sábado, 29 de outubro de 2022

Servidor Público, um profissional a serviço da sociedade brasileira

Muito se fala da gestão pública, da  importância de profissionalizar o setor, mas pouco se comenta sobre as pessoas que estão por trás de todo esse trabalho: os servidores públicos. De acordo com a Lei nº 8.027, servidor público é “a pessoa legalmente investida em cargo ou em emprego público na administração direta, nas autarquias ou nas fundações públicas”.

Segundo o Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União, só o Poder Executivo Federal tem mais de 1 milhão de servidores públicos ativos. Destes, 93% são ocupados por servidores e empregados efetivos – que foram aprovados em um concurso público e se destacaram pelo notório saber- e 7% são preenchidos por pessoas sem outro vínculo, como é o caso dos profissionais comissionados.

Boa parte dos comissionados têm, também, notório saber. Porém, algumas indicações não respeitam as exigências que o cargo pede e o posto é ocupado por pessoas sem capacitação profissional.

Quando levamos em conta os outros poderes, os estados e os municípios, esses números sobem a níveis altíssimos. São milhares de profissionais da saúde, educação, segurança pública e outros setores que fazem o país funcionar.

Sem os servidores públicos a máquina não funciona. Afinal, quem vai dar aulas nas escolas, quem vai cuidar da saúde da população, quem vai zelar pela segurança, quem vai fiscalizar e proteger a sociedade dos maus profissionais, quem vai atender as necessidades do cidadão?

Estas pessoas realizam um trabalho que é definido pelos governos. Contudo, governos entram e saem, mas elas continuam lá, desempenhando uma missão voltada para o Estado e para o bem comum.

O servidor público é um servidor de todos. Ele é um meio para o fim, que é a sociedade. Quem não tiver esse propósito, esse valor intrínseco enraizado, não pode ser servidor público.

O nome já diz: servir. A palavra público refere-se a todos. Então, o servidor é de todos, não importa quem seja. Trata-se de um profissional de todos, de forma indiscriminada, não importa a classe social, o gênero ou o nível intelectual do cidadão.

Mas é urgente destacar e reforçar a importância da profissionalização do servidor público. A própria Constituição Federal de 1988 preceitua que os serviços prestados por estes profissionais devem atender aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Além disso, o servidor público precisa estar atento às demandas da sociedade. Uma delas é a necessidade de incorporar práticas ambientais, sociais e de governança a fim de mitigar os impactos ambientais globais. Ou seja, trazer para o setor público algo que já é realidade na iniciativa privada há muitos anos: o ESG (Environmental, Social and Governance).

Contudo, cada vez mais desvalorizados, há quem desista de seguir carreira nesse setor. E, com o envelhecimento da população, estima-se que, no futuro, a demanda na área pública será enorme. Segundo levantamento feito pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a carência de profissionais na rede pública federal pode chegar a 655 mil em 2050, 17% superior ao contingente em atividade hoje.

Caso essa projeção se confirme daqui uns anos, o serviço que já sofre com vários problemas, tende a piorar ainda mais com a falta de recursos humanos qualificados. A missão está longe de ser fácil, mas sabemos que não é impossível de ser cumprida e desempenhada com zelo e dedicação conforme ordena a Lei nº 8.027. Afinal de contas, os avanços na profissionalização da gestão pública começam com o respeito às normas editadas pelo Poder Público.

É urgente, ainda, a inserção de profissionais de Administração com boa formação acadêmica e comprometidos eticamente com a eficácia da gestão pública em prol da prestação de serviços públicos com qualidade, que, lamentavelmente, são quase inexistentes em nosso país.

Ciente da importância do profissional de Administração para o serviço público, o CFA trabalha para que o Projeto de Lei 2466 de 2022 seja aprovado o mais rápido possível. A proposta, de autoria do deputado federal Leônidas Cristino (PDT-CE), pretende definir piso salarial de R$ 7.272,00 para os profissionais de Administração no Serviço Público.

Por isso, nesse Dia do Servidor Público, convoco todos os gestores públicos a refletirem mais sobre a importância deste profissional. Aproveito o ensejo para parabenizar o trabalho de todos os servidores do Brasil, em especial os profissionais de Administração que atuam na área pública e cuja competência é gerenciar esses órgãos e responder tecnicamente por seus resultados, planejar, organizar, dirigir e controlar os processos dentro do local onde atua.

 Adm. Mauro Kreuz - Presidente do Conselho Federal de Administração

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Soft Skills:O Que São, Tipos de Habilidades e Como Desenvolver

 


Nos últimos anos, o termo soft skills tem ganhado evidência.

Isso porque os empregadores passaram a valorizam mais as competências socioemocionais.

Esse interesse se deve à dinâmica do mercado moderno, que é cada vez mais competitivo, e exige muito mais dos profissionais do que apenas o domínio das técnicas de trabalho.

Por isso, se você pretende ter destaque na sua carreira, deve saber que é importante desenvolver as habilidades requisitadas pelas empresas.

A partir de agora, você vai ficar por dentro do que são as soft skills, quais as mais procuradas e como aprimorá-las.

O que são soft skills?

Numa tradução literal do inglês, o termo soft skills seria entendido como habilidades leves ou suaves.

E isso não diz muito sobre o que se trata, concorda?

Portanto, vamos às explicações.

Soft skills são competências socioemocionais.

Ou seja, habilidades que permitem o indivíduo gerenciar emoções, atingir metas e objetivos, solucionar problemas, manter relações sociais e tomar decisões responsáveis.

Qual é a diferença entre hard skills e soft skills?

As soft skills, portanto, não estão relacionadas às competências técnicas.

Neste caso, elas recebem outro nome: hard skills.

Um designer, por exemplo, que sabe utilizar o Photoshop, tem uma hard skill.

Ou seja, uma competência técnica relacionada à sua profissão. 

Além de dominar a ferramenta, ele precisa de criatividade para desenvolver uma arte incrível para o cliente.

A criatividade, por sua vez, é uma soft skill, ainda que tenha influência direta sobre a qualidade do trabalho.

Deu para entender?

As hard skills são quantificáveis e concretas enquanto às soft skills são mais subjetivas e difíceis de mensurar.

No entanto, ambas são fundamentais para profissionais de qualquer área de atuação.

Qual é a importância das soft skills na gestão de projetos?

Se você conhece o dia a dia de trabalho do gestor de projetos, sabe quais são as principais tarefas do profissional e as hard skills da função.

Ele deve ter habilidade com planilhas, precisa saber elaborar cronogramas e fazer análise de riscos e impactos, entre outras atividades.

Mas, para que o projeto seja um sucesso, com qualidade e agilidade na entrega, o gestor de projetos tem outras responsabilidades.

Ele precisa, por exemplo, fazer com que a equipe se sinta motivada a cumprir os prazos e esteja comprometida com os resultados.

E isso só é possível se ele tiver liderança, boa comunicação, relacionamento interpessoal e empatia, entre outras habilidades

Ou, melhor dizendo, soft skills.

Qual a importância das soft skills no mercado de trabalho?

O gerente de projetos é apenas um exemplo de como as soft skills são importantes no trabalho.

Seja qual for a profissão, as habilidades comportamentais precisam existir.

É claro que elas variam de acordo com a atividade, mas várias delas são comuns à maioria das carreiras.

Quando os profissionais possuem soft skills, os benefícios podem ser notados com facilidade.

Afinal, as pessoas relacionam-se de forma cordial e respeitosa e a resolução de conflitos também é mais eficiente.

A comunicação melhora e percebe-se maior interação e colaboração entre as equipes.

E ainda é visível a vontade de achar solução para os problemas e a resiliência quando algo não sai conforme o esperado.

No geral, o ambiente de trabalho se torna mais saudável e produtivo.

Quais são as principais soft skills?

Bem, até aqui já mencionamos algumas soft skills.

Que tal conhecer agora todas as principais?

Vamos à lista:

  • Assertividade
  • Comunicação
  • Relacionamento Interpessoal
  • Espírito de equipe
  • Colaboração
  • Gestão do tempo
  • Liderança
  • Persuasão
  • Resiliência
  • Criatividade
  • Pensamento crítico
  • Visão estratégica
  • Positividade
  • Resolução de problemas
  • Empatia
  • Inteligência Emocional
  • Proatividade
  • Adaptabilidade.

Quais são as soft skills mais demandadas pelos empregadores?

O levantamento “Global Talent Trends 2019”, do Linkedin (maior rede social corporativa), apresentou as cinco soft skills mais demandas pelos empregadores.

As principais soft skills para o mercado são:

  • Criatividade: está relacionada à inteligência e ao talento para inovar
  • Persuasão: é a capacidade de convencer uma pessoa ou um grupo sobre algo
  • Colaboração: diz respeito ao trabalho em conjunto, com participação e cooperação
  • Adaptabilidade: característica de quem se ajusta a ambientes e situações diversas
  • Gestão do tempo: planejamento e controle do tempo para a realização das tarefas.

Como desenvolver soft skills?

Ao contrário do que muita gente acredita, as soft skills não são apenas talentos naturais, elas podem ser desenvolvidas.

Ou seja, se você identificou a ausência de uma habilidade socioemocional e entende que precisa dela para a sua vida pessoal e profissional, há como aprendê-la.

Para reconhecer isso, portanto, é preciso investir em autoconhecimento.

Dedique-se a fazer autorreflexões sobre seus pontos fortes, fracos e suas posturas e condutas.

Pense em situações do seu dia a dia que teriam sido diferentes se você tivesse agido de outra forma, por exemplo.

Além do autoconhecimento, você também pode ouvir outras pessoas do seu convívio, como gestores, colegas de trabalho, amigos e familiares.

Peça a eles que digam quais soft skills são notáveis em você e quais são inexistentes ou deficientes.

Depois de descobrir quais são as habilidades que precisam ser desenvolvidas, é hora de pular para a próxima etapa.

Nela, você deve enxergar o seu ponto de partida.

Ou seja, onde e como está agora. 

E, além disso, você precisa traçar o seu objetivo.

A partir dele, crie planos de ação para alcançá-lo.

Você pode ainda contar com ajuda profissional ou recorrer a capacitações.

Saiba que com comprometimento e disciplina, além de muita prática, é possível aprender as soft skills desejadas.

Desenvolver soft skills nas empresas

Embora as soft skills sejam individuais, o desenvolvimento delas pode ser trabalhado em conjunto.

Afinal, como já mencionamos, diversas carreiras demandam habilidades socioemocionais similares.

Assim, é comum encontrar no ambiente empresarial profissionais que precisam aprender as mesmas competências.

Isso pode ser feito por meio de workshops e capacitações mais longas, por exemplo.

As dinâmicas também costumam ajudar.

Se o departamento de Recursos Humanos da sua empresa promove eventos desse tipo, não deixe de participar.

É uma excelente oportunidade para você se tornar um profissional mais competente.

Exemplos de soft skills de líderes de sucesso

Inspirar-se em exemplos de sucesso é uma alternativa muito eficiente para quem planeja desenvolver soft skills.

Então, o que acha de conhecer as habilidades de alguns líderes de sucesso?

Acompanhe a seguir:

Barack Obama

Barack Obama foi presidente dos Estados Unidos entre 2009 e 2017.

Ele fez história ao se tornar o primeiro afro-americano a assumir o cargo. 

Mas Obama também teve destaque por sua atuação, sobretudo por algumas soft skills.

Seus discursos eram marcantes e emocionantes, o que, em grande parte, se devia ao seu carismo e à sua habilidade oratória.

Outra competência socioemocional do ex-presidente é a capacidade de transformar problemas em oportunidades.

Ele ainda era um bom líder e investia em feedback constantemente.

Papa Francisco

Quem acompanha de perto o trabalho do Papa Francisco sabe que ele tem uma visão diferenciada em relação ao papel da Igreja.

Ele entende a evolução da sociedade e está aberto ao diálogo e às transformações. 

A flexibilidade dele, portanto, é uma soft skill muito importante.

Essa habilidade faz com que ele mantenha a Igreja em foco e ainda consiga atrair milhares de jovens fiéis.

Steve Jobs

Steve Jobs é sempre lembrado pelo trabalho incrível que fez na Apple.

E, quando rememoramos a sua atuação, também nos recordarmos se suas soft skills.

A principal delas é a criatividade.

Afinal, Jobs idealizou produtos diferenciados.

Mas o líder também tinha outras habilidades socioemocionais expressivas.

Foco, comprometimento e facilidade para tomar decisões são algumas delas.

Conclusão

Após ler este artigo, ficou fácil entender o que são as soft skills e a diferença para as hard skills, certo?

Além disso, você já tem o caminho de como fazer para desenvolvê-las.

O que ainda não dissemos é de que forma adquirir as hard skills, ou seja, as competências técnicas.

E isso é o que falta para encerrarmos este conteúdo.

Saiba que as hard skills são desenvolvidas por meio de educação continuada.

Ou seja, formações acadêmicas, como graduação, pós-graduação e outras especializações.

Copiado: https://ead.ucs.br/

 

terça-feira, 25 de outubro de 2022

ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO - AMCA

Tive a honra de me tornar Acadêmico e Imortal na  ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO - AMCA. 

Cadeira  n° 05 - Patrono: Adm. Miguel Conte Longo.



Neste momento de Reflexão, da minha Jornada Academica e Profissional, quero agradecer  meus Pais (Cavalcante e Valdinar), meus Filhos (Nathalia Johanna e Diego Henrique)  e em especial minha Esposa GRAÇA CAVALCANTE, pelos intensos Incentivos e paciências, nas minhas ausências em função das atividades profissionais. 

Agradecer tambem todos os meus Pares Familiares, Academicos, Profissionais, Alunos e Colaboradores, que me ajudaram a ser a pessoa que hoje sou, ciente da minha responsabilidade social e ética.

Agradecer tambem a DEUS, que me permite na FÉ, nas Orações e nas Atitudes, ser Feliz e um instrumento nas suas Bençãos.

Obrigado a todos, pelos estimulos em continuar minhas Jornadas.

Adm. Jorge Henrique Mariano Cavalcante (JORGENCA)

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

7 Dicas De Como Manter o Foco


 1. Aprenda a dizer não

Seja claro sobre o que você realmente deseja alcançar. Escolha deliberadamente o que você vai fazer e coloque em sua lista de afazeres. Você precisa fazer uma excelente administração do tempo, que é seu bem mais precioso.

Esqueça os objetivos que não lhe servem mais. Aprenda a delegar ou atribua tarefas que não são mais o seu foco e que já não fazem mais parte de suas prioridades.

Abrir mão das tarefas que não são importantes para seus objetivos é tão importante quanto saber quais tarefas você precisa fazer. Por isso, a gestão de tempo e produtividade andam de mãos dadas para você ser uma pessoa mais focada.

O ideal é que você encontre 3 tarefas essenciais para completar durante o seu dia ou 3 objetivos que precisam ser cumpridos durante a semana.

Quando alguma tarefa não faz sentido pra você, não tenha medo de dizer “não, obrigado”.

Isso vai lhe dar mais tempo e espaço para se comprometer com coisas que realmente importam.

Quem faz tudo pra todos não consegue se manter produtivo.

2. Ensaie mentalmente sua tarefa

Visualize o processo ideal, em vez de ficar obcecado pelos resultados desejados. Imagine-se realizando uma tarefa brilhante e com facilidade.

Veja-se superando os obstáculos e as manobras que precisa para conseguir isso.

Como você vai se sentir quando as coisas estiverem concluídas? Estará feliz com a nova conquista? Animado com novas perspectivas?

Use essas vibrações positivas para se inspirar e manter você focado e inspirado.

3. Mantenha sua energia pra cima

Quando você está em um estado de realização de tarefas, é revigorante permanecer dentro delas.

Mas, quando você se força a manter o foco, você fica esgotado e prejudica a sua criatividade e produtividade no trabalho. Intervalos irregulares entre as tarefas de 5 a 15 minutos podem fazer maravilhas para a sua concentração e foco.

Dê uma caminhada, converse com um amigo, coma um lanche ou tome um pouco de ar para deixar que o seu cérebro se sinta melhor.

Sem renovação consistente e rejuvenescimento, é difícil ficar alerta e manter o foco. Logo, uma das principais dicas para manter o foco é definir uma rotina regular e ter uma boa noite de sono para evitar o cansaço excessivo.

Afaste-se da tarefa quando o seu interesse nela começar a diminuir. Volte apenas quando você tiver reabastecido a sua energia.

4. Não seja multitarefa

Fazer várias coisas ao mesmo tempo ou mudar rapidamente entre as tarefas é o oposto de ser focado. Portanto, escolha uma tarefa importante e se envolva totalmente com ela.

Antes de passar para a próxima atividade, faça uma pausa intencional, respire fundo e agradeça pelo que você acabou de realizar.

Se você se sente muito cansado com uma tarefa, você pode definir um alerta para realiza-la em blocos de 15 a 20 minutos, alternando com uma pausa para esvaziar a mente.

Por exemplo, escute seus recados, faça ligações telefônicas e arquive seus documentos em tempos designados e alternados.

Se você fizer, ou tentar fazer, tudo, não vai conseguir fazer nada.

5. Aumente sua força de vontade

Foco exige autocontrole e a capacidade de resistir às tentações de curto prazo para ganhos de longo prazo. Por isso, yoga e meditação estão entre as formas mais eficazes para aumentar a sua força de vontade e desenvolver uma mentalidade de sucesso.

Estas práticas nos ajudam a ter consciência do que precisamos fazer, independente dos nossos pensamentos e emoções.

Não precisamos acompanhar todo pensamento e emoção. Podemos simplesmente nos sentar com nossas ideias e pensamentos sem nos deixar ser levados por eles.

Aprimorar nossa força de vontade vai nos ajudar a manter o foco em vez de nos distrair com a vibração mental e sentimentos indesejados.

6. Aprenda como manter o focor no automático

Desenvolva hábitos regulares e rotinas simples para fazer uma tarefa mais naturalmente. Separe as ferramentas que você precisa para complementá-la e escolha um horário específico a cumprir.

Configure lembretes para trabalhar com as tarefas no prazo determinado e recompense a si mesmo quando conseguir atingir suas metas.

Quando agir faz parte da sua rotina, resistimos menos. Essa dica para manter o foco ajuda a preservar o seu espaço, energia e atenção para as tarefas mais difíceis que não são facilmente automatizadas.

 Independente do que acontecer, se mantenha focado.

7. Crie um ambiente favorável

Interrupções constantes e distrações desnecessárias tiram completamente o seu foco. Organize seu espaço no escritório para desencorajar visitas não programadas e saiba como melhorar o seu próprio ambiente de trabalho.

Conecte seu fone de ouvido e escute músicas clássicas ou as suas preferidas que fazem você se sentir mais produtivo. Músicas para trabalhar são excelentes recursos para se concentrar e ser uma pessoa mais focada.

Depois disso, vá para um lugar mais calmo, se você não conseguir se manter longe das brincadeiras do escritório. Também não esqueça de fazer bom uso das melhores ferramentas de produtividade que estiverem ao seu alcance.

Aliás, se você deseja concluir um projeto desafiador, desative as notificações de todos os seus dispositivos. Caso se sinta tentado a ficar olhando seu telefone a todo momento, desligue a internet ou o próprio aparelho.

Otimize o seu ambiente para ter foco, encontrar o fluxo em seu trabalho e experimentar progresso.

Combine as dicas para ser uma pessoa focada

Usar a combinação dessas dicas para manter o foco diariamente vai ajudar você a superar a sobrecarga interna e reduzir as distrações. Se for preciso, sempre retorne aqui e reveja o que funciona para você até criar o hábito de ser uma pessoa focada.

Aproveite para usar também suas práticas favoritas de concentração para aumentar sua produtividade e ajudá-lo a manter o foco em suas tarefas. Quanto mais bons hábitos para ser focado você conseguir aderir, melhor será o resultado final.

Copiado: https://www.agendor.com.br/