terça-feira, 24 de julho de 2012

REQUISITOS DA LIDERANÇA


Esta semana fui abordado com a seguinte pergunta: quais os requisitos da liderança?. O tema liderança sempre foi uma motivação para os meus estudos, bem como uma prática do meu dia a dia no ambiente de trabalho como gestor. Portanto, fazendo um resumo de todos os meus estudos e experiências profissionais vividos, posso resumir os requisitos para exercer a liderança em 3 partes, são elas: os atributos da liderança, as praticas da liderança e a performance da liderança. 

Segue abaixo uma descrição dos componentes de cada uma das 3 partes.

1- Atributos de Liderança

·         "Caráter e valores permanentes" - Pratica e se compromete comos  valores da Empresa: Integridade, Respeito, Trabalho em Equipe e Diversidade com Inclusão. Demonstra total  integridade e desenvolve equipes com níveis inquestionáveis de integridade – nunca faz concessões por causa das pressões do dia a dia.  Inspira e conquista a confiança e o respeito daqueles que lidera. Seu comportamento claramente reflete o respeito pelos outros e suas diferenças. Coloca as necessidades da empresa em primeiro plano e põe em prática o trabalho em equipe independente de nível/posição hierárquica.

·         “ Auto confiança" - Demonstra autoconfiança e determinação , sem arrogância   e egocentrismo.  Cria  confiança nas pessoas e em toda a organização, que possibilita   assumir riscos de forma responsável e conduz à vitória.

·         “ Diversidade com Inclusão” – Cria um ambiente favorável para que as idéias, as crenças e opiniões de todos sejam consideradas para alcançar resultados ótimos para o consumidor e para a Companhia.

·         "Pensamento Inovador " –  Desafia e melhora de forma consistente as idéias, os processos de tomada de decisão e os resultados. Traz idéias inovadoras , "fora da caixa" e julgamentos sofisticados que levam a resultados diferenciados.
2- Práticas de Liderança

·         "Comunicação" Comunica-se com todos os colaboradores, de forma clara e transparente. Ouve ativamente e pratica a comunicação de 2 vias a fim de propiciar o entendimento e o alinhamento. Cria um ambiente que estimula o diálogo e o debate.

·         "Foco no consumidor" - Coloca o  consumidor no centro de todos os processos e atividades-chaves.  Gera crescimento através do gerenciamento do relacionamento com o consumidor, da Inovação e do uso eficaz dos recursos disponíveis.

·         "Desenvolvimento e Atração de Talentos"  - Atrai, desenvolve e retém ótimos líderes e pessoas com competências chave para  a organização. Cerca-se pessoas talentosas. Prioriza suas próprias necessidades de desenvolvimento.

·         "Habilidades de Gerenciamento" - Demonstra habilidades gerenciais eficazes, a fim de impulsionar resultados através dos outros. Estabelece prioridades, expectativas individuais e da equipe, promove reuniões produtivas, desenvolve pessoas, delega e direciona responsabilidades.

·         “Estratégia”- Cria estratégias que alinham e movem a organização em direção ao atingimento da Visão.

·         "Visão" - Cria uma visão com paixão...comunica essa  visão de maneira persuasiva e alinha a organização para o seu alcance. Ajuda a organização a enxergar além do que se conhece hoje... e durante o processo, realiza mais do que jamais se pensou ser possível.

3- Performance de Liderança

·         “Líder de Mudança / Transformação" - Antecipa o futuro do negócio/trabalho e mobiliza de forma criativa os recursos para  a realização das mudanças. Dedica energia e recursos apropriados para direcionar e promover mudanças em todos os níveis.

·         "Resultados Extraordinários" - Direciona e lidera a organização para resultados extraordinários em relação às dimensões de nossa visão, estratégias e objetivos do balanced scorecard

Por - Marcelo Justa - http://marcelojusta.blogspot.com.br/

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