Considerada por muitos o novo foco da Administração moderna, a Gestão do Conhecimento (do inglês “KM – Knowledge Management”),
tem como principal objetivo gerenciar o conhecimento das pessoas dentro
de uma empresa, suas experiências, informações relevantes adquiridas
com o tempo etc., facilitando o acesso e a utilização destas por
qualquer pessoa interessada. Bem como os impactos que esta informação
pode gerar. Este modelo de gestão pode ser implementado em empresas de
diversos ramos, sejam elas de grande ou pequeno porte.
A Gestão do Conhecimento,
quando bem implementada, contribui significativamente para a geração de
riquezas, lucros e valor para as organizações. Porém, é importante
ressaltar que ela não é algo tangível ou que se possa pagar por ela, é
muito mais um comportamento e uma prática do que propriamente um produto
que se manufatura. Ela precisa ser moldada com muito trabalho,
participação dos colaboradores e pontos característicos da cultura da
empresa. É uma forma de gestão do capital intelectual da empresa, que
valoriza o conhecimento de toda a organização.
É um assunto que está constantemente
sendo discutido nos dias de hoje, por sua crescente importância em
diversos setores empresariais. Por isso, é importante que todos os
administradores conheçam um pouco mais sobre este tema tão importante, a
fim de difundirem sua aplicação, com o objetivo de maximizar o sucesso
das organizações dentro e fora dos seus domínios. Assim, os
profissionais que souberem lidar com ativos intangíveis, como o
conhecimento, terão cada vez mais espaço no mercado de trabalho.
Me dá um exemplo de como tudo isso funciona?
Claro. Imagine um setor
de uma empresa que dependa única e exclusivamente de uma pessoa e de
todo o conhecimento que ela adquiriu em 20 anos de trabalho. E, mais que
de repente, esta pessoa saia da empresa. Existe outra pessoa na empresa
que conheça o serviço dela? Não. E agora? Caos total! Por isso, é
importante que o conhecimento seja bem gerenciado na empresa,
incentivando a troca de experiências, vivências e o compartilhamento de
informações relevantes para a empresa. Um sistema em que o conhecimento
não seja monopolizado por uma ou duas pessoas. Entendeu?
Abaixo deixamos algumas considerações sobre a Gestão do Conhecimento para complementar ainda mais o seu entendimento. Confira:
Objetivos da Gestão do Conhecimento
A gestão do conhecimento tem como principais objetivos:
- Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;
- Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional);
- Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas.
- Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário.
- Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.
- Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis.
Vantagens da Gestão do Conhecimento
A gestão de conhecimento oferece diversas vantagens para as empresas que a utilizam, entre elas:
- Vantagem competitiva em relação à concorrência;
- Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos;
- Rápida comercialização de novos produtos;
- Aumento do valor das ações;
- Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais;
- Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações;
- Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados;
- Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios;
- Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente.
A Gestão do Conhecimento,
se bem gerida, contribui também para o aumento do desempenho das
empresas, garantindo-lhes uma vantagem competitiva diferenciada, uma vez
que tem como base as pessoas da organização. E se você consegue reunir
um grupo de pessoas diferenciadas, com idéias novas e engajamento pleno,
certamente estará muitos passos à frente de seus concorrentes.
E quando a informação é tratada e
compartilhada corretamente, entre os colaboradores da empresa, ela passa
a ser um ativo da própria empresa e não mais um conhecimento específico
de uma pessoa ou setor. É importante que todos possam ter acesso à
informação e que isto sirva para alavancar as atividades e processos da
empresa. A informação e as pessoas que a compartilham são os motores que
movem as organizações modernas.
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