segunda-feira, 6 de junho de 2011

LOGÍSTICA HOSPITALAR

Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa . Ela passou por diversas fases na história do seu desenvolvimento. O período que antecede os anos 50 estava adormecido, havia assim uma fragmentação na administração de atividades dentro da logística, ou seja, as atividades que deveriam ser gerenciadas pela área logística estavam nas mãos de outras áreas, como é o caso do transporte que era de responsabilidade da área de produção, bem como o controle dos estoques que ficavam sobre o controle de marketing ou finanças, ou seja, não havia setores definidos. A Logística Militar foi um grande marco para o aperfeiçoamento das atividades logísticas no mundo, segundo Ballou (1993, p. 29): “A atividade logística militar na segunda guerra mundial foi o início para muitos dos conceitos logísticos utilizados atualmente”. Já no período posterior aos anos 50 até os anos 70 foi um período importante para o desenvolvimento das práticas logísticas, bem como nas teorias, onde as definições e conceitos foram fomentados pela segunda guerra mundial proporcionando o crescimento econômico substancialmente e melhoria na produtividade.
Após os anos 80 a logística teve um desenvolvimento revolucionário, empurrado pelas demandas ocasionadas pela globalização, a quebra nas barreiras comerciais proporcionou um aumento significativo na produção de bens e serviços favorecendo na valorização das atividades logísticas. Os serviços logísticos nos hospitais tomaram rumo a partir desse período, apesar de já estarem executando funções logísticas anteriores, porém a história da logística hospitalar está dividida em três fases, e no inicio dos anos 80 não era tratada com seriedade, pois os orçamentos eram fixos e a visão de lucratividade não existia. Ela ganhou forças após a quebra das barreiras comerciais, onde os hospitais ganharam características empresariais que até então eram assistenciais. A busca pela fidelização dos clientes e diferencial competitivo no mercado era cada vez mais acirrado, direcionando os hospitais na busca contínua de melhores processos que visassem otimizar custos.
Inicialmente a atenção dos hospitais estava voltada ao atendimento do paciente, não havia interesse em investir em gerenciamento na cadeia de suprimento, pois os hospitais estavam focados na assistência médica. Nos anos 80 com o surgimento da crise mundial, iniciou a busca pelo diferencial competitivo no mercado como forma de atrair clientes e fidelizá-los, pois nesta época os hospitais já tinham características empresariais, deste modo a preocupação com os setores envolvidos com suprimentos aumentou. Atualmente, o gestor tornou-se um profissional qualificado, especializado, e vem buscando melhores ferramentas, nas quais auxiliarão na tomada de decisão, visando à melhoria nos processos e redução dos custos.
 LOGÍSTICA HOSPITALAR: Ana Paula Santana de Miranda em http://www.webartigos.com

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