Ao
participar de grupos de discussão na rede social LinkedIn, deparei-me
com asseguintes questões: “Como realizar melhorias com o PDCA? Por onde
começar?”.Com o objetivo de compartilhar o conhecimento da utilização
desta metodologiapoderosa, quando acreditada e bem utilizada, foi
elaborado por mim um roteiro paraa utilização desta ferramenta, que pode
gerar ganhos da ordem de R$ 50.000,00 atéR$1.000.000,00, dependendo do
projeto em trabalho.
O que é
PDCA? É uma Metodologia Avançada de Solução de Problemas (MASP),
ou ainda, que poderia ser chamada de QC Story, traduzida informalmente
por Estória de um Círculo da Qualidade, sendo esta definição bem
utilizada no Japão.
Esta
metodologia pode ser utilizada para a melhoria de processos, sejam estes
para a produção de bens ou para empresas de prestação de serviços. Por
ser dividido em 8 etapas, ou passos, pode ser encontrado na literatura
sobre a forma de 8 D’s.
Por que
esta ferramenta é aplicada de maneira comum em empresas? Por que
os resultados trazidos nos projetos satisfazem colaboradores de
diferentes níveis na empresa, desde os acionistas, média-gerência e
colaboradores em nível operacional.
É fácil
de ser aplicada, pois necessita de um conhecimento mínimo de
Estatística, quando comparada à metodologia 6 Sigma. Um bom projeto pode
ser realizado utilizando somente as 7 Ferramentas da Qualidade, que
citarei ao longo deste artigo, que será escrito em três partes.
Além dos
ganhos do projeto, definidos nas métricas adequadas, uma melhoria
de processo com o PDCA trás também ganhos intangíveis, tais como:
- a) Comprometimento dos colaboradores na Gestão do Negócio e de seus indicadores, os IC’s – Itens de Controle e os IV’s – Itens de Verificação;
- b) Aproveitar o talento humano individual e natural do colaborador para contribuir com a resolução dos problemas de sua célula ou setor de trabalho;
- c) Quebra de um paradigma de uma empresa: somente o líder ou o superior tem conhecimento e resolve problemas.
No item
“c” supracitado, foi citada a palavra problema, como no início deste
artigo, mas, como poderá ser conceituada a palavra problema?
Segundo
Vicente Falconi, problema é um resultado indesejável de um
trabalho(1). Pela definição do Prof. Falconi, em todas as vezes que o
trabalho não alcançou o seu resultado esperado, houve um problema.
Complementando, este problema foi ocorrido por uma ou mais causas.
A
metodologia PDCA, então, pode ser sintetizada como uma metodologia
para a definição das causas de um problema. Uma vez conhecidas a(s)
causa(s), são executadas ações para a contenção, correção e prevenção de
retorno da ocorrência desta(s) causa(s).
No
entanto, esta investigação e análise de problemas somente terá efeito
positivo se for realizada conforme os passos da metodologia. Ou seja,
preferir o achômetro perante a análise dos dados, ou ainda, cumprir
parcialmente os passos do método podem até ter efeitos positivos em
curto prazo, mas como a mutação de um vírus, o problema voltará mais
forte e resistente em uma próxima ocasião.
Por
último, como em toda metodologia utilizada, deve-se haver maturidade e
disciplina para alinhar o foco para a determinação e identificação de
causas, e não de culpados.
A propósito, você leitor, pode estar perguntando – “O que significa a sigla PDCA?” PDCA é a abreviação para:
- a) Plan – Planejar
- b) Do – Fazer, Executar
- c) Check – Checar
- d) Action – Agir, Padronizar
ou ainda, seguindo a tabela abaixo, onde os 8 passos também são identificados na forma de um macrofluxograma (3):
Na continuação do artigo, será abordada a etapa P, geralmente a mais trabalhosa e responsável pelo sucesso do projeto.
Bibliografia
- CAMPOS, Vicente Falconi. 8.10 – Como definir os seus problemas. In: Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004, pg. 106;
- Figura 02 – http://www.indg.com.br/sobreoindg/metodopdca.asp, acesso em 28.ago.2011.
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