segunda-feira, 24 de abril de 2023

16 Dicas para ser um Profissional de Alta Performance e Excelência


  •  Você domina a alta performance profissional?
  • Recebe elogios por seu trabalho em reuniões?
  • Consegue trabalhar em equipe sem muitos problemas?
  • É um especialista em sua área e seus colegas de trabalho sempre te pedem conselhos?

Bem, ser um profissional de alta performance não só aumentará suas chances de obter melhores salários e progredir na carreira, como também poderá ser fonte de orgulho e satisfação pessoal.

Definir metas e atingir resultados, demonstrando sua experiência, seu potencial e suas habilidades, também são elementos fundamentais para o sucesso profissional. Dessa forma, se você deseja assumir o controle de sua carreira e alcançar a alta performance e ser um profissional, é essencial que você confira a seguir o guia que preparamos para te ajudar!

1. Aprimore suas habilidades

Para chegar à alta performance profissional, você não pode se acomodar com o que já realizou até aqui. Por isso, atualize continuamente seu desempenho, alcançando metas e superando expectativas.

Além disso, participe de seminários, assista a webinars e consuma publicações profissionais para manter suas habilidades afiadas. Se busca aprimorar sua capacidade de comunicação, por exemplo, associar-se ao Toastmasters ou outras organizações semelhantes servirá de estímulo e desafio.

2. Conheça sua concorrência

Quais empresas são as líderes em sua área de atuação? Identifique quem se destaca em seu segmento e faça todo o possível para superar a alta performance profissional de seus concorrentes.

Além disso, é muito importante definir quais características e habilidades você considera importantes para atingir altos níveis de desempenho e se desafiar a superar suas próprias metas e objetivos.

3. Comunique suas realizações

Algumas pessoas ainda apresentam ressalvas quanto a divulgar suas próprias conquistas e realizações. Todavia, ser elogiado por colegas de trabalho, profissionais da área, colegas de networking ou clientes certamente levará você a ser considerado para futuras promoções.

Se você desejar mudar de empresa, assegure-se de possuir exemplos mensuráveis de sucesso para se destacar dos concorrentes.

4. Aja no momento presente

Se você costuma adiar tarefas para quando “tiver um tempinho”, é preciso rever seu comportamento no trabalho o quanto antes! A alta performance profissional é inimiga da procrastinação de tarefas.

Os profissionais mais produtivos são conhecidos por atuar de forma rápida e decidida. Seja qual for sua profissão, atuar no “aqui e agora” ajudará (e muito) o desenvolvimento da sua carreira.

Uma das práticas para minimizar isso é contar com ferramentas capazes de apoiar na gestão e na alta performance profissional.

5. Encontre um mentor

Profissionais de alta performance, geralmente, contam com a ajuda de um mentor que ofereça conselhos para a carreira e para a rotina profissional.

Dessa forma, cercar-se de profissionais de qualidade ou até mesmo organizar encontros periódicos para discutir planos e vocalizar objetivos contribuirá para manter você motivado e comprometido com seu crescimento profissional.

6. Crie um método próprio de concentração

Elabore seu próprio método. Pode ser uma rotina mensal, um ritual pessoal, como a técnica de Pomodoro, para atingir atenção plena, uma agenda ou diário. Enfim, qualquer ferramenta ou metodologia que faça sentido e funcione para manter você organizado e com foco na execução dos planejamentos realizados.

7. Seja um bom ouvinte

Procure estar sempre disposto a receber feedbacks, sugestões, dicas estratégicas e críticas construtivas. Para chegar à alta performance profissional, é fundamental que consiga tanta informação quanto possível.

Além disso, fique atento a todas as oportunidades para adquirir conhecimentos novos e relevantes: as palavras do orador durante uma conferência, a fala de um colega de trabalho explicando uma estratégia que funcionou para ele, o estudo sistemático e aprofundado na sua área etc.

8. Assuma suas responsabilidades

Sempre concentrados na qualidade e excelência do trabalho a realizar, profissionais de alta performance mantêm sua palavra.

Se, devido a algum imprevisto, você não puder cumprir o que prometeu, negocie diretamente com o responsável os novos prazos e condições. Essa atitude responsável dará tranquilidade àqueles com quem você se relaciona profissionalmente, porque eles saberão exatamente o que esperar de seu trabalho e o tipo de profissional que você é.

9. Mantenha o pensamento positivo

Isso não significa que você deverá considerar bom tudo o que acontece ao seu redor. No entanto, se a única escolha possível for entre a celebração e o cinismo, certamente você se beneficiará ao buscar enxergar o lado positivo e se empenhar na execução de suas atribuições.


10. Aceite os desafios

Como um profissional de alta performance, você deve desenvolver um gosto especial por tarefas que outros consideram difíceis ou desagradáveis. Esteja sempre pronto e determinado a ser um solucionador de problemas.

Você se surpreenderá com a quantidade de vezes em que a resolução de um problema surge assim que a tarefa é aceita!

11. Estabeleça metas pessoais para ser um profissional de alta performance

Defina metas pessoais complementares ao planejamento de negócios. Não há alta performance profissional sem objetivos próprios que até mesmo superem aqueles estabelecidos pela empresa.

Surpreenda seus clientes ou os demais membros da empresa ao terminar projetos com antecedência ou abaixo do orçamento. Torne isso um hábito ao procurar oportunidades para superar todas as expectativas.

12. Aprenda com os erros passados

Mesmo depois de entender o que é alta performance profissional e conseguir aplicar todas as técnicas para ser um profissional de alta performance, você estará sujeito a erros e equívocos, e nem sempre será possível alcançar seus objetivos.

O diferencial está em não considerar o momento de fracasso como um desastre ou perder tempo se lamentando. Um profissional de alta performance vê em cada insucesso uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

13. Gerencie seu tempo

Reflita sobre seu estilo de trabalho e como você realiza tarefas diárias. Não tenha receio em dizer “não” às pessoas se isso ajudar a não desapontá-las quando elas estão esperando que você dedique a elas um tempo do qual não pode dispor.

Em outras palavras, controle seu tempo de modo a negociar somente compromissos factíveis e estabelecer expectativas realistas.

14. Comprometa-se com seu desenvolvimento pessoal

Não seja complacente quanto às possibilidades de adquirir e/ou desenvolver novas habilidades. Para chegar à alta performance profissional, você deve se comprometer a aprender algo novo todos os dias. Não é necessário que seja uma descoberta grandiosa e inovadora. Lembre-se de que a aprendizagem se dá até em pequenas interações.

15. Demonstre engajamento e compromisso com sua empresa

Exponha sua disposição para se engajar e se comprometer com os objetivos gerais da empresa. O sucesso do negócio é o seu sucesso. Dessa forma, construa relações de trabalho baseadas na confiança, no respeito e na consciência de que todos os profissionais da empresa compartilham dos mesmos propósitos.


16. Anote suas resoluções

Não permita que a sua determinação se esgote nos primeiros meses de cada ano-novo. Defina e escreva suas metas e aspirações profissionais para tê-las sempre em mente.

Tornar-se um profissional de alta performance exige trabalho duro e dedicação, no entanto, está ao alcance de quem se compromete seriamente.

Próximos passos para alcançar a alta performance profissional

Um dos pontos fundamentais para alcançar a alta performance profissional é saber como monitorar o seu progresso e ter parâmetros para demonstrar que está evoluindo. Para isso, é necessário escolher bons KPI - (Key Performance Indicator) para a sua empreitada.

Copiado: https://www.siteware.com.br/

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Ferramenta 5G e a sua Importância na Melhoria Contínua


Quanto mais simples os métodos de melhoria para solucionar problemas e gerar resultados positivos em uma empresa, mais você poderá se destacar e abrir oportunidades de crescimento profissional. A ferramenta 5G é uma ótima oportunidade para você começar.

Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas se esforçam diariamente para gerar melhores resultados e proporcionar vantagens competitivas.

Diante disso, é possível encontrar muitas ferramentas que são desenvolvidas para garantir a melhoria contínua e, principalmente, tornar as empresas mais lucrativas.

Quer entender como a ferramenta 5G funciona e qual a sua importância para analisar os problemas de maneira simples e eficaz? Esse artigo contém tudo o que você precisa, aqui você entenderá os seguintes pontos:

O que é a ferramenta 5G?

O 5G é uma ferramenta simples de que se fundamenta em 5 passos para analisar os processos e validar se os mesmos estão padronizados e acontecendo da melhor maneira possível. Esta ferramenta serve para analisar fenômenos de desperdícios e perdas, como defeitos, anormalidades no funcionamento, panes, danos e irregularidades.

O objetivo da aplicação dos 5G é garantir o cumprimento das normas.

Para que essas normas sejam consideradas adequadas, é necessário ir até o posto de trabalho e analisar como os processos estão de fato acontecendo. Em seguida, se faz uma analise crítica para estabelecer quais tarefas são mais adequadas e eficazes nos processos daquele sistema produtivo.

Essa ferramenta é apenas uma de tantas que são utilizados na aplicação dos pilares técnicos e gerenciais do World Class Manufacturing. Em vista do WCM se tratar de uma metodologia de origem japonesa, muitas ferramentas que são utilizadas em sua implementação também tiveram a mesma origem, o que explica os nomes de cada passo, que são conhecidos por Gemba, Gembutsu Genjitsu, Genri e Gensoku.

Vamos entender o que significa cada um dos 5G’s e para que eles servem.

Dica de ouro!

Lidar com os problemas que surgem em uma empresa muitas vezes não é uma tarefa fácil, e por isso, fazer uso de algumas ferramentas é essencial para facilitar e otimizar esse processo.

O que significa cada princípio da ferramenta 5G?

Para as empresas que buscam alcançar o nível de classe mundial da manufatura, é necessário tomar decisões baseadas em dados e fatos que são vistos com os próprios olhos e não considerar os achismos, principalmente quando apenas se ouve falar. Portanto, a aplicação desse método garante que os tomadores de decisão vá até o problema.

Gemba

O nome Gemba significa em tradução literal, e é classificado como o primeiro passo da ferramenta, que serve para orientar os gestores a entender a necessidade de irem até o chão de fábrica e acompanhar os processos que estão sendo executados.

Geralmente, as irregularidades do chão de fabrica são passadas através de declarações técnicas dos operadores aos cargos de liderança. Em seguida, são tomadas medidas para solucionar de forma independente e conferir a causa das anomalias.

Você provavelmente já brincou de e percebeu o quanto uma palavra ou frase pode sofrer alterações conforme passa de uma pessoa para a outra. No contexto empresarial isso também é comum, um operador pode alterar a maneira como descreve do problema por medo ou até mesmo por sua visão de processo.

Para que não ocorra essas falhas na comunicação e evitar plano de ações errôneos, é importante que o gestor vá até o local.

De maneira indireta, o simples fato dele ir até lá para resolver o problema incentiva os operadores a querer resolver e trás um impacto muito positivo para a organização que vai além da melhoria do processo em si.

Gembutsu

O segundo princípio se conecta muito com o primeiro e significa coisa real, a ideia aqui é que o gestor tenha uma observação dos postos de trabalho e consiga enxergar os problemas com os próprios olhos, tocar com as próprias mãos, sem ter que ficar esperando por atualizações em seu escritório.

De nada adianta ir até o local e não observar os processos. Alguns tomadores de decisão têm um mindset de que basta passar para dar uma olhada apenas para dizer que passou e se satisfazem com essa atitude.

Para que todas as pessoas busquem a é necessário que a liderança esteja engajada com os princípios da ferramenta 5G e demonstrem que estão ali para resolver o problema e não apenas para reportar atividades executadas no seu checklist.

Quando o gestor busca entender todo o processo observando e sendo participativo, ele também inspira os operadores e demais áreas. Consequentemente, essa atitude engaja os colaboradores.

Embora a aplicação dos 2G’s proporcione muitos benefícios, não é o suficiente para alcançar os resultados, é necessário ser participativo de maneira inteligente. Portanto, vamos entender qual o próximo passo.

Genjitsu

Ele significa fatos e diz respeito ao entendimento da realidade, sugerindo que se tenham dados quantitativos de todos os acontecimentos e processos para que tenha um embasamento para criar os planos de ação.

Participar de forma inteligente, neste caso, se refere a coletar dados antes de tomar qualquer decisão, isso reduz os riscos e desperdícios. Ao tomar uma decisão sem se fundamentar nos dados coletados, suas chances de cometer um erro aumenta e então você terá um retrabalho.

Na busca em se tornar classe mundial, retrabalhos não são tolerados e a ideia é eliminar qualquer que seja as perdas, portanto, definir indicadores para quantificar as perdas facilita o gestor a entender a dimensão daquele problema e evita a tomar uma ação que não atue na causa dessa anomalia.

Gemba, Gembutsu e Genjitsu são conhecidos também como 3G e aplicado em diversas situações empresariais. Mas, para garantir uma cultura de excelência e zero perdas, vamos conhecer os dois últimos princípios da ferramenta 5G que são muito importantes para concluir o ciclo de investigação.


Genri

Antes de partir para a resolução de um problema encontrado, é necessário ter uma fundamentação de como todos aqueles processos são operados, quais as melhores maneiras de manusear os equipamentos, quais as condições dos processos e também as suas variáveis. O quarto G da ferramenta se refere ao entendimento teórico de todas as operações e em se fundamentar em evidências.

Mesmo com todos os dados do problema em mãos, você precisa fazer uma análise e transformá - los em informações relevantes. Para que esse processo ocorra de maneira mais fácil e eficaz, é necessário que você estude alguns conceitos a fim de cruzar com os dados que você coletou.

Mas quais são esses conceitos? Estudar, por exemplo, os procedimentos padrão daquele processo pode te ajudar a comparar, com seus dados, o motivo da falha. Supondo que a causa seja os operadores não estarem seguindo o procedimento, você perceberá mais facilmente se souber quais são os procedimentos.

Outro exemplo comum é estudar o manual dos equipamentos, para que você possa entender se os problemas estão sendo causados por não ter seguido recomendações que constavam no manual.

Portanto, busque se fundamentar na teoria para comparar com os dados do funcionamento na prática. Ao encontrar o problema, vamos para o último princípio, o Gensoku.

Gensoku

O último passo significa É comum que os problemas não sejam encontrados em equipamentos mas sim na padronização das atividades que estão sendo executadas, portanto, esse princípio direciona a conhecer os procedimentos padrões que direcionam as ações do operador. A partir do seu conhecimento, é validado se são essas ações que estão levando as falhas.

Ao supormos que o problema está na operação do funcionário, é importante que o líder não enxergue isso como um erro favorável à punição. No primeiro momento, ele deve buscar entender o por que o operador não está agindo conforme a orientação.

Acontece que nem tudo que é executado ocorre da forma como planejamos, e no dia a dia do funcionário aquela atividade pode causar desconforto, esquecimento ou ele encontra uma nova forma de fazer a mesma coisa.

Essa etapa é importante para que o gestor saiba o motivo pelo qual o funcionário não está seguindo o procedimento e a partir da descoberta, busque uma forma de ajudá-lo a aperfeiçoar suas atividades para eliminar a falha.

Um exemplo comum de orientação que apresentam melhorias é a de visualização, você torna aqueles processos complexos mais visuais, evitando que ocorra falhas. O nome dado a essas melhorias para ajudar a eliminar falhas é Poka Yoke.

Por fim, basta reestabelecer o procedimento e continuar trabalhando para que essa falha não volte a acontecer mais.

Importância da ferramenta 5G para melhorias de processos 

Você deve ter percebido que entre as ferramentas utilizadas no WCM, a ferramenta 5G é bastante simples, mas de extrema importância para encontrar as falhas e também para se reduzir as perdas dos processos. Os benefícios que a aplicação desse método garante para a organização atinge níveis mais estratégicos do que simplesmente a redução de perdas, ela causa uma mudança no mindset e facilita a todas as pessoas envolvidas a aplicação de outras ferramentas. São benefícios que nem sempre são mensurados mas são importantes para se aplicar a ferramenta.


Envolvimento dos gestores

Primeiramente, a ferramenta 5G apresenta a importância do envolvimento dos líderes ou gestores na compreensão de todos os processos que são executados no chão de fábrica da empresa, de forma ativa para que possam analisar e entender o que está acontecendo na realidade.

Esse engajamento causa um efeito de onda e motiva todos os trabalhadores a dar o melhor de si para resolver os problemas e alcançar suas metas.

Teoria e prática

A ferramenta 5G garante que se tenham fundamentos teóricos dos processos e então facilita o senso crítico no momento de comparar o que está ocorrendo na prática. Se as atividades estão acontecendo diferentemente do que a teoria direciona, é importante para o gestor entender o motivo dessa diferença e então saber se faz sentido ou não.

Ao estudar a teoria, tanto os gestores como os colaboradores se tornam mais especialistas nos processos e garante o desenvolvimento das pessoas, um princípio muito valorizado na metodologia WCM.

Como alavancar minha carreira por meio de ferramentas da melhoria contínua?

Além da ferramenta 5G, a melhoria contínua conta com muitas outras que podem te ajudar a resolver problemas dentro de uma organização.

O 5G é uma ferramenta simples, utilizada na fase de planejamento e que poderá te beneficiar a investigar problemas e mostrar suas habilidades na busca pela melhoria contínua.

Copiado: https://www.voitto.com.br/ 

quarta-feira, 19 de abril de 2023

O Grande Vilão Corporativo chamado EGO


A definição de EGO de acordo o site https://www.dicio.com.br/ego/ é a seguinte, substantivo masculino Parte central ou nuclear da personalidade de uma pessoa. [Psicanálise] Segundo Freud, a personalidade que, no âmbito psíquico, influencia o comportamento de alguém, partindo de suas próprias experiências e controlando suas vontades e impulsos. Conceito que alguém tem acerca de si mesmo.

Pois bem, essa criaturinha chamada EGO vive dentro de nós, todos temos uma dessas dentro de nós, não acredita? 

Vamos lá, você já se pegou em uma discussão e pensou coisas desse tipo, quem é esse cara para me falar isso, ele entrou ontem na empresa, como assim eu estou errado, eu sei mais deveria ser minha a promoção, eu não estou errado. Então esse é o seu monstrinho chamado EGO, nos meus 14 anos de mercado de trabalho vi muitas manifestações dele, é impressionante como grandes ideias, grandes talentos são destruídos antes mesmo de surgirem, consumidos pelos EGOs enormes de profissionais que acreditam serem os donos da verdade, que acreditam que devem ser sempre o centro de todas as ações.

Nessa minha jornada tive grandes líderes para me orientar, mas também tive péssimos, líderes que não aceitavam críticas, que não aceitavam ideias do menino de 17 anos que entrou a um mês na empresa. 

O primeiro contato marcante que tive com esse monstro chamado EGO foi quando eu tinha acabado de assumir a gerência da minha primeira loja. Eu tinha na época 19 anos, (sim isso mesmo 19 anos) se já não fosse um baita desafio para minha idade ainda tinha que enfrentar o EGO. Eu tive um líder (gerente de loja) que me ensinou muito, grande pessoa ele sempre foi gentil, solicito, um paizão, porém quando assumi a gerência ele foi para uma loja e eu fui para outra, as lojas no caso eram na mesma calçada. 

O seguinte ocorreu, tivemos uma reunião com todos os gerentes onde o nosso regional informou que havia recebido reclamações de clientes pois a o horário da loja divulgado nos tabloides de promoção ia até às 20:00 horas, porém os clientes reportavam que a loja estava fechada às 19:50. Não preciso dizer que o regional estava totalmente indignado com essa situação, e informou que se isso ocorresse novamente ele ia tomar as devidas providencias.

Estava eu em um dia normal de trabalho organizando a loja para o fechamento, conferindo as vendas, planejando as vendas e ações para o dia seguinte, quando uma cliente me perguntou se a loja ao lado tinha um horário diferenciado, eu perguntei porque, realmente naquele momento não tinha entendido o porquê do questionamento, foi quando ela disse que a loja ao lado já estava fechada e que ela queria um produto que vendia exclusivamente naquela unidade. Olhei para o meu relógio e era ainda 19:55. Perguntei a cliente se ela esperaria eu pedir o produto para ela e solicitar à alguém para busca-lo, mas ela disse que voltaria amanhã, ela queria escolher o produto pessoalmente. Após a cliente ir embora liguei para o gerente da loja, sim aquele que era um paizão para mim, e inocentemente questionei ele se por acaso ele teria se confundido e fechado a loja mais cedo, sei lá de repente o relógio dele estava adiantado, e ele disse que não, que havia feito o fechamento antes mesmo, então eu o alertei e disse que isso era grave havíamos sido fortemente orientados a não fazer isso. 

Nesse momento ele se transformou, o EGO dele assumiu o poder, o EGO dele jamais poderia permitir que um garoto de 19 anos ensinasse a ele como trabalhar, em resumo ele disse que seu quisesse que falasse para o gerente regional, e que fosse plantar batata. É, pois, é, eu queria somente protege-lo, gostava muito dele, conversei com ele nas melhores das intenções. 

Meu EGO nessa hora falou, vai lá mostra quem você é também fala que você vai avisar o Gerente Regional, e avisa mesmo. Respirei fundo, tranquei meu EGO, e respondi para o gerente que só queria ajuda-lo e pedi desculpas para ele se passei a ideia errada, não adiantou muito desse dia em diante senti que ele me olhava diferente, deve ter pensado algo do tipo, o poder subiu a cabeça dele, agora ele quer mandar em mim.

Impressionante não? Difícil de ocorrer? Acredito que não, certeza que o leitor desse artigo já passou por algo assim. Analisando a situação tivemos até clientes lesados nessa história, o EGO atrapalhou as vendas inclusive.

Por essa minha caminhada encontrei várias vezes o bichinho chamado EGO, mas teve outra que situação que me marcou. 

Trabalhei junto com um colega de trabalho e fomos crescendo na empresa, em um determinado momento seguimos caminhos diferentes eu me direcionei para a T.I, ele se direcionou para outra área. Um dia após alguns anos sem conversar direito perguntei a ele como estavam os estudos, nessa altura eu já tinha minha faculdade, alguns cursos e já estava matriculado na MBA. 

Meu colega respondeu que estava sem fazer nada, aí perguntei para ele, mas você terminou a faculdade? O mesmo disse que não, novamente eu na mais boa das intenções falei que ele deveria tomar cuidado, era importante estudar além do diploma era importante o conhecimento e experiencias, então ele simplesmente sacou o EGO dele e disse, eu já sei de tudo na minha área não, preciso estudar. Uau! Fiquei alguns segundos paralisado e simplesmente respondi que bom pra você.

Quem estuda sabe, quanto mais a gente sabe mais a gente descobre que achava que sabia e que na verdade não sabia é nada, tem aquela frase famosa de Platão só sei que nada sei. Costumo brincar e dizer que sou burro, pois de fato sou, comparado a imensidão de conhecimento que existe disponível por aí não sei nada. Tenho 14 anos de carreira, e dai? Significa que sei mais que alguém que tem 3 anos de carreira? Eu sei tudo que essa pessoa sabe? Logico que não! 

Mas nossos EGOs gritam, urram, eles querem ser melhores e saber mais que os outros, não pela motivação de melhorar e sim para se firmarem como superiores.

Na minha jornada de liderança cometi vários erros, é pessoal eu erro também, e erro muito, mas quando erramos com nossos liderados não são números em jogo, são pessoas, são sentimentos. 

Um dia desses estava com muita coisa acumulada, prazos em cima, cobrança da diretoria, em um certo momento estava em uma reunião e me acionaram, pois, uma operação crítica para setor de logística havia parado. Sai da reunião inflado de raiva, não acredito que estou saindo da reunião para resolver isso, abri a porta do departamento de T.I, e questionei o responsável, falei que era um absurdo o que estava ocorrendo, o mesmo me olhava com cara de espanto, totalmente perdido e me perguntou, o que estava acontecendo, pois ele não tinha sido informado de nada. Pronto xeque-mate, tomei um xeque-mate, tinha esbravejado, tinha falado um monte de coisa e o responsável não tinha sido acionado, tinha ocorrido uma falha de fluxo, a logística não tinha passado o problema para T.I. 

Nesse momento acuado o meu EGO falou, não posso tomar esse xeque-mate e simplesmente falei, você tinha que saber você está aqui para isso, como não sabia, agora procure saber e resolva.( que vergonha).

Nesse dia quando estava indo para casa lembrei do ocorrido, senti um nojo de mim e me questionei, por que fiz isso? A resposta era evidente, meu EGO havia assumido o controle, fiquei a pensar em como esse profissional estava agora. 

No dia seguinte procurei-o e chamei-o para minha mesa, levantei, estendi a mão e disse, desculpa ontem eu fui totalmente injusto com você, você não tinha como saber o que estava acontecendo, e eu errei na forma que te tratei. Meu EGO foi lá para toca dele, lá no fundo, nada mais ele não gosta disso, o EGO não se alimenta de desculpas. Esse profissional olhou para mim, deu um sorriso sincero, e então me deu um abraço e disse, você é demais Denis, obrigado. 

Fiquei refletindo após isso entendi, a surpresa e felicidade dele, na nossa sociedade de EGO, um líder não pede desculpas ao seu liderado, não importa o que aconteça, por isso ele estava admirado com minha atitude. Pois é a que ponto chegamos? 

Um líder não pode pedir desculpas o líder é dono da razão, o inverso é estranho é errado. Líderes são pessoas! Líderes eram sim! Quem nunca erra é porque não faz nada.

Esse danado desse EGO, agora mesmo o meu está se escondendo, pois estou escrevendo esse artigo que vou deixar público para quem quiser ler, onde assumo que erro, e ainda descrevi um erro vergonhoso meu, ei EGO você está ai? Acho que não... só silencio. Disso o EGO não gosta.

Em uma outra ocasião recente mandei um e-mail cobrando uma colaboradora de algo que havia pedido e ela não tinha feito (mas ela tinha), ela respondeu o e-mail e sinalizou que eu estava olhando no lugar errado, respondi o e-mail dela assim, realmente olhei no lugar errado o erro foi meu

Ela senta em duas mesas na minha frente, quando ela viu o e-mail ela disse brincando, vou tirar uma foto, fiquei preocupado pois eu costumo assumir os meus erros (pelo menos acho assumo), então disse a ela, o que foi eu não sempre assumo quando erro, pra vocês? 

E ela respondeu, você sim, mas chefe admitir que tá errado é impossível, temos que registar esses momentos, e deu risada.

Olha aí de novo a cultura do EGO, a nossa sociedade já se condicionou a isso, ter um cargo maior, ter mais dinheiro, ter status é ser mais que os outros, é ser dono da verdade, é não poder errar, jamais.

Minha intenção em compartilhar um pouco das minhas experencias com o monstrinho chamado EGO por esse artigo, é fazer você leitor refletir sobre seu EGO, ele está prejudicando que uma grande ideia surja da sua equipe, Gestor? E você Diretor errou, mas não admite, para não mostrar fraqueza? Você profissional de T.I. está sendo um babaca com o seu usuário? 

Afinal como está o seu EGO?

Não tenho referências para colocar nesse artigo pois compartilhei experiências próprias, espero do fundo do meu coração que elas possam ajudar você a refletir.

Copiado: https://www.linkedin.com/in/denis-diakov-22098bb6/