quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Você Aguenta Ser Feliz?


Você aguenta ser feliz?

Eu fiz uma cirurgia bariátrica há muitos anos, de maneira estabanada, para me livrar dos meus antigos 150 quilos. Meu pai morreu do coração aos 45 anos, e eu não podia continuar com aquele peso. O médico diz que você vai poder comer de tudo. O problema é que você passa a beber de tudo também.

Eu quase virei alcoólatra. Como, aliás, acontece com muitas pessoas que fazem bariátrica sem se prepararem antes e sem supervisão depois. E foi para cuidar dos meus excessos de cigarros, bebidas, cafés, refrigerantes e remédios para dormir que eu, graças a Deus, conheci o médico psiquiatra Arthur Guerra. Ele transformou a minha vida não me entupindo de mais remédios, mas tirando esses remédios e me entupindo de esportes.

Guerra me botou para fazer triatlos e maratonas e me fez descobrir um mundo que acorda às 5 da manhã e dorme exausto e feliz às 10 da noite.

Mas, de tudo que Arthur Guerra me ensinou, nada é mais brilhante do que a pergunta dele que eu coloquei em cima da minha mesa de trabalho e que tento responder todos os dias: “Nizan, você aguenta ser feliz?” 

Esta, querido leitor e querida leitora, é a pergunta que dou de presente de ano novo depois de um ano de tantas tristezas, mas também superações. Você aguenta ser feliz?

"A pessoa luta para alcançar determinados objetivos na vida e, se e quando consegue atingi-los, quer mais e mais. A gente sonha com uma meta e, quando chega lá, começa a sofrer atrás de outra mais distante. "

Pedimos aos céus o que não temos, ao invés de agradecermos o que já temos. E, quando atingimos o que tanto queríamos, aí queremos neuroticamente um novo objetivo. 

Ou seja, estamos sempre deixando para ser feliz na próxima conquista. Isso pode ser (e é) motivador, mas muitas vezes é enlouquecedor também.

Então meu ponto aqui é que a felicidade, como tanta coisa nessa vida, é uma questão de disciplina.


O Dalai Lama diz que a felicidade é genética ou treinada. E de fato tem gente que é feliz por natureza. Para nós, a grande maioria, ela é uma conquista. É como se fosse uma outra carreira, interna: administrador de si mesmo.

E essa pessoa insaciável retratada nesta coluna está, em maior ou menor grau, dentro de todos nós. Os felizes não a escutam muito. Os infelizes são dominados por ela.

Esse comportamento nos leva a fazer duas coisas que são absolutamente inúteis: 

  • Tentar corrigir erros de coisas que ficaram no passado e postergar a felicidade para conquistas que enxergamos no futuro. 
  • Como passar 2021 tentando corrigir os fracassos de 2020 ou adiando a felicidade para 2022.

Por isso, a pergunta é necessária. Será que você aguenta ser feliz? 

  • Até porque as melhores coisas da vida não têm preço: amor, família, amigos, fé, respiração.

Ser feliz é quase uma dieta, uma alimentação balanceada da alma. Que mistura bens materiais e, principalmente, imateriais.

Esta é uma reflexão para você pessoa física que pode ajudar muito a pessoa jurídica. 

Poe isso Harvard tem tratado tanto da administração da pessoa ao tratar da administração da empresa.

O que desejo a você leitor é o que eu me desejo em 2021 e será o meu desafio diário: 

  • Que você lute para ser as coisas que queira ser, mas não despreze o que é conquistado, o que já é. E que viva 2021, e não 2020 ou 2022.

Até porque o ano que começa será, tem que ser, um ano de cura, de vacina, de virada e de vida. 

2020 foi um ano de grande tristeza. De muitas perdas. De muitas e duras lições. 

Ficamos desesperados e muito tristes, e essa tristeza era inevitável. 

Mas a vida precisa da felicidade, e a felicidade precisa da vida.

Feliz ano novo!

Por: Nizan Guanaes 

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Gestão de Conflitos: o que é e como executá-la com sucesso?


 Independente de tamanho ou segmento, sabemos que não existe empresa perfeita. 

Mesmo que sejam colocadas em prática medidas que visam estabelecer a boa convivência entre os colaboradores, ainda assim é possível ocorrerem desavenças que afetam o clima organizacional. 

Por isso, dispor de uma boa gestão de conflitos faz toda a diferença nesse momento.

Devido à importância desse tema, preparamos este artigo com o objetivo de explicar o que é e como desenvolver uma gestão de conflitos eficaz. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é a gestão de conflitos?

Quando se reúne um grupo de pessoas com personalidades e opiniões diferentes, naturalmente surge a possibilidade de existirem desavenças entre elas. 

Essa situação é bastante comum no ambiente de trabalho, pois se trata de um lugar propício para que haja divergência de ideias, insatisfação, frustração entre outros motivos que resultam em conflitos.

Por isso, saber lidar com os desacordos internos é de suma importância para uma empresa. Uma equipe que não está completamente alinhada e que não segue na mesma direção dificilmente vai obter resultados positivos. 

A gestão de conflitos foi a solução encontrada para minimizar esses desentendimentos, pois engloba um conjunto de ações que tem como objetivo estabelecer a harmonia entre os colaboradores da empresa. 

Para isso, são desenvolvidas soluções para os problemas internos que surgem ao longo do tempo e medidas preventivas, a fim de evitá-los.

Vale ressaltar que é muito importante a participação do gestor nesse processo, pois é função dele acompanhar o relacionamento entre os colaboradores e disseminar boas práticas para manter o clima organizacional.


Como ter uma gestão de conflitos eficaz?

Como mencionado, a gestão de conflitos é responsável por desenvolver ações que vão assegurar a boa convivência na empresa. Sendo assim, para garantir que seja eficiente, é necessário levar em consideração algumas medidas importantes. Confira quais são elas!

Investir na melhoria da comunicação

O diálogo ainda continua sendo a alternativa mais eficiente tanto para a resolução de conflitos quanto para a prevenção deles. 

Por isso, investir em meios que facilitem a comunicação entre os colaboradores é essencial. Atualmente, existem diferentes ferramentas que podem ser úteis nesse processo, como os chatbots.

Realizar pesquisas de clima organizacional

As pesquisas de clima organizacional são ótimas ferramentas na resolução de conflitos, pois permitem que os profissionais do RH identifiquem, por meio de um conjunto de dados, as possíveis causas das desavenças ocorridas e como solucioná-las, além de permitirem saber o nível de satisfação do colaborador.

Identificar problemas comuns

Seja para evitar ou resolver um conflito, é muito importante identificar quais são os problemas comuns na empresa. 

Feito isso, é essencial saber como eles surgiram para que se desenvolvam medidas que vão solucionar a raiz do problema.

Investir em engajamento

Para garantir os resultados positivos da empresa, além de solucionar os conflitos é necessário investir em medidas que gerem maior engajamento dos colaboradores. 

Essa ação contribui para o aumento da produtividade, mantém o clima organizacional e proporciona diversos outros benefícios.


Conhecer e analisar os perfis comportamentais dos colaboradores

Cada empresa tem um objetivo, uma missão e uma visão bastante específicos. Por isso, no momento de selecionar os profissionais que farão parte da sua equipe, é muito importante conhecer o perfil comportamental do candidato por meio da análise cognitiva, a fim de verificar se ele está de acordo com o padrão da empresa.

Portanto, fica claro que a gestão de conflitos é essencial para uma administração eficiente. Além de garantir a boa convivência entre os colaboradores, é uma maneira eficaz de evitar a rotatividade de funcionários, contribuindo assim para a economia da empresa.

Copiado: https://www.mxm.com.br/

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Dez Profissões que Devem Estar em Alta Pós-Pandemia


Sabemos que esse ano não está fácil para ninguém. Com a crise do novo coronavírus, muita gente acabou perdendo o emprego. Mas, você já parou para pensar quais serão as profissões em alta depois que tudo isso passar?

Um levantamento feito com profissionais de recrutamento e seleção, recursos humanos e da área de educação mapeou essas profissões.

1- Profissional de cibersegurança

A função de um profissional de cibersegurança é garantir a segurança dos dados de uma empresa, o que passa por uma análise de documentos a dispositivos utilizados por funcionários, para decidir o que pode ser levado para fora da empresa e o que não pode.

2- Profissional customer experience

Essa pessoa é responsável por todos os clientes de um empresa, mais precisamente por sua jornada durante o pós-venda. Além disso, espera-se que o customer experience sempre busque novos canais de comunicação para oferecer aos consumidores, estando sempre disponível para atender o cliente no ambiente que ele preferir.

3- Especialista em nuvem (ou cloud)

Um especialista desta área atua na análise dos indicadores do ambiente computacional, verifica a evolução da infraestrutura e otimização destes recursos. O objetivo é assegurar que as soluções em nuvem funcionem de acordo com o desejo dos clientes e usuários em relação à segurança, disponibilidade e desempenho.



4- CFO (ou diretor financeiro)

O chefe do setor financeiro, diretor financeiro ou CFO é o responsável pela administração dos riscos financeiros de um negócio. Esse executivo é também responsável pelo planejamento financeiro da empresa.

Responde pela direção das atividades e políticas do departamento comercial, alinhando a área aos objetivos estratégicos da empresa. Avalia resultados, acompanha indicadores de desempenho e desenvolve plano de negócios para cumprir metas.

6- Gerente de tesouraria

Gerencia previsões de pagamento e recebimento e analisa informações sobre o cenário econômico-financeiro da empresa na definição de planos de ação para alcance dos objetivos.

7- Planejador financeiro

É um profissional que prepara planos financeiros para pessoas ou empresas.

8- Assessor de investimentos

Prospecta clientes para investimento na bolsa de valores, prestando assessoria no mercado de capitais. Identifica perfil de investidor, estuda viabilidade, elabora estratégia de investimentos e auxilia na tomada de decisões.


9- Profissional de RH

O profissional de RH é expert para trazer resultados na gestão de pessoas. Além disso, é responsável pela organização da instituição, pelos treinamentos, por traçar um plano de carreira, cargos e salários, pelas pesquisas de clima, entre outras inúmeras tarefas.

10- Enfermeiros e técnicos de enfermagem

Atua em grau auxiliar de cuidados ao paciente.

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quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Natal na Pandemia – o que fazer?


Panetones nas prateleiras, luzinhas piscando nas janelas dos prédios, shoppings enfeitados... esses são sinais de que o Natal está chegando. 

E esse ano será bem diferente: ainda estamos vivendo uma pandemia, porém, para quem passou o ano inteiro separado de pessoas queridas, a vontade de se reunir é grande!

Até o momento, não se tem cura ou vacina para a Covid-19. 

Por isso, não é recomendável reunir muitas pessoas ou expor os idosos e indivíduos dos grupos de risco. 

No entanto, 25 de dezembro sempre foi um dia para reflexão, sintonia entre familiares e demonstrações de afeto. 

Como fazer, então?
Como celebrar o Natal em 2020?

 Já ficamos isolados demais esse ano – nem o mais severo dos especialistas acredita que as pessoas não vão se reunir com seus familiares neste Natal. 

Como não há vacina, o ideal ainda é manter o isolamento e evitar aglomerações. Mas há alternativas para que as comemorações de Natal na pandemia sejam momentos de prazer e confraternização!


Preserve os idosos

A melhor saída seria manter os idosos isolados. Se isso não for possível, uma dica é reuni-los apenas com pessoas que já fazem parte do cotidiano deles. Assim, o risco é menor.

Durante o Natal, atente-se para o tempo de exposição sem máscara nos encontros – só tire a máscara para comer. 

Se possível, monte a mesa das refeições num lugar aberto, respeitando o distanciamento recomendado entre as pessoais.  

Mesmo assim, o ideal é sentar-se com distanciamento dos idosos e pessoas do grupo de risco que não moram na mesma casa que você

 Mantenha os cuidados com a higiene

 É sempre bom lembrar que o banheiro do local do encontro precisa ter sabonete para lavagem das mãos e, se possível, papel toalha para secar as mãos. 

E em todos os ambientes, principalmente onde será manipulada a comida, é preciso ter álcool gel à disposição dos convidados.

 Menos aglomerações

 Dá para organizar vários encontros diferentes mais curtos, com menos pessoas em cada um deles. 


Sempre com máscara, uso de álcool em gel e distanciamento entre as pessoas. 

Não se esqueça de que é preciso manter uma atitude segura durante a pandemia.

 Apenas uma pessoa deve ficar responsável pela comida

 Sabe aquela tradição de cada pessoa da família levar um prato? 

Neste momento, ela não é muito recomendada. O ideal é que apenas uma pessoa (que esteja com a saúde em dia) prepare toda a ceia.

 Use a tecnologia a seu favor

 Para as pessoas que optarem por passar os dias de festa isoladas, uma boa alternativa é usar a tecnologia a favor, com reuniões online, chamadas de vídeo e voz.

 Certamente será um Natal diferente para todos e que ficará marcado para sempre, mas é sempre tempo de ser feliz e demonstrar amor e solidariedade àqueles que importam em nossas vidas.

  Copiado: https://www.sodexobeneficios.com.br/

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Você é Persistente, Teimoso ou Resiliente?


Qual a diferença entre persistência e teimosia?
Os dicionários dizem que Persistente é aquele que é “constante e firme”, ” insistente” e também “sobrevivente”. E aqui neste “Dicionário” , diz que persistente é “aquele que não desiste de seus objetivos”.

E o que será que os dicionários dizem que é teimosia? O significado de teimosia é “obcecado”, “caprichoso” e “(quem tem) repetida obstinação com as próprias ideias”. Os teimosos são difíceis de mudarem de opinião, mesmo se estiverem errados!

Persistente ou teimoso?

Acho que agora podemos dizer, então, que um persistente é alguém que é constante, firme e que vai sempre em frente, não desistindo nunca, apesar dos muitos obstáculos que a vida coloca em seu caminho.

O teimoso, porém, embora possa até parecer um persistente, é diferente: teimoso é aquele que tem dificuldade para mudar de ideia, mesmo que a ideia que ele tenha esteja errada. Ele não aceita opinião dos outros, não aceita conselhos.

Existe um exemplo de persistência que me impressionou: um tipo de carrapato fêmea (daquele grande e gordo), que pode ficar sem se alimentar por até 10 anos, escondido, esperando sua presa! Isso é que é persistência!

Resiliência

E resiliente, o que é? O que significa ter resiliência? Resiliência é a capacidade que as pessoas (ou alguns materiais) têm de suportarem fortes pressões e depois conseguirem voltar ao normal sem ter perdido sua força e capacidade.

Na verdade, uma pessoa pode ser as três coisas juntas: persistente, teimosa e resiliente.

Teimosia, porém, é um traço que devemos ir tirando de nossa personalidade, pois mudar de ideia não é vergonha nenhuma. Quando alguém traz argumentos convincentes a respeito de alguma coisa, é sábio ouvirmos atentamente e mudarmos de opinião, se constatarmos que estamos mesmo errados. Pedir desculpas quando erramos é sinal de força e não de fraqueza.

O ideal, então, é sermos persistentes e termos grande resiliência. Só que isso, como todos sabemos, não é fácil…

A vida é uma grande forja

Para se forjar (fazer) uma boa espada, o aço é esquentado até ficar vermelho, quando então o ferreiro bate nele com a marreta muitas vezes, e depois coloca o aço num líquido, para esfriar. Repete o processo várias vezes, até que o aço fique realmente resistente, e se torne uma boa e resistente espada.


 Só que nesse processo, tem aços que não resistem: trincam e quebram, e são jogados fora, pois não se tornarão uma boa espada.

A vida faz o mesmo conosco, e somos constantemente provados para ver se nos tornamos um bom aço ou se “trincamos”. Só que no nosso caso, mesmo “trincados”, às vezes, podemos nos regenerar – isto é, podemos nos levantar – e tentar de novo. E de novo. E de novo.

Todos passam pelo “fogo do ourives” na vida, mas os persistentes e os que têm resiliência vão em frente, sem nunca desistir.

Não desista, apesar das dificuldades

Um ex-diretor de produção da Ford, Charles Sorensen, disse certa vez: “Não são os incompetentes que destroem uma organização. Os incompetentes nunca atingem uma posição em que possam destruí-la. Aqueles que já realizaram algo, e querem descansar sobre suas realizações é que estão sempre emperrando o andamento das coisas”.

É verdade. Por isso, mesmo que tropecemos, caiamos, nos machuquemos e soframos até quase ao limite de nossas forças, sejamos persistentes, até conseguirmos superar aquilo que nos aflige. “Não tem mal que sempre dure”, diz um provérbio. Acima das nuvens escuras nos dias de tempestade, o sol continua brilhando, radiante como sempre.

Tudo passa nesta vida. E depois de passada a tempestade, estaremos mais fortes do que éramos antes, e a alegria de viver voltará, com a diferença de que estaremos mais preparados para enfrentar outras tempestades que vierem.

A mão de um lavrador, quando usa a enxada pela primeira vez, enche-se de bolhas, assim como as pontas dos dedos de quem aprende um instrumento de corda, como violão ou violino.

Persistindo, porém, o lavrador e o aprendiz de música verão que tais bolhas se transformarão em pequenos calos, e ficará cada vez mais fácil para se executar seu trabalho.


Da mesma forma a ponta dos dedos de um(a) dançarino(a) de balé, que fica nas pontas dos dedos dos seus pés: é preciso muita persistência para que os dedos dos pés suportem o peso do corpo todo!

Tente imitar um(a) bailarino(a)! Tente ficar na ponta dos pés como eles fazem! Parece impossível, mas eles conseguem, depois de muita persistência.

Persistência sempre

Não perca e nem desista de seus sonhos! Continue sempre em frente, mesmo que as coisas pareçam quase instransponíveis. Com a persistência, e a constância, você verá que um dia, mesmo que demore, você conseguirá o que almeja conseguir.

E as coisas que são obtidas com muito sacrifício têm muito mais valor!

Portanto, não desista nunca!

Copiado: https://www.familia.com.br/

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Perder o Emprego... o Mundo Desaba...


Perder o emprego é como se o seu próprio mundo estivesse desabando em cima de você. 

Cada pedacinho do seu corpo lateja como se gritasse tentando entender o que eu fiz de errado? 

E não importa o quão racional sua decisão seja, não faz sentido, e a culpa não é as vezes sua. 

Por isso o o estômago revira e a cabeça pesa. 

E não tem conselho ou sorvete no mundo que amenize nada disso.

Você tenta refazer os passos de onde errou. 

Revira o filmes da rotina, deixa fugir uma lágrima ou outra e se pergunta :
  • O que acontece agora? 
  • O futuro? 
  • A equipe? 
  • E minha Família?
  • O que vou fazer agora? 
Perder o Emprego...o mundo Desaba...
Você sangra um sangue invisível que corrói a vontade de sair da cama. 
Parece que não vai passar. 
Mas passa.

É que a gente descobre que o mundo não acaba. 

E ele não para pra gente se reerguer. 

Você pode atrasar o relógio, desligar o alarme, fingir que o sol ainda não nasceu, mas o dia continua passando lá fora. 

O tempo todo. 
E a vida segue pra todo mundo. 
Mas sei de uma coisa é que nada acontece por acaso.
Eu não sei como é que você estará na semana que vem. 
É assim pra todo mundo. 

Ao longo dos dias, terá uma batalha pra se recolocar. 

Términos doem, com o perdão do palavreado, pra caralh*! 

Mas o bonito disso tudo é que depois da dor a gente se reconstrói ainda mais forte, mais maduro e feliz.

Copiado: Tarcisio Kauling Novak - https://www.linkedin.com/in/tknovak/

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Quanto um profissional de Administração ganha em média?


 Ansiedade, angústia e incertezas. Essa é uma realidade enfrentada por muitos jovens na hora de decidir por um curso de graduação. Escolher a profissão é uma decisão séria que deve ser tomada depois de muita pesquisa.

É comum, nesse momento, que surjam dúvidas, mas é possível eliminá-las buscando a maior carga de informações que puder encontrar e refletindo sobre as respostas encontradas.

Para te ajudar, nosso post de hoje vai falar sobre um dos cursos mais concorridos do mercado: a Administração. 

  • Qual a média salarial de um profissional da área? 
  • Em quais setores ele pode atuar? 
  • É difícil a colação no mercado?

Essas são algumas perguntas que responderemos para te ajudar a fazer uma escolha consciente e a buscar o melhor para você e para sua carreira!

Quanto um profissional de Administração ganha em média?

No Brasil, não há legislação sobre o piso salarial mínimo para profissionais de Administração. Porém, o CFA — Conselho Federal de Administração — estabelece a média salarial em cerca de R$ 2.500 para quem acabou de formar e de R$ 6.000 para quem já possui, pelo menos, dois anos de experiência no mercado.

Em São Paulo, por exemplo, o salário de recém-formado varia de R$ 1.800 a R$ 2.800 nas pequenas e médias empresas, enquanto, nas maiores, esse valor sobe para uma faixa entre R$ 2.800 e R$ 3.700.

No entanto, um profissional formado em Administração pode atuar em diversos setores e áreas do mercado, tornando sua remuneração salarial bastante variável, de acordo com o cargo e com as atividades desenvolvidas.

Para você ter uma noção melhor, o salário de um analista econômico financeiro, que realiza o planejamento financeiro de uma empresa a fim de garantir o lucro do negócio, pode chegar até R$ 4.000, enquanto um analista de logística, que cuida dos trâmites relacionados ao transporte e fornecimento de mercadoria de uma empresa, gira em torno de R$ 2.400.

Qual é o perfil do estudante de Administração?

Você gosta de empreender? Tem facilidade em se adaptar a ambientes e a estilos das pessoas? Gosta de trabalhar em equipe? Então, seu lugar pode ser na Administração, sem dúvidas! Para se tornar um bom profissional dessa área, é preciso ser uma pessoa flexível, estar sempre se reinventando e, principalmente, gostar de imaginar, desenvolver e realizar visões estratégicas.

Também, quem busca essa área de estudo precisa ter certo gosto (e domínio!) pela matemática, pois cálculo e estatística são algumas das matérias da grade do curso. Além disso, o curso exige muitos conhecimentos de Humanas, já que foca bastante no comportamento humano, no marketing e na sociologia. Então, ter facilidade com aspectos geopolíticos e históricos é essencial!

O estudante em dúvida

Muitos estudantes, ao terminarem o ensino médio, ainda não têm certeza de que área vão escolher, o que é natural. Porém, no geral, todo jovem fará parte do mercado de trabalho, mais cedo ou mais tarde. Quando não se sabe ainda o que fazer, esse aspecto pode ter grande peso na hora de escolher uma profissão.

O curso de Administração tem a capacidade de oferecer diferentes caminhos, facilitando a realização dos alunos em determinadas áreas, mesmo aqueles mais indecisos. Alguns percebem ao longo do curso uma vocação para o marketing, gostando de criar campanhas e produtos, outros preferem desenvolver pessoas.

O que vai de fato direcionar a carreira serão as experiências e as formações posteriores à faculdade. Por isso, não se pode dizer que é uma escolha para a vida toda. Os conhecimentos, sim, são para a vida toda e serão utilizados nos mais variados contextos. 

Quais são as áreas de atuação possíveis para um administrador?

Seu sonho é administrar o próprio negócio? Com certeza, um curso de graduação em Administração vai te ajudar a ir no caminho certo. Porém, se sua ideia com o curso é entrar no mercado de trabalho, sem dúvidas essa é uma opção que te dá um bom leque de escolhas.

As funções de um profissional dessa área estão ligadas a planejar, negociar e alocar recursos, portanto, suas possibilidades de atuação são muitas, podendo trabalhar com a área de Recursos Humanos de uma empresa — gerenciando planos de carreiras, admissões, demissões e benefícios — ou com a área de vendas — negociando com clientes e controlando ações de marketing e de publicidade.

Independentemente da área escolhida, o profissional vai ter contato, geralmente, com números e planilhas, sendo necessário estar atualizado e antenado com a economia do Brasil e do mundo e com todas as tendências de consumo!

Quais as dicas de quem já se deu bem na área?

Erimar Bergamo, que trabalha como diretor de uma loja da rede Leroy Merlin, é um dos exemplos de sucesso de pessoas que se formaram em Administração. Graduado há 18 anos, tendo feito pós-graduação em Marketing, Bergamo administra atualmente uma equipe de 200 pessoas, sendo 12 gerentes ligados diretamente a ele.

O diretor afirma que um dos pontos fortes de quem quer se dar bem com esse curso deve ser o trabalho em equipe, para saber manter o clima organizacional de motivação e respeito entre os membros do time.

Erimar destaca, ainda, que ele mesmo, como administrador, não dá resultado nenhum. Mas que o gerenciamento do seu time é o diferencial para que eles gerem os melhores rendimentos para a empresa e para o negócio. Portanto, antes de ser um bom administrador de negócios, quem busca essa graduação deve buscar se tornar um bom administrador de pessoas!

Como orientar sua formação após a conclusão do curso?

Como o mercado de trabalho do curso é bem amplo, os cinco primeiros anos após a formação são cruciais para orientar a carreira e se especializar. O trabalho, nesse caso, serve para complementar o que foi aprendido durante a faculdade.

Outra alternativa buscada por quem já concluiu a graduação é procurar um curso de pós-graduação. Geralmente, as mais procuradas são MBAs (Master in Business Administration), que são especializações voltadas para a administração de negócios, e a pós em Marketing, para aqueles que procuram trabalhar em uma empresa estimulando a venda de produtos e de serviços.

E lembre-se: para gerir um negócio próprio ou de um empregador, um bom administrador deve saber elaborar um planejamento estratégico do negócio de qualidade, buscando torná-lo crescente e lucrativo! Para isso, não basta só entender da área, mas é preciso estar sempre atento ao que é tendência no mercado e o que a empresa tem buscado como objetivo.

Um bom administrador deve saber gerir materiais, pessoas e processos com o objetivo de alcançar as metas traçadas durante o planejamento estratégico. Por ser um profissional necessário em diversos segmentos de mercado, a média salarial costuma variar bastante de empresa para empresa, de segmento para segmento e de função para função.


Como inovar na área de Administração?

Independentemente da relevância da profissão, mudanças sempre vão acontecer quanto à maneira de atuar e de se posicionar no mercado. Isso ocorre porque novas necessidades surgem com o tempo e soluções mais eficientes são descobertas constantemente.

Portanto, se você não possui um perfil muito tradicional e gosta de inovar, conheça algumas novidades que podem ser somadas à formação de um(a) administrador(a).

Sabe-se que um profissional de Administração pode atuar em praticamente todos os setores de uma organização. Diante disso, a escolha para uma determinada área deverá ser feita de acordo com o interesse, conhecimento, perfil e experiência de cada um.

Hoje, existem novas tendências no mundo corporativo que demandam o trabalho de administradores. São elas:

RH estratégico

O que é? 

Muitas empresas perceberam a necessidade de modificar a posição do setor de Recursos Humanos na organização. Parte dessa mudança se deve ao avanço tecnológico, que trouxe a automatização de procedimentos, e à necessidade de alinhar gestão de pessoas com uma gestão estratégica dos negócios.

Portanto, hoje se trabalha com o conceito de RH estratégico, que contempla essa otimização do capital humano, incluindo sua valorização enquanto força principal na empresa, e a modernização de processos, agregando assim conceitos do marketing e da comunicação para a rotina do RH.

Por que fazer?

Muitas das correntes teóricas da Administração enxergam como principal desafio as pessoas que compõem a dinâmica empresarial: colaboradores, líderes, gestores, executivos etc. Logo, o setor de Recursos Humanos é uma referência para muitos profissionais que acreditam que capital humano e negócios andam juntos. O resultado de uma organização depende do sucesso dessa equação.

Quem pode fazer?

Profissionais com grandes habilidades sociais, que pretendam fazer carreira em organizações ou alcançar lideranças, que tenham interesse em compreender profundamente o mercado, bem como a atração e a retenção de talentos, e campanhas motivacionais.

Marketing digital

O que é? 

O marketing digital é uma vertente do marketing que já existe há aproximadamente 20 anos. Atualmente, é responsável por transformar completamente a comunicação entre empresas e clientes. Sua principal característica é a utilização de instrumentos e mídias digitais para promover produtos e marcas.

Por que fazer? 

É a maneira mais econômica de criar uma estratégia de marketing, além de ter se tornado, de fato, uma necessidade do mercado, uma vez que a maior parte das pessoas acessa a internet diariamente e para diferentes objetivos. Profissionais de outras áreas têm buscado formações complementares em marketing digital, tamanha é a sua relevância nos dias de hoje.

Dentro dessa forma de publicidade, existe também o endomarketing digital, que consiste em ações de marketing internas, ou seja, para os próprios membros da organização. Assim, além de promover produtos, o marketing digital pode se tornar uma estratégia motivacional para empreendedores. 

Quem pode fazer?

Pessoas que gostam de trabalhar pelos meios digitais, criativas, dinâmicas, que prefiram rotinas incomuns, que gostem de escrever, experimentar novidades no meio digital etc.

Coaching 

O que é? 

De maneira resumida, o coaching consiste em equipar pessoas e empresas de recursos e instrumentos para alcançarem determinados objetivos. É um mercado que cresceu nos últimos anos e têm atraído profissionais de diversas áreas, desde psicólogos até administradores. O coach pode prestar consultoria para empresas, realizar treinamentos e pode, também, fazer atendimentos individuais.

A partir de uma área de conhecimento, ele oferece seu trabalho a fim de melhorar o desempenho do seu contratante. Existe o coach de carreira, educacional, de finanças, empresarial e, até mesmo, para ensinar a administrar relacionamentos. 

Por que fazer?

É um método que oferece liberdade de atuação, recomendado para quem é altamente comunicativo e antenado, bem como pessoas que gostariam de trabalhar buscando soluções e resolvendo desafios.

Possui total relação com a área de Administração, principalmente, para quem busca desenvolver sua própria capacidade de liderança, produzir materiais como livros e realizar palestras. 


Quem pode fazer?

Perfis com boa capacidade de comunicação, gosto pelas Ciências Humanas e áreas afins, vontade de desenvolver pessoas e melhorar desempenhos. 

E a relação entre Administração e empreendedorismo?

Quem já sabe desde novo que quer ter o seu próprio negócio pode ficar tranquilo ao escolher o curso de Administração. Entre as possibilidades que existem, é a área mais indicada para um jovem empreendedor, pois independentemente do ramo do mercado, a base teórica e prática que ele fornece traz um conhecimento sólido sobre o que envolve um negócio.

Conhecimentos adquiridos no curso de Administração:

  • Teoria Geral da Administração;
  • Cálculo e Matemática Financeira;
  • Economia, Contabilidade e Finanças;
  • Recursos Humanos;
  • Marketing;
  • Comércio Exterior;
  • Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios etc.

Esses são alguns dos conteúdos ofertados em disciplinas do curso de Administração. De uma maneira geral, o aluno tem acesso a uma variedade de assuntos que vão ampliar suas possibilidades de atuação, além de fornecer conhecimento suficiente para inovar no seu negócio. 

Observa-se que o curso transita entre as áreas de Humanas e Exatas. Isso ocorre justamente pelo fato de o objeto da Administração ser multidisciplinar, ou seja, de naturezas distintas e com múltiplos olhares. Por isso, se tem acesso a diferentes correntes teóricas da Administração, as quais defenderão seu ponto de vista de acordo com o objeto que privilegiam, pessoas ou processos.

Copiado: https://www.unibh.br/