quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Conheça os 7 Principais Tipos de Gestão Para Sua Empresa


A característica da empresa precisa ser levada em consideração na hora de escolher um modelo de gestão.

Gestão significa gerenciamento, e é a prática de administrar uma instituição, uma empresa, ou uma entidade social. O objetivo dessa ferramenta é usar todos os recursos de um negócio da melhor forma possível a fim de que ele prospere.

Existem vários tipos de gestão que uma empresa pode seguir. Cada modelo tem sua abordagem e estratégias específicas, ajudando o negócio a ter um foco de ação. No entanto, muitos ainda desconhecem todas as possibilidades, gerando assim desencontros, desperdícios e perda de oportunidades. 

Evite problemas em seu negócio! Descubra neste artigo os 7 principais tipos de gestão que podem ser adotados na sua empresa.

Afinal, qual o conceito de gestão?

Gestão é o nome dado a conjunto de atividades relacionadas às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa. Em outras palavras, é a prática de gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias de uma corporação, sempre alinhados a um objetivo específico.

A equipe que assume a tarefa de gerir, fica responsável por definir caminhos, criar metas e identificar questões que precisam ser resolvidas ou melhoradas dentro de uma empresa, a fim de alcançar suas metas. Seu desafio é utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível para alcançar os objetivos com o mínimo de despesas.

Para isso acontecer, a equipe precisa dominar algumas competências, como pensamento estratégico e espírito de liderança. Além disso, ele deve saber analisar indicadores, dar feedback e tomar decisões. Porque uma gestão eficaz está diretamente relacionada a utilização dessas competências e da implementação correta dos princípios-chave da gestão.

Basicamente, a área de gestão de pessoas trabalha para:

  • Atrair talentos qualificados para as posições e cargos;
  • Identificar projetos e encontrar um colaborador que corresponda com as necessidades que a função exige, de forma que consiga alcançar as metas propostas; 
  • Aumentar a competitividade da marca em relação aos seus concorrentes;
  • Alinhar ações à missão, valores e visão da empresa.

Gestão de diferentes áreas

A gestão empresarial contempla diferentes áreas. De acordo com a Teoria Geral da Administração, de Jules Henri Fayol, ela pode ser dividida em seis setores.

Gestão administrativa: o profissional fica responsável por coordenar a administração como um todo. Ele é encarregado por todas as outras áreas de gestão da empresa;

Gestão financeira: o gestor fica imcubido pela administração dos recursos financeiros da empresa, compra de materiais, investimentos, etc;

Gestão de contabilidade: fica a frente das responsabilidades fiscais, tributárias, folhas de pagamentos e outras necessidades do setor contábil;

Gestão de produção: está encarregado a coordenar e sistematizar a produção da empresa, bem como seu desempenho;

Gestão de segurança: é delegado a ele todas as ações e políticas criadas e implementadas para garantir a segurança do trabalho, da produção e das pessoas, tanto na empresa como fora dela (viagens, transporte de produtos, atividade externa, ida/vinda à empresa);

Gestão comercial: o gestor é responsável pelas vendas no varejo, atacado e relacionamento com cliente.

Qual a importância da gestão de pessoas para a empresa?

O avanço da tecnologia tem otimizado processos cada vez mais, mas a mão-de-obra humana ainda é essencial para o funcionamento de uma empresa. Logo, pessoas são determinantes para uma corporação se manter competitiva no mercado.

Mas isso só acontece de fato quando elas se sentem estimuladas a desenvolver seu trabalho com toda eficiência necessária. Para que isso se concretize, é importante que haja responsáveis criando soluções nesse sentido, para garantir o engajamento e a motivação dos funcionários da empresa, isso se chama gestão de pessoas.

A gestão de pessoas busca, portanto, agregar melhorias aos processos internos e identificar soluções eficazes para tornar processos, pessoas e recursos o mais eficaz possível. 

As atividades realizadas por está área estão pautadas em 5 pilares:

  1. Motivação; 
  2. Comunicação interna;
  3. Trabalho em equipe;
  4. Gestão por competência; 
  5. Treinamento e desenvolvimento. 

A gestão de pessoas, portanto, envolve todos os aspectos relacionados aos colaboradores de uma organização, sendo essencial para garantir a qualidade de vida desses profissionais e criar um ambiente de trabalho saudável e motivador, de modo que eles acessem todos os recursos necessários para executar um bom trabalho e ser produtivos.

7 Principais Tipos de Gestão para a Empresa

Nenhum negócio funciona sem organização e planejamento, sem ter suas rotinas e regras bem definidas. Caso contrário, cada pessoa envolvida pode seguir um norte diferente e, desta forma, gerar conflitos, confusões e desperdícios para a empresa.

Por isso é imprescindível estabelecer uma norma geral para orientar o caminho e funcionamento da organização — e muitas vezes esse guia é o modelo de gestão adotado na empresa.

Basicamente, uma gestão empresarial é um conjunto de estratégias que define as ações, foco e atividades do negócio, tudo para melhorar seus resultados. Existem vários modelos que podem ser implantados em uma organização, cada um com suas características, vantagens, limitações e possibilidades.

Não é simples ou fácil decidir qual tipo de gestão seguir na empresa, pois não existe uma fórmula ou norma definitiva para essa escolha: é preciso considerar a realidade e necessidades da organização antes de investir em qualquer um dos modelos.

Confira os 7 principais tipos de gestão — suas características, vantagens e desvantagens — e escolha a mais adequada para o momento que sua empresa vivência ou para o caminho que se deseja seguir: 

1- Gestão Centralizadora

Esse modelo busca agregar as decisões mais importantes em apenas um núcleo da empresa, como os diretores. Geralmente este tipo tem uma estrutura hierárquica rígida, com um grupo de pessoas chefiando as áreas estratégicas.

A gestão centralizadora tem como vantagem o potencial de contar com decisões rápidas, já que dependem de poucas pessoas ou até uma só para serem tomadas. No entanto, essa mesma situação faz com que as ações sejam limitadas e possam não considerar questões importantes antes de serem realizadas. Afinal, uma única pessoa dificilmente consegue enxergar todos os cenários de uma situação. 

Além disso, enquanto uma gestão centralizadora pode acabar garantindo uma certa continuidade das ideias por trás das ações, há um grande risco de se tornar autoritária — e isso seria prejudicial tanto por limitar as estratégias, quanto para o clima interno. Os colaboradores e demais envolvidos podem se sentir excluídos e desvalorizados ao não participarem das decisões. 

2- Gestão Democrática

Ao contrário do tipo anterior, a gestão democrática incentiva e valoriza a participação dos colaboradores e demais envolvidos nas decisões e estratégias a serem tomadas. Em vez de centralização, há o compartilhamento das responsabilidades e liberdade para outros talentos brilharem.

No entanto, por terem tantas mãos envolvidas, esse modelo pode resultar em dificuldade e lentidão para tomar decisões. Em casos que exigem maior velocidade de resposta, nem sempre é essa a melhor opção.

Também é importante para esse modelo contar com profissionais comprometidos e capacitados para participar desse tipo de gestão, afinal a liberdade precisa vir acompanhada da responsabilidade pelas escolhas e ações.

Existem outros modelos que também seguem uma linha de pensamento parecida, como a gestão horizontal, que possibilitam maior participação dos colaboradores nas decisões internas. 

3- Gestão por Processos

Nesse modelo o foco da gestão não são as decisões, mas sim os processos que envolvem a empresa. Esse tipo busca implantar e gerenciar procedimentos que sejam eficientes e bem sucedidos.

Em vez de operações desorganizadas, procura-se padronizar e otimizar cada processo para gerar mais resultados ao negócio. Todavia, o problema desse tipo de gestão é o excesso, seja na questão do perfeccionismo exacerbado que limita as ações e inovações ou em se ignorar outros fatores que são essenciais a uma empresa, como as pessoas.

criação e controle de processos é algo importante: mesmo que não seja o foco da gestão, deve-se atentar a esta questão para otimizar operações e reduzir custos na organização.  

4- Gestão por Resultados

Toda empresa quer e precisa ter bons resultados — e este é o foco desse modelo de gestão. O que importa é o atingimento de metas, uma filosofia seguida por muitos negócios.

O lado positivo da gestão por resultados é o esforço em se alcançar um alvo fundamental para o funcionamento e sucesso da empresa, além da liberdade propiciada aos colaboradores: afinal, não é o processo que importa, mas sim o resultado entregue ao final. 

No entanto, é preciso ter cuidado para que o anseio por atingir a meta não prejudique o clima e os relacionamentos internos, gerando estresse e conflitos — que irão prejudicar a produtividade e qualidade do serviço.

5- Gestão por Cadeia de Valor

O foco desse modelo é gerar valor para o cliente. Tudo feito na empresa é para alcançar esse objetivo: dos processos internos ao atendimento do público.

Uma das vantagens da gestão por cadeia de valor é justamente o potencial para satisfazer os clientes, conquistando e fidelizando o público. Além disso, esse modelo permite maior flexibilidade em diversas questões, já que o desejo e necessidades dos consumidores variam.

Todavia, isso demanda adaptabilidade dos colaboradores e dos processos adotados, que deverão se reinventar de acordo com aquilo que é considerado de valor pelos clientes. 

6- Gestão Comportamental

Diferentemente dos outros, o foco desse modelo é o comportamento dos colaboradores. Esse tipo de gestão busca entender o perfil comportamental dos funcionários da empresa, pensando em formas de aproveitar seus talentos para aumentar o desempenho do departamento. 

Nesse sentido, a organização investe na melhoria dos seus colaboradores para que gerem mais resultados. O lado positivo da gestão comportamental é o reforço da equipe, contando com profissionais mais habilidosos do ponto de vista social. No entanto, é preciso cuidar para não se esquecer de outras questões importantes para o funcionamento da empresa, como os processos e resultados. 

7- Gestão por Competências

Os funcionários continuam sendo o foco, mas, desta vez de outro ponto de vista: a gestão de pessoas por competências trabalha com os conhecimentos, habilidades e atitudes dos funcionários para atingir os objetivos da empresa e melhorar seus resultados. 

Assim, busca-se alinhar as qualidades da equipe com as metas do negócio, lidando tanto com as capacidades técnicas quanto às habilidades subjetivas. Assim como em outros casos, é importante não se esquecer de outros pontos importantes para a empresa. 

Mas, esse trabalho deve começar desde o recrutamento, encontrando os profissionais mais qualificados para somar ao departamento. 

Como escolher o melhor modelo de gestão para a minha organização?

É preciso ter em mente que não existe um modelo de gestão pré-determinado para cada empresa. Cada uma precisa levar em consideração aspectos que são singulares a elas, como o tipo de atividade desempenhada, quantidade de profissionais, nicho de atuação, cultura organizacional, além da missão, visão e dos valores.

Uma empresa pode, por exemplo, implementar diferentes modelos de gestão ao mesmo tempo, mesclando elementos de cada um. São infinitas as possibilidades. Então para tomar qualquer decisão sábia, é importante levar em consideração dois aspectos:

As características da sua empresa

Saiba dizer qual é o estilo da sua empresa e identificar a fase que está passando. Se ela está em fase de crescimento e expansão, o modelo de gestão mais adequado é diferente de outra instituição que esteja com problemas de absenteísmo e alta taxa de rotatividade, por exemplo.

Os objetivos e as expectativas

Depois de ter certeza que sabe quais as características da empresa e sua fase atual, é mais fácil identificar o que ela precisa e quais objetivos ela deve alcançar. A partir disso, você provavelmente saberá qual modelo de gestão facilitará esse processo.

Copiado: https://www.ludospro.com.br/

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Muito Ocupado Para Melhorias



Fico impressionado com a quantidade de pessoas que me dizem “não tenho tempo para fazer melhorias em meu trabalho”.

“Tudo o que dá para fazer é manter minha cabeça fora da água para não me afogar” é o que normalmente vem a seguir. 

Você já disse algo assim ou já se sentiu dessa forma? Esse tipo de barreira psicológica é muito real para a pessoa envolvida. 

Mas ficar se afogando, sempre atrasado no trabalho, também não é uma boa sensação; então alguma coisa precisa ser feita para neutralizar o efeito paralisante desses pensamentos.

Um paradigma é um mapa ou um modelo mental de como enxergamos o mundo. Mesmo se soubermos disso, muitos de nós não têm certeza em qual paradigma estamos operando. 

Alguns paradigmas nos ajudam (por exemplo, a crença no respeito pelas pessoas), enquanto outros atrapalham (o estereótipo de que os jovens não se importam em fazer um bom trabalho). 

O paradigma “não tenho tempo para fazer da melhoria parte de meu trabalho diário” é particularmente ruim. 

Então aqui estão alguns mapas ou modelos que utilizo para ajudar aos outros e a mim mesmo a mudar para uma nova forma de pensar sobre o trabalho e, com alguma prática, abandonar o velho paradigma:

  • Os processos de trabalho ou estão melhorando ou estão piorando. 
Sozinho, o processo atrofia e cai a um estado de desordem devido às inevitáveis mudanças que ocorrem e às interdependências ao longo do fluxo de valor (pense em entregas, prioridades conflitantes e falta de visibilidade). O trabalho padronizado não é suficiente para causar a onda de degeneração dos processos.
  • O trabalho mal planejado nos impede de melhorar. 
O trabalho mal planejado é aquele que consome todo o tempo livre que acreditamos ter. As principais fontes de trabalho mal planejado incluem o retrabalho, a variação, as interrupções no fluxo de informação e materiais, a sobrecarga, processos de trabalho mal definidos e as surpresas inesperadas causadas por prioridades conflitantes e pela falta de transparência no trabalho.

  • Pequenas melhorias são somadas para formar uma grande melhoria. 
Pequenas melhorias em nosso trabalho também são mais sustentáveis. Por exemplo, é melhor praticar consistentemente seu trabalho de melhoria por quinze minutos por dia do que começar com o intuito de gastar uma hora por dia e, então, abandonar seu compromisso após uma semana sem encontrar uma hora livre em seu dia. A prática diária é chave aqui. Pense em quarenta dias úteis consecutivos de uma nova prática para criar um hábito. Tendemos a ficar bons naquilo em que consistentemente pensamos e fazemos!
  • Há uma enorme influência em tornar as coisas visíveis para nossos colegas. 
Criar um quadro simples que mostre a data, o tópico, a ação tomada e o(s) próximo(s) passo(s) pode ser vital. Uma olhada rápida para um quadro como este pode rapidamente dizer aos outros que trabalho está acontecendo, o que está indo bem e o que está indo mal e se o trabalho de melhoria está sendo executado. Para esse passo, é necessário coragem, já que você está se comprometendo com a melhoria do processo. Mas isso também funciona porque ninguém gosta de se comprometer e não cumprir.
  • Para mudar o comportamento, você precisa de uma rotina. 
Você não consegue melhorar se não tiver uma prática diária dedicada à melhoria. Felizmente, você não precisa descobrir uma rotina efetiva e um processo mental para apoiar o avanço em direção à melhoria diária. O presente de Mike Rother para todos nós é o livro “Toyota Kata”. Esse livro explica muito bem as atividades da solução diária de problemas, rotinas de melhoria que podem ser praticadas e dominadas e o elemento crítico de coaching, essencial para desenvolver pessoas e criar uma capacidade interna de solução de problemas. Se você ainda não leu esse livro, eu o recomendo.

No final, apesar de parecer contraintuitivo, dedicar tempo para a melhoria diária do processo é a única forma de escapar da armadilha que é sentir que você não tem tempo nenhum.

 A única forma de liberar um pouco de tempo para fazer mais trabalhos importantes é começar a afastar as fontes de combates a incêndios e retrabalho que estão gerando trabalhos mal planejados.

Que técnicas você já usou para combater com sucesso o pensamento “não tenho tempo para melhorias”?

Fonte: Lean Institute Brasil - https://www.leanti.com.br/

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Matriz de Eisenhower: o que é, para quê serve e como construir uma

 

Se você é uma pessoa que está sempre ocupada, cheia de tarefas a serem cumpridas e com dificuldade de organizar seus afazeres, então este artigo foi feito para você. Nas próximas linhas, apresentaremos uma ferramenta muito útil para quem não consegue priorizar tarefas e tomar decisões com assertividade: a Matriz de Eisenhower.

Por isso, continue a leitura para entender o que é essa matriz e de que maneira ela pode te ajudar a organizar suas rotinas diárias e melhorar sua produtividade.

Confira também um passo a passo de como fazer Matriz de Eisenhower de maneira bem simples e fácil.

O que é Matriz de Eisenhower?

Criada pelo 34º presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, a Matriz de Eisenhower é uma ferramenta utilizada para priorizar tarefas e orientar os processos de tomada de decisão nas organizações.

Podemos definir o que é Matriz de Eisenhower como uma forma de categorizar as atividades que precisam ser feitas de acordo com dois critérios básicos: urgência e importância.

A intenção da Matriz de Eisenhower é priorizar as tarefas que são urgentes e importantes. Essa ferramenta faz uma espécie de triagem dos seus afazeres para evitar que você perca tempo com as tarefas que possuem menos importância ou que são menos urgentes.

As tarefas consideradas importantes são aquelas que estão diretamente relacionadas ao alcance de determinada meta ou objetivo. Já as tarefas com caráter de urgência estão diretamente ligadas ao prazo estabelecido para sua realização.

Tendo isso em vista, cabe à Matriz de Eisenhower organizar melhor a sua rotina para que você possa dar prioridade às tarefas de maior importância e urgência, impactando positivamente sua produtividade.

Principais benefícios da Matriz de Eisenhower

Matriz de Eisenhower pode trazer diversos benefícios para quem a utiliza. Ela é uma ferramenta de gestão do tempo que auxilia na priorização de tarefas e pode simplificar a sua rotina.

Além disso, a Matriz é uma metodologia que utiliza a razão. Ela ajuda a atender o que você precisa fazer e o que pode deixar para depois.

Veja os principais benefícios:

  • Priorização de tarefas mais urgentes e importantes para a empresa;
  • Melhoria nos índices de produtividade;
  • Maior organização e clareza das atividades;
  • Resolução de eventuais problemas;
  • Maior agilidade na execução de tarefas;
  • Desenvolvimento de pessoas altamente eficazes
  • Favorecimento da razão em detrimento da emoção;
  • Tomadas de decisão mais assertivas.

Passo a passo: como fazer Matriz de Eisenhower?

Passo 1 – Desenhe um plano cartesiano

O primeiro passo para a construção da sua Matriz de Eisenhower é desenhar um plano cartesiano. Ou seja, faça um quadrado e o divida em dois eixos (horizontal e vertical), formando quatro quadrantes.

A linha vertical representa a importância das tarefas, enquanto a horizontal representa a urgência. Cada quadrante terá um significado importante para a priorização de tarefas.

Passo 2 – Defina as tarefas urgentes e importantes

Com o plano cartesiano desenhado, é hora de listar as tarefas e categorizá-las. Começaremos com o primeiro quadrante, no qual deverá conter as tarefas que são importantes e urgentes.

Esses afazeres são aqueles que merecem prioridade e não podem ser adiadas.

Passo 3 – Defina as tarefas que são importantes mas que não são urgentes

No segundo quadrante, você deverá assinalar quais tarefas são importantes mas que não precisam ser executadas com caráter de urgência. Aqui estamos nos referindo aos afazeres de médio e longo prazo

Por exemplo, entregar o balanço anual e projeção financeira do seu departamento, mas o mês ainda é setembro.

Passo 4 – Defina as tarefas não-importantes, porém urgentes

No terceiro quadrante, coloque as tarefas que não são tão importantes mas que precisam ser realizadas com urgência.

Aqui se encaixam as tarefas que merecem prioridade, pois o prazo para que elas sejam concluídas está se esgotando. Essas tarefas podem ser delegadas.


Passo 5 – Defina as tarefas não-importantes e não-urgentes

Por fim, você deverá assinalar no quarto quadrante todas as tarefas que não são importantes nem urgentes. Essa etapa da Matriz é importante para que você saiba com o quê você não deve perder seu tempo.

As tarefas deste último quadrante podem ser descartadas ou executadas a longo prazo, sem pressa.

Ficou claro o que é e como fazer uma Matriz de Eisenhower?

 Lembre-se de que essa é uma ferramenta que você deve ter sempre à mão para se organizar melhor e evitar que as suas tarefas se acumulem.

A Matriz de Eisenhower é uma excelente maneira de gerenciar seu tempo, mas existem outras.

Copiado: https://www.siteware.com.br/

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

O que é a Black Friday?


Black Friday é um dia em que os lojistas realizam uma série de promoções para atrair compradores. Essa ação promocional dos lojistas se consolidou nos Estados Unidos, acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças e é considerada o momento que inicia as vendas de Natal. Não se sabe qual é a origem certa do termo.

O que é a Black Friday?

Como muitos já sabem, a Black Friday é o nome que se dá para uma ação de vendas que é realizada tradicionalmente na quarta sexta-feira do mês de novembro. Nesse dia, convencionou-se a realização de ações que buscam incentivar os consumidores a comprar e isso se dá a partir de descontos em diferentes mercadorias.

Essa estratégia de vendas surgiu nos Estados Unidos e se consolidou no final do século XX. Tem relação com o feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), sendo realizada no dia seguinte a esse feriado, mas também está ligada ao Natal, uma vez que se considera que a Black Friday inaugura a temporada de compras natalinas.

Até antes das décadas de 1980 e 1990, a sexta-feira marcada por liquidações não era conhecida pelo nome de “Black Friday”, pois essa expressão só se popularizou a partir dessas duas décadas nos Estados Unidos. Atualmente, ela é o dia de maior compra por parte dos consumidores estadunidenses.

A data se popularizou pelo país norte-americano e virou sinônimo de produtos a preços absurdamente acessíveis. O sucesso da ação para os lojistas chamou a atenção em outros locais do mundo e se espalhou para os países vizinhos, Canadá e México.

Aqui no Brasil, a Black Friday, enquanto estratégia de vendas, foi utilizada pela primeira vez no ano de 2010. A ação chamou a atenção de outros lojistas e, a partir de 2012, grandes lojas começaram a participar.

chegada da black friday aqui foi recheada de críticas, uma vez que muitas lojas ofereciam falsos descontos. De toda forma, a data se consolidou como um momento de compras para os consumidores brasileiros e, em 2019, por exemplo, os lojistas brasileiros registraram um faturamento de R$ 3,2 bilhões de reais|1|.

Qual a origem do termo “black friday”?

Não se sabe ao certo onde surgiu o termo black friday e porque ele foi utilizado para se referir ao dia de promoções que acontece após o Dia de Ação de Graças. No entanto, existem algumas teorias que tratam da origem do termo e de sua possível associação com a liquidação de produtos na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças.

primeira teoria remonta a um acontecimento do século XIX. No ano de 1869, dois investidores norte-americanos resolveram criar um esquema ilegal para controlar o mercado de ouro nos Estados Unidos. O objetivo era fazer o preço do ouro na Bolsa de Valores disparar para que eles pudessem enriquecer.

O plano acabou não dando certo porque o presidente Ulysses S. Grant interveio na situação e ordenou que o governo norte-americano vendesse o ouro estocado nos cofres públicos. O resultado dessa ação foi que o preço do ouro caiu drasticamente no dia 24 de setembro de 1869 e esse dia ficou conhecido como black friday ou “sexta-feira negra”.

Centenas de investidores perderam tudo que tinham com a queda das ações do ouro na bolsa norte-americana. Os investidores Jay Gould e Jim Fisk, os idealizadores do esquema, conseguiram antecipar a ação do governo e venderam suas ações antes que o preço do ouro caísse. Nenhuma investigação foi realizada posteriormente para investigar o caso.

Outra hipótese a respeito da origem do termo fala de uma revista norte-americana chamada Factory Management and Maintenance, que, na década de 1950, relatou que um grande número de pessoas ficavam “doentes” na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. A revista fez uma comparação que associava as pessoas com o “mal da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças” com a peste bubônica. Essa comparação em inglês era parte de um jogo de palavras e, assim, a black death (surto de peste bubônica do século XIV) se tornava a black friday.

Por fim, a terceira teoria trata a respeito da frustração dos policiais da Filadélfia que trabalhavam na sexta após o feriado do Dia de Ação de Graças. Nesse cenário, os policiais ficavam insatisfeitos com a quantidade de pessoas nas ruas durante a sexta após o feriado e começaram a chamar o dia de black friday.

Apesar das três teorias sobre as possíveis origens do termo, como vimos, não existe comprovação para falar qual desses eventos teve de fato relação com o dia das liquidações.

O que é o Dia de Ações de Graças?

Dia de Ações de Graças, conhecido nos Estados Unidos como Thanksgiving Day, é um feriado que celebra a chegada de imigrantes ingleses – chamados de peregrinos – à América do Norte. Os peregrinos tinham chegado em um grupo não muito grande e

A dificuldade em cultivar comida e obter alimento fresco fez com que muitos dos imigrantes morressem, mas, durante a primavera, uma tribo de wampanoags (índios nativos) ensinou os colonos a como plantar milho e outros víveres, além de auxiliá-los na caça e pesca. Isso teria ajudado os colonos ingleses a garantirem a sua sobrevivência.

No outono seguinte, os colonos teriam tido uma boa colheita e, gratos pela fartura, resolveram celebrar entre si e com os wampanoags. A partir dai, a prática de celebrar a colheita se tornou  comum entre os colonos. Entretanto, essa versão é romanceada, e a celebração do Dia de Ação de Graças só se popularizou de fato no século XIX.

 Por: Daniel Neves: Professor de História - https://brasilescola.uol.com.br/ 

terça-feira, 22 de novembro de 2022

70 Termos em Inglês Usados no Mundo dos Negócios!

No mundo dos negócios é comum encontrar inúmeros termos em inglês que muitas pessoas podem acabar confundindo ou se perdendo em seus significados. Não se preocupe com isso, pois é comum e muitos desses termos são específicos para algumas áreas de negócios.

Veja então alguns termos em inglês que são bem comuns no mundo dos negócios que você com certeza já se deparou ou pode se deparar algum dia! É bom estar sempre preparado(a) para conhecê-los não apenas para ter mais vocabulário, mas principalmente porque se você busca destaque no mundo profissional, saber esses termos em inglês podem fazer toda a diferença!

Termos em Inglês no mundo corporativo:

  • Accountability: Basicamente, prestação de contas. É mais comum ver esse termo em multinacionais.
  • AFK: Sigla de “away from keyboard”, o que significa que você está “longe do teclado” ou de maneira mais simples: está longe do computador e pode demorar a voltar ou a responder.
  • Approach: Abordagem; buscar uma forma de lidar bem com alguma situação.
  • Assessment: Avaliação das competências de funcionários da empresa, o que busca melhorias da gestão das equipes.
  • B2B (ou BTB): Business to Business. Ou seja, negócios entre duas empresas/organizações.
  • B2C (ou BTC): Business to Consumer. Negócios entre uma empresa que produz ou entre um produto a um consumidor final / pessoa física.
  • Backoffice: Equipe de suporte de uma empresa, que normalmente não tem muito ou quase nenhum contato direto com clientes.
  • Benchmarking: Um processo de pesquisa para aperfeiçoar os processos de um setor na empresa comparando com concorrentes diretos.
  • Brainstorm: Quando um grupo se reúne para dividir e debater ideias criativas.
  • Bootstrapping: Quando um empreendedor utiliza o próprio dinheiro para financiar seu projeto.
  • BPM: Sigla de “Business Process Management”, ou seja, é o Gerenciamento de processos de negócios que une técnicas de gestão e de T.I para melhorar processos.
  • Budget: Orçamento da empresa.
  • Burn rate: No mundo dos negócios, esse jargão serve para descrever quanto tempo demora para a empresa gastar seus recursos financeiros, mais aqueles que foram disponibilizados por investidores.
  • Business Intelligence: Processo de coleta de dados e do uso deles de forma organizada para gestão e tomada de decisões da empresa.
  • Business Plan: Plano de Negócios da empresa.
  • C2C: Consumer to Consumer, ou seja, negócios feitos entre pessoas físicas. Um exemplo pode ser o Mercado Livre ou mesmo o Shopee.
  • Call: Reunião por telefone, podendo ser entre duas pessoas ou mais.
  • Case: Estudo de caso.
  • Chairman: Presidente do Conselho de uma empresa.
  • Coaching: Processo que treina pessoas com metas definidas de acordo com os objetivos destas pessoas ou grupos.
  • Compliance: Agir de acordo com as normas da empresa.
  • Consumer Relationship Management: Gerenciamento de relacionamento com os clientes/consumidores. É um gerenciador com um conjunto de ferramentas.
  • Core Business: O negócio principal da empresa.
  • Counseling: Aconselhamento para que o profissional tome boas decisões em sua carreira.
  • Crowdfunding: Obtenção de recursos financeiros feitos de forma coletiva através de plataformas online.
  • Crowdsourcing: Se um grupo de pessoas quer criar uma ideia, produto ou ideia, eles realizam um Crowdsourcing.
  • CTA: “Call to action”, ou seja, “Chamar para a ação” um consumidor para realizar uma ação em uma página de site, seja para clicar e comprar algo, realizar uma inscrição ou qualquer caminho que o site deseje. Um exemplo é “Saiba Mais” ou “Compre agora” em botões de site.
  • Data warehouse: Sistema utilizado para depósito e análise de grande número de dados.
  • Deadline: Prazo final para a entrega de alguma atividade ou projeto de trabalho.
  • Downsizing: Redução no número de funcionários da empresa.
  • Ebitda: Esta palavra significa várias coisas juntas: “earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”, ou seja: Ganhos antes dos pagamentos de juros, impostos, depreciação e amortização. Todos esses números representam ganhos em certo período na empresa, possibilitando análises de desempenho, o que pode ser bom para estipular melhores cálculos futuros.
  • Enabling conditions: Normas e práticas que incentivam ou inibem a captação e armazenamento de conhecimento pelas empresas.
  • E-procurement: Automação através da internet de processos para compras e gestão de bens patrimoniais para que a empresa funcione corretamente.
  • Facilitating factors: Fatores facilitadores para a empresa.

  • Follow-up: Acompanhamento de um processo/trabalho para medir seus resultados, tendo a certeza de que a tarefa será cumprida corretamente.
  • Forecast: Previsão. Termo mais utilizado na área de vendas.
  • FYI: "For your information", utilizado quando alguém encaminha um e-mail para você.
  • Gap: Termo para se referir a algo que ainda precisa de desenvolvimento.
  • Growth path: Significa basicamente “Trajetória de crescimento”.
  • Housekeeping: Técnica utilizada para o gerenciamento de processos de qualidade e produtividade dentro de uma organização.
  • Inclusive Business: Negócio ou iniciativa rentável, seja ambiental e social, a ideia é ser um negócio inclusivo que quer oferecer produtos que melhorem a qualidade de vida dos consumidores finais.
  • Insight: Ideia repentina muito boa.
  • Insourcing: Delegação de tarefas para alguém especializado dentro da própria organização.
  • ISO: International Organization for Standardization, ou seja: Organização Internacional para Padronização. É um certificado que garante a qualidade, segurança e eficiência de produtos, serviços e sistemas.
  • Joint venture: União de empresas que querem explorar juntas um mesmo negócio sem que elas não percam seus nomes/identidades.
  • JIT: “Just in Time”! É uma técnica de gestão de estoque.
  • Just-in-time knowledge: Aqui diz-se respeito a ferramentas que podem reduzir empecilhos de acesso a conhecimento. Por exemplo: plataformas E-learning.
  • KPI: Key Performance Indicator, ou Indicadores de desempenho. Termo em inglês muito utilizado na área de Marketing, principalmente.
  • Lead: Pessoa que se interessou pelo serviço ou produto da empresa.
  • Learning Organization: Uma empresa que está sempre disposta a aprender e ter transparência entre liderança e colaboradores.
  • Market share: Fração de Mercado que é controlada pela empresa.
  • MVP: Minimum Viable Product, ou produto viável mínimo. É uma versão simples ou resumida de um produto que será lançado com menor esforço.
  • Ombudsman: "O homem que representa os interesses" ou "A pessoa que representa os interesses". É um profissional da empresa que faz a comunicação entre o público e a empresa.
  • Omnichannel: Estratégia de conteúdo que conecta canais da empresa para que a experiência do usuário seja ainda mais eficiente.
  • OOO: Out of Office. Ou seja, a pessoa não está no escritório naquele dia.
  • Outsourcing: Terceirização de algumas atividades realizadas na empresa.
  • Profit: Lucro
  • QFD: Quality Function Deployment (Desdobramento da Função Qualidade), uma metodologia que é utilizada para desenvolver um produto que realmente atenda às necessidades dos consumidores.
  • Quarter: Mesmo parecendo “Quatro”, significa Trimestre. É utilizado para definir tarefas que serão feitas durante cada trimestre do ano.
  • Report: Relatório
  • ROI: Retorno sobre investimento.
  • SEO: Search Engine Optimization. Técnica de otimização para mecanismos de busca, onde é visado melhorar a posição de páginas do site de empresas de maneira orgânica em sites de pesquisa, como o Google, tentando posicionar estas páginas sempre na primeira página dos buscadores.

  • SLA: Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço. É um contrato ou acordo entre empresa e cliente (normalmente B2B) que vai mensurar o nível da entrega dos serviços.
  • Spread: Taxa de risco.
  • Stakeholders: Grupo de pessoas, organizações ou grupos interessados na performance e na participação de uma empresa.
  • Team building: Espírito de equipe, que é na verdade, um método que visa a melhoria no trabalho em equipe.
  • TQC: Total Quality Control, ou Controle de Qualidade Total. É um sistema normalmente presente em empresas de manufatura, assegurando assim uma produção sem erros.
  • Workflow: Fluxo de trabalho, visando automação de processos.
  • YTD: Sigla de “year-to-date”, que é o acumulado do ano atual até a data do momento.
  • YOYSigla de “year-over-year”. Aqui seria o acumulado de anos diferentes, de um mesmo período.

É bastante coisa, certo? 

Esperamos que esses termos em inglês ajude vocês no mundo dos negócios! Esperamos ter feito um bom “teamwork” com você!

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