Para as empresas que procuram reter
e motivar os funcionários, um ambiente de trabalho
saudável é imprescindível. Ao construir e empregar estratégias, é necessário
elaborar uma rotina mais segura, agradável e feliz, para que a empresa e os
seus colaboradores sejam beneficiados.
Isso ocorre porque estão todos
fazendo parte do mesmo planejamento, e quando alguma coisa não está de acordo,
o impacto negativo é imediato. Uma empresa que não valoriza o equilíbrio e o
bem-estar no ambiente de trabalho, torna-se tóxica e prejudicial, afetando o engajamento e a produtividade dos
funcionários.
Neste artigo, explicaremos o que é
considerado um ambiente de trabalho saudável, porque as empresas devem se
preocupar com isso e quais os principais benefícios para a organização.
Vamos lá!
O
que é considerado um ambiente de trabalho saudável?
Um ambiente de trabalho saudável é um
ambiente onde os trabalhadores e gerentes cooperam para melhorar a segurança e
saúde no ambiente físico, além de saúde e bem-estar no
ambiente psicossocial.
Por exemplo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) define este
termo como “um local […] onde os trabalhadores e seus superiores cooperam para
implementar um processo de melhoria contínua para promover a saúde, segurança e
bem-estar de todos os trabalhadores no local de trabalho”.
É, portanto, um esforço deliberado e
contínuo para promover políticas e estratégias que priorizem o conforto –
físico, infraestrutural e psicológico, principalmente em relação ao suporte
emocional – da equipe, valorizando a qualidade das relações interpessoais sem
descuidar das necessidades individuais.
Porque as empresas
devem se preocupar com um ambiente de trabalho saudável?
Em um ambiente de trabalho saudável e
organizado, não hostil e motivador, os colaboradores podem compreender e
desempenhar as suas funções da melhor forma possível para concretizar o
trabalho esperado pela empresa.
Muitos empresários ainda acreditam
que a falta de motivação na equipe é apenas porque estão insatisfeitos com
o salário ou benefícios,
mas esquecem que o problema pode estar no ambiente de trabalho onde os
funcionários estão inseridos.
Um ambiente de trabalho saudável,
livre de estresse e conflitos, oferece aos colaboradores todas as ferramentas
necessárias para o desempenho de suas funções, garantindo que fiquem menos
distraídos e mais eficientes para o desempenho de suas atividades.
Quais os
benefícios, para a empresa, de um ambiente de trabalho saudável?
É possível notar que não existe uma
definição exata para um ambiente de trabalho saudável. Porém, de fato, essa
estratégia é fundamental para que os colaboradores sejam mais produtivos e para
o desenvolvimento contínuo da empresa.
Veja alguns dos principais
benefícios:
- Diminuição da
rotatividade dos colaboradores
Quando uma equipe passa por um alto
grau de exclusão devido à dificuldade de conviver com as diferenças, muitas
vezes os colaboradores se desligam da empresa. As equipes mais intolerantes
tendem a apresentar taxas de rotatividade mais altas porque os profissionais
não sabem lidar com a rejeição.
Uma equipe diversificada aceita as
diferenças e os funcionários se sentem mais bem-vindos e protegidos. Isso
contribui para um espírito de cooperação e um sentimento de pertença. Portanto,
o turnover da empresa é muito menor.
- Melhoria no
engajamento da equipe
A diversidade na organização ajuda a equipe a
alcançar resultados mais positivos. Isso porque o ambiente de trabalho é
cooperativo, estimulante e entusiasta. Dessa forma, os colaboradores estarão
mais motivados e engajados na realização das atividades.
Com a melhor qualidade de vida na
equipe, todos podem trabalhar melhor e com mais eficiência. Esses fatores
ajudam a empresa a obter um melhor desempenho.
- Estimula relações
interpessoais
Outro aspecto que ajuda a manter
um clima agradável é
a união das pessoas. Existem diferenças em todos os lugares, e é natural que
haja dificuldades no relacionamento interpessoal no dia a dia.
Porém, quando a própria empresa busca
promover a integração da equipe, as coisas ficam mais fáceis. As reuniões
sociais são um bom exemplo porque representam oportunidades de convívio com
colegas que nem sempre estão na mesma área de trabalho.
Melhora na
qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores
Os empregadores precisam entender que
as pessoas são um de seus maiores ativos, já que sem uma boa equipe de trabalho
é difícil para uma empresa ir mais longe.
Neste caso, é essencial salientar que
um bom ambiente de trabalho, boa luminosidade, equipamentos adequados, boas
instalações, boa ventilação para o desempenho das tarefas acabarão por se
tornar o fator decisivo para a melhoria da qualidade de vida dos
colaboradores.
Entenda que quando os empreendedores
se preocupam com o bem-estar de seus funcionários e lhes proporcionam condições
de trabalho confortáveis e desenvolvem suas competências profissionais e humanas, a empresa
será mais beneficiada.
Garantir a qualidade de vida dos
colaboradores é uma ação muito assertiva, já que reflete também na eficiência
do trabalho.
Como construir um
ambiente de trabalho saudável?
Nesse ponto, fica claro que a
construção de um ambiente saudável requer a criação de uma cultura colaborativa. Por isso, não tenha medo: um
ambiente saudável e eficiente é possível dentro de qualquer empresa.
Confira dicas importantes para
implementar mudanças e aumentar a satisfação e a saúde dos funcionários!
- Apoie diversidade e
inclusão no time
Um ambiente de trabalho saudável
também é um ambiente que apoia a diversidade e a inclusão. Enquanto o primeiro ajuda a reunir um grupo
de colaboradores cuja narrativa sofre algum tipo de exclusão social, o segundo
se refere à estratégia que sua empresa adota para que seja inclusiva para eles.
Portanto, uma empresa diversificada e
inclusiva proporciona um espaço saudável que estimula o diálogo, a inovação e
contribui para o sentimento de pertencimento.
- Invista em
comunicação interna
Em um ambiente de trabalho saudável,
uma boa comunicação interna é
essencial, e investir nela tem que ser uma prioridade. Certifique-se de manter
um canal transparente no qual as informações fluam com flexibilidade e clareza,
estabelecendo as bases para um ambiente cada vez mais saudável.
- Treine e capacite
as lideranças
Na criação de um ambiente de trabalho
saudável, bons líderes desempenham um papel importante. Sem eles, é difícil
manter o bom desempenho e reter os talentos da empresa.
Portanto, é importante treinar e monitorar o desempenho dos gestores e,
muitas vezes, solicitar que seus subordinados forneçam feedback. Em muitos
casos, alguns ajustes podem resolver completamente o problema.
Estabeleça
feedbacks
Dar e receber feedback é uma rotina que qualquer empresa precisa
valorizar – independentemente do tamanho ou departamento de suas operações.
Quando os funcionários têm liberdade
para compartilhar suas visões sobre sua liderança ou sobre os processos dos
quais participam, a empresa tem a oportunidade de suavizar as arestas e
fortalecer o trabalho.
Adote recompensas e
benefícios
Os benefícios corporativos são um bom atrativo aos
olhos da equipe. Uma boa combinação deles demonstra o entusiasmo da empresa e
afeta diretamente as percepções dos funcionários sobre o ambiente de trabalho.
Portanto, vale a pena ouvir os
requisitos internos com atenção e se alinhar com as expectativas da equipe o
máximo possível.
Além de fazer pausas na rotina do
trabalho, uma boa sugestão para promover um ambiente de trabalho saudável é
optar por atividades mais informais,
para que todos na empresa possam se reunir e passar momentos relaxantes.
Seja um happy hour quinzenal,
passeios de bicicleta ou uma excursão de fim de semana. Esta situação ajudará a
todos a formarem um vínculo mais amigável, o que facilitará a jornada de trabalho.
Qual o papel do RH
na instauração de um ambiente de trabalho saudável?
Existem diversas ações importantes
que ajudam o RH a melhorar o clima organizacional da empresa.
Alguns pontos relevantes precisam ser
colocados em prática, como realização de investigações internas com os
colaboradores para alinhamento com a estratégia, gestão de equipes horizontais com boa comunicação
e em busca da equidade e melhoria da qualidade de vida.
Além disso, conforme mencionado
acima, é importante:
·
Melhorar o fluxo de informações da empresa;
·
Realizar treinamentos internos, abrir espaço para feedback;
·
Monitorar insatisfações no ambiente de trabalho;
· Realizar campanhas de conscientização sobre segurança no trabalho e
motivar a equipe;
·
Monitorar insatisfações no ambiente de trabalho.
As empresas precisam entender que sem
pessoas não há negócios. Cada empresa é essencialmente construída por seus
funcionários e seus esforços para a produtividade e
desempenho da empresa. Portanto, o departamento de recursos humanos deve tentar
valorizar os funcionários e criar um bom ambiente de trabalho para todos
constantemente.
Conclusão
Ao longo deste artigo, nós explicamos
o que é ambiente de trabalho saudável, porque as empresas devem se preocupar
com isso e quais são os principais benefícios, além de apresentar a melhora na
qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores.
Entendemos, também, qual o papel do
RH na instauração de um ambiente de trabalho saudável. Portanto, é muito
importante buscar constantemente estratégias que possam motivar seus
profissionais.
Para atingir essa diferenciação e
conseguir atrair e reter talentos, é necessário buscar sempre dar feedback a
toda a equipe, realizar reuniões periodicamente para entender os desafios e
necessidades dos funcionários, além de se tornar uma organização que está
aberta à inovação e ao diálogo.
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