalha com otimização de buscas, TI e marketing digital.
Em 1995, o psicólogo Daniel Goleman lançou o livro Inteligência Emocional: foi um pipoco de vendas. Passou um ano e meio na lista dos mais vendidos do The New York Times, com 5 milhões de cópias traduzidas para 40 idiomas, um sucesso editorial que não é para muitos. De lá para cá, o autor desenvolveu novas abordagens e publicou outros títulos sobre o tema. Atualmente ele dirige o Consórcio para Pesquisas sobre Inteligência Emocional e tuíta nas horas vagas.
A história da brasileira empreendedora ganhou destaque na mídia nacional quando ela resolveu publicar um livro gratuito na internet sobre a sua breve e notável trajetória. "A Menina do Vale" teve 100 mil downloads em apenas uma semana. Afinal, a realização de sonhos tidos como intangíveis – como estudar no MIT aos 17 anos e trabalhar no Google e na Microsoft – atraem outros sonhadores.
Renomada professora de Administração da Harvard Business School, é autora de diversos livros nas área de estratégia, inovação e liderança. Desde os anos 1970, ela já é reconhecida como uma das mais importantes pesquisadoras da Administração no mundo.
Editor-chefe da conceituada revista norte-americana Wired, Chris é autor do best-seller "A cauda longa", que chamou a atenção do mundo para a forma como a internet passou a permitir uma revolução nos mercados com base na grande variedade de produtos. Mais tarde, lançou gratuitamente o e-book "Free", que trata da cultura do grátis e como ela pode ser encara do ponto de vista dos negócios.
Por Eber Freitas e Simão Mairins, www.administradores.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário