Merchandising é uma atividade muito antiga, nasceu praticamente junto com a venda, pois desde que os homens da Idade Média começaram a escolher as ruas principais para expor suas mercadorias, gritando, correndo para todos os lados e concorrendo com os demais mascates para chamar a atenção das pessoas para seus produtos, já se estava fazendoMerchandising.
Muitos anos depois surgiram os supermercados, onde então o Merchandising era feito para dar destaque a todas as mercadorias e isso começava a partir de um layout da loja, prateleiras, corredores e produtos em promoção.
Atualmente, o Merchandising é algo muito mais completo que procura acompanhar todo o ciclo de vida de um produto, desde a sua imagem para os PDV´s até o acompanhamento de seu desempenho diante dos consumidores, e é considerada a mídia mais rápida e eficaz, pois é a única em que a mensagem conta com os principais elementos para a venda ser efetuada: consumidor, produto e dinheiro.
Abaixo segue algumas dicas para se planejar um bom Merchandising.
- Descobrir qual a imagem visual que seu produto tem no PDV;
- Encontrar um diferencial entre o seu produto aos dos concorrentes;
- Atender as necessidades do seu público-alvo;
- Planejar objetivos para os PDV´s e porcentagem esperada de vendas;
- Analisar todos os resultados de ações nos PDV´s, para saber os erros e acertos;
- Sempre agregar valor ao produto com degustações. Promoções e demonstrações;
- Ouvir sempre os varejistas e consumidores;
- Investir em novidades;
- Criar materiais simples e fáceis de montar;
- Agilidade para repor estoques;
- Conversar muito com a equipe de Merchandising, pois eles ficam 99% do tempo nos PDV´s e têm informações valiosas para lhe passar;
- Flexibilidade e descentralização de decisões; e
- Nunca corrigir falhas de preços com promoções, pois sempre estará promovendo o concorrente.
Às vezes fica muito complicado para uma empresa acompanhar todos os passos acima, pois requer mão-de-obra qualificada, e isso significa alto investimento. Assim, uma boa opção é terceirizar a equipe de Merchandising, pois existem excelentes agências especializadas, e que trarão bons resultados.
e muito legal ver algo diferente em um estabelecimento comercial
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