As organizações iniciaram políticas de benefícios como:
- auxílio com despesas médicas e farmacêuticas,
- creche e escolinha para os filhos dos colaboradores,
- subsídios em cursos de capacitação e
- também de graduação, entre outros diferenciais.
Este Blog foi criado para postar idéias na área de Administração de Empresas, Empreendedorismo, Esporte e outras Informações de cunho Social, Técnico, Cultural e Dicas para Profissionais e Estudantes de Administração.
As organizações iniciaram políticas de benefícios como:
O que faz um servidor público?
É fácil saber. Basta ir a uma repartição na
prefeitura, ter aula com um professor numa escola estadual, pedir informações a
um funcionário do Banco do Brasil ou conhecer um agente de saúde. Pois bem,
todas essas pessoas exercem um cargo público.
Vamos entender melhor.
Público é aquilo que pertence ao povo, o que pertence a todos, à coletividade
O cargo público é criado por lei, e quem
paga o salário são os cofres públicos, ou seja, toda a população, através dos
impostos.
O serviço público se relaciona com o governo federal, estadual ou municipal.
Apesar disso, o servidor público não
trabalha para o governo, ele trabalha para a população.
O serviço público atende as necessidades essenciais da população, como saúde, segurança e educação.
Todos os cidadãos têm direitos a esses serviços, que são para o benefício de todos.
Como uma pessoa é admitida no serviço público?
Por meio de um concurso aberto a todos.
Os deveres e direitos dos servidores públicos estão definidos na nossa Constituição.
O trabalho do servidor público é muito importante para todos nós.
Nosso bem-estar depende da qualidade do
trabalho dos servidores públicos, em hospitais, escolas ou repartições.
Mas há muitos problemas. Você deve saber
que alguns servidores não cumprem bem suas funções. Há muita burocracia, o
serviço é lento e deixa a desejar.
Por isso mesmo, é muito importante a gente
entender o que é o serviço público e qual o papel do servidor.
A ética, a eficiência, o respeito e a cordialidade são obrigações de todas as pessoas que trabalham para o bem comum.
Todos nós precisamos dos serviços públicos
Espera aí, e os políticos?
Claro, os cargos políticos também têm como objetivo o bem comum.
Os agentes políticos também trabalham para o bem público.
São os prefeitos e vereadores, os governadores e deputados estaduais, o presidente da república e os deputados federais e senadores.
No entanto, os
políticos não prestam concurso, mas são eleitos pelo voto.
Se ganham a eleição, passam a ter um mandato público, que tem início e fim.
Por isso os políticos servem a população apenas durante o período para o qual foram eleitos.
Também não são regidos pelo Estatuto do
Servidor Público e não têm cargo vitalício.
Antes da existência do Estatuto dos Servidores Públicos, que foi criado em 1990 para regulamentar a profissão, os servidores eram chamados de funcionários públicos.
Bem, agora que você já sabe como é importante o trabalho de um servidor público, pare e olhe em volta.
Com certeza você conhece um servidor público que tem todas aquelas qualidades (ética, eficiência, respeito e cordialidade) e mais algumas.
É a ele que você
vai prestar homenagem no dia 28 de outubro.
Por: *Heidi Strecker é filósofa e educadora.
Por causa destas influências é muito
importante que você saiba escolher bem com quem irá conviver. Abrir mão de
companhia tóxicas melhora o nosso desenvolvimento como pessoa e amplia a nossa
qualidade de vida.
Quem dos seus amigos mais te coloca
para cima? Qual amigo mais te inspira? Suas amizades são saudáveis?
Reflita sobre essas perguntas
enquanto descobre 9 tipos de pessoas que você precisa ter por perto.
Escolher bem nossas companhias é um
grande desafio, pois muitas vezes nos apegamos a quem não deveria. Porém, essa
é uma jornada que vale a pena.
1 – Pessoas que torcem por você
Sabe aquele dia que você acorda
desacreditado e quando pega o celular recebe uma mensagem inspiradora de um
amigo? É deste tipo de pessoas que você precisa em sua vida.
Gente que te estimula, te inspira, te
ajuda, gente que acredita em você. Chega daquelas amizades que te lembram
sempre sobre como você pode desistir, ou sobre como ter sonhos dá trabalho.
Escolha como companhia pessoas que
torcem verdadeiramente por você, amizades assim fazem uma grande diferença.
2 – Aquelas que te corrigem
Se você tem um amigo que vez ou outra
te apresenta algum tipo de crítica, ou mesmo que te alerta sobre um melhor
caminho ao invés daquele que você tem traçado, não perca essa amizade jamais.
Pessoas que te corrigem são pessoas
que te valorizam e acreditam em você, esses sim querem o seu bem. Por mais que
ser criticado doa, se vier de um amigo, procure sempre receber em amor.
3 – Pessoas que estão com você mesmo nos momentos
difíceis
Essas são difíceis de encontrar.
Geralmente encontramos companhia para um passeio na praia ou no shopping, para
uma noite de festas, e até para um happy hour no meio da semana, mas quem está
com você enquanto você chora?
Aquele amigo que te liga quando você
some, que vai na sua casa, enxuga as suas lágrimas e insiste para que você saia
da cama, manifesta uma amizade genuína, que deve ser preservada.
Sorrir junto é fácil, mas chorar com
alguém é um grande desafio.
4 – Aquelas que são honestas
Aqui falamos não apenas daquelas
pessoas que andam perante a lei ou que dizem a verdade, mas também de
indivíduos totalmente sinceros.
Sabe aquelas pessoas que falam uma
coisa com você na sua presença e depois dizem outras coisas nas suas costas?
Elas não merecem a sua amizade.
5 – Aquelas que são verdadeiras
Pessoas verdadeiras não fingem ser o
que não são, nem mesmo fazem questão de construir determinada imagem de si
perante outros. Quem é verdadeiro simplesmente é e a gente consegue reconhecer
isso.
6 – Pessoas positivas
É compreensível que um dia ou outro
aquela pessoa não esteja tão animada e que se sinta um tanto quanto
desacreditada sobre a vida. Entretanto, construir uma relação com alguém que
sempre tenta te deixar para baixo está longe de ser o ideal.
Procure por pessoas que te inspirem,
que te façam acreditar em uma vida feliz e próspera. Pessoas positivas são
aquelas que dão bom dia felizes, que te recebem quase sempre com um sorriso e
que tornam seus difíceis melhores.
7 – Aquelas que são melhores que você
É isso mesmo que você entendeu. Se
aproxime de pessoas melhores que você, mais inteligentes que você, mais
generosas que você, mais sonhadoras que você. Amigos assim são uma fonte
incrível de inspiração.
Através deste tipo de amizade você
adquire a energia necessária para se transformar em alguém melhor diariamente.
8 – Pessoas que estão aonde você quer chegar
9 – Aquelas que te amam
Quer melhor companhia do que estar
cercado por pessoas que te amam? Se seus amigos te amam é bem provável que eles
satisfaçam todos os itens anteriores.
Quem te ama cuida de você, te
corrige, não tem medo de te mostrar quem realmente são ou mesmo o que realmente
pensam, essas pessoas te inspiram, te ajudam, te guiam. Retribua em amor e as
mantenha sempre por perto.
Copiado: https://www.mundoinverso.com.br/
A segurança digital é estratégica
para qualquer empresa, de qualquer porte e setor. Equipes formadas por
colaboradores ou por times terceirizados dedicam seus dias a garantir que a
transmissão de dados se dê de forma a assegurar a privacidade das corporações.
Mas e quando boa parte da força de
trabalho migra para o home office, sem aviso prévio? Como garantir que
computadores e conexões de internet residenciais mantenham os mesmos padrões de
segurança?
O instituto Gartner de pesquisas entrevistou 145 líderes
de compliance no mês de abril e concluiu que os riscos de cibersegurança são a
maior preocupação em tempos de pandemia e isolamento social: 52% dos
entrevistados apontam ainda que este é o grande desafio do momento.
“Estamos hoje em um momento único
referente ao trabalho a distância. O trabalho durante a quarentena tem peculiaridades
diferentes do home office tradicional e isso pode gerar uma série de riscos à
segurança da informação. Além de as pessoas precisarem conciliar as rotinas
profissionais com novas tarefas diárias, muitas vezes é necessário dividir o
espaço com outros membros da família e fazer as atividades de locais sem os
recursos adequados, como internet de alta velocidade, novas ferramentas e
aplicações, conexões seguras e ambientes planejados. Esse cenário gera estresse
e diversas distrações, que podem levar a decisões equivocadas no dia a dia,
aumentando muito o risco com segurança da informação”, completa Emerson
Machado, especialista em segurança de endpoint para América Latina da Dell
Technologies.
Confira cinco desafios para a
segurança digital no trabalho remoto e as maneiras de superá-los com o apoio
das soluções de tecnologia e o atendimento dedicado para consultores de TI
participantes do Dell Expert Network.
1. Equipamentos
inadequados
Desafio: muitos
colaboradores começaram o trabalho em home office na base do improviso, com
computadores e smartphones pessoais, que costumam ser mais expostos a ameaças.
Além da falta do ambiente controlado
das empresas, que contam com servidores dedicados e diversos sistemas de
segurança da informação, os equipamentos pessoais nem sempre possuem os
recursos apropriados para evitar ameaças e vazamento de dados.
A solução: a Dell dispõe de um amplo portfólio de
computadores corporativos, incluindo as linhas Vostro, Latitude e Optiplex, que contam com recursos de
produtividade e segurança desenvolvidos para atender às necessidades de
empresas de todos os portes e perfis. As funcionalidades estão disponíveis nos
mais diversos formatos de equipamentos, abrangendo desktops, notebooks com
designs ultrafinos e leves, opções 2 em 1 para quem demanda versatilidade,
entre outros.
“O portfólio de computadores
corporativos da Dell é extenso para atender aos diversos perfis de uso e
necessidade, já com uma camada de segurança intrínseca, como o recurso
SafeBIOS, que protege contra ataques e adulteração ao BIOS dos endpoints de
forma “off host”, trazendo atenção e conhecimento, permitindo que esse tipo de
ataque de baixo nível seja rapidamente mitigado”, explica Machado.
2. Conexões inseguras
Desafio: em geral, conexões
de internet residenciais são menos seguras do que as corporativas. Ao acessar
e-mails corporativos, por exemplo, o colaborador pode acabar expondo dados da
empresa.
A solução: utilizar uma rede virtual particular (VPN) e também acessos seguros é crucial para estabelecer conexões seguras, na medida em que essa tecnologia cria uma conexão protegida por meio de uma rede não segura. O aplicativo de proxy de VPN do McAfee Safe Connect oferece criptografia semelhante à disponibilizada por bancos, navegação privada e segurança na internet para ajudar a manter a conectividade segura.
Também é importante manter as
soluções de segurança atualizadas em todos os seus dispositivos. Assim, o usuário
evita malwares, ataques de phishing e outras ameaças e conta com suporte para
identificar sites maliciosos durante a navegação.
3. Senhas fracas
Desafio: diante da grande
quantidade de aplicativos e sites, privados e profissionais, que exigem o uso de
senhas, é comum que os colaboradores utilizem sempre as mesmas e que elas sejam
fáceis de memorizar – logo, pouco seguras.
A solução: é crucial
orientar os colaboradores sobre o uso de senhas complexas e que sejam
constantemente atualizadas. Para resolver a dificuldade em memorizar esses
códigos, basta utilizar um gerenciador de senhas, ou uma solução de segurança
que inclua esse serviço. As assinaturas de McAfee Small Business Security
(conhecidas como antivírus) também possuem gerenciador: cria senhas criptografando-as
e as armazena.
“É fundamental que elas sejam fortes
e, principalmente, guardá-las em locais seguros, como os chamados cofres de
senhas. É essencial também que elas sejam constantemente atualizadas. Para o
mercado corporativo, por exemplo, recomenda-se essa troca, no mínimo, de três
em três meses. A linha corporativa da Dell conta com o SafeID, um chip
exclusivo que armazena as credenciais mantendo-as longe dos invasores”, explica
o executivo da Dell Technologies.
4. Antivírus
desatualizados
Desafio: em equipamentos não
corporativos, nem todas as pessoas investem em cibersegurança, o que abre
grandes brechas para ataques – muitos deles vêm por e-mails com anexos ou links
suspeitos.
A solução: além de
manter todas as soluções de segurança atualizadas, é importante que as empresas
ofereçam treinamentos constantes para informar a todos os funcionários e
colaboradores sobre os riscos de clicar em arquivos e links que chegam por
e-mail e, se possível, neste momento de pandemia, estender esses treinamentos
para os familiares.
“Atualmente, por conta da pandemia, uma enorme quantidade de conteúdo sobre a Covid-19 está circulando na internet, e-mails e aplicativos. Com isso, os cibercriminosos aproveitam esse momento para compartilhar mensagens com links maliciosos, voltados a roubar dados e informações confidenciais. O famoso phishing. Aqui, é importante que as empresas ofereçam treinamentos constantes de conduta e, até mesmo, testem o conhecimento de seus colaboradores com e-mails phishing”, reforça Machado.
A Dell oferece um amplo portfólio de
serviços, como o Premium Support e o ProSupport, que atendem empresas 24 horas
por dia, todos os dias, com cobertura de software. O usuário também é conectado
diretamente aos técnicos da Dell, que poderão realizar reparos e manutenções de
hardware, além de detectar e resolver problemas de softwares na máquina.
5. Projetos de TI
inadequados
Desafio: mesmo dentro das
corporações, acontece de o investimento em TI não levar em consideração a
grande importância da segurança digital em todas as camadas de utilização de
tecnologia. “Para ajudar as empresas nesse processo de transformação digital, é
muito importante contar com o suporte de profissionais de TI, que serão os
responsáveis por avaliar a utilização das melhores práticas de gestão de TI e,
se necessário, auxiliar a implementá-las”, afirma Luciane Dalmolin, diretora
para pequenas empresas da Dell Technologies no Brasil.
A solução: a Dell mantém um
programa de relacionamento dedicado a profissionais de TI que atuam junto a
pequenas e médias empresas, o Dell Expert Network. Trata-se de uma
iniciativa que oferece, entre outros benefícios, atendimento dedicado de um
gerente da Dell e especialistas técnicos para auxiliar esses profissionais
autônomos no desenho de projetos de tecnologia para seus clientes.
Copiado: https://www.techtudo.com.br/
A variedade linguística local é enorme e faz jus a uma população estimada em mais de 7 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Cada vez mais popular, o modo de falar tão próprio e característico dos maranhenses vem conquistando muita gente e inspirando títulos e muito conteúdo digital com a criação de podcasts, blogs, perfis na internet, além de estampar diversos tipos de produtos e serviços de empresas locais.
Com saudade do Maranhão, morando há 16 anos no Rio de Janeiro, o fotógrafo Mardonio Santos, 32, criou um perfil na internet, onde compartilha a culinária, brincadeiras e o ‘dicionário’ maranhês.
“A primeira vez que fui a uma padaria no Rio, na inocência, pedi R$ 3 reais de ‘pães misturados’. Quando falei isso, as pessoas [presentes] pararam e me olharam de uma forma bem engraçada, aí já fiquei ‘encabulado, ó’ e o atendente sorriu e explicou que lá não existia pão misturado e sim pão francês e suíço. Depois foi a minha vez de explicar sobre os pães ‘massa grossa e massa fina”, contou Mardonio, com humor.
Para outros, é ainda mais difícil matar essa saudade. A profissional de relações públicas Samira Nogueira, 30, mora em Portugal há dois anos.
“Tem algumas palavras e bordões maranhenses que me remetem a situações de felicidade, como ‘Éguas’ e ‘Tu é doido’.
Expressá-las tornava tudo mais leve e engraçado. No português de Portugal, não tem nenhuma expressão parecida, tudo é muito sério e formal. Aqui, conversando com minhas amigas, soltei um ‘Mermã’ e elas ficaram sem entender, mas foi tão libertador. Hoje, elas passaram a utilizar nas nossas conversas. É o maranhês cruzando fronteiras!”, comemora e se diverte.
Identidade cultural
A professora Elaine Raulino, 52, que tem formação em Letras e mestrado em Cultura e Sociedade, explica que o discurso, a participação do sujeito enquanto produtor do discurso, os contextos nos quais ele está inserido e as competências da língua é que formam a identidade linguística de uma pessoa. “A língua vai variar de acordo com alguns fatores contextuais”.
A especialista cita os quatro tipos de classificação para as variações da língua:
Há quem acredite que o maranhense tem uma relação muito próxima com o próprio rosto, como o professor de inglês e literaturas Gustavo Mayran, 30, que, recentemente, explicou o que significava o famigerado ‘Eu tô é tu’ em seu Twitter.
“Eu uso o ‘Éguas’ para tudo! Quando estou surpresa, feliz, triste e, principalmente, quando me deparo com preços que não cabem no meu orçamento”, comentou ela em uma página da internet aos risos. A O Imparcial, Leticia afirma que outra expressão semelhante é ‘Siow’, que ela diz usar quando está suspeitando de algo, quando acha que alguma coisa vai dar errado ou para chamar alguém.
De acordo com Elaine, o "maranhês", como qualquer outro dialeto específico de uma língua, é dinâmico. “Vem criar a nossa formação identitária, sociocultural e sócio-histórica. O "maranhês" está mais popular porque está havendo uma tendência da linguagem mais encorpada, com as contrações da língua e pela influência, sobretudo, do ‘internetês’”, esclarece.
Alguns maranhenses ainda vão mais longe: unem os termos formando uma frase só, a exemplo do Paulo Ricardo Buna, comediante de 29 anos. “Não consigo imaginar outra expressão de espanto além do ‘Égua, siow’. É difícil dizer qual é o melhor [termo]. Um ‘Piqueno’, por exemplo, só quem é daqui sabe a hora certa de usar.
O "maranhês" é a nossa identidade, é o que nós somos, é a nossa carga genética. Ninguém consegue explicar ao certo de onde ou como surgiram as expressões, só sabe que foram passadas de pai pra filho, de avô pra neto e etc”, observa.
Perguntado sobre o que seria o melhor do "maranhês", Paulo não hesita.
“É ser maranhense! É ser reconhecido em outras partes do mundo. É ter esse jeitinho de ser engraçado. É ter orgulho dessa terra, desse chão, dessa cultura”, finaliza o comediante.
Separamos alguns termos e expressões mais comuns do dicionário "maranhês" com seus respectivos significados para você, caso ainda não tenha, adicionar ao seu vocabulário.
Confira:
Copiado: https://oimparcial.com.br/
Se você já passou por um processo seletivo é bem provável que tenha escutado a pergunta "por que devo te contratar?" ou alguma variação bem próxima.
Para responder a um selecionador o porquê ele deveria te contratar é preciso analisar algumas questões para organizar uma resposta simples e bem objetiva, aumentando suas chances de conquistar a vaga.
O primeiro passo é tentar se colocar no lugar do selecionador. O profissional de RH que está conduzindo o processo seletivo sabe bastante sobre a empresa que está contratando e sobre a vaga disponível, mas tudo que ele sabe sobre você é o que você expôs no seu currículo e durante a sua fala, e o que ele faz, basicamente, durante as etapas é tentar encontrar um candidato que melhor se encaixe no perfil da empresa e tenha as qualificações para exercer o cargo pretendido.
Quando um selecionador te pergunta "por que devo te contratar?" ele espera que você traga informações que aumentem o seu nível de compatibilidade com a vaga que está concorrendo. Se você avançou no processo seletivo, ou seja, participou de mais de uma etapa, significa que o selecionador identificou em você características técnicas e pessoais que te aproximam do procurado pela empresa, e a cada etapa tentam selecionar os candidatos com maior compatibilidade.
Como organizar uma resposta simples e objetiva
Apesar da famosa pergunta "por que eu devo te contratar?" poder vir em diversos momentos do processo seletivo, a resposta deverá sempre unir dois aspectos: vaga (empresa e posição) e candidato.
Lembra do que dissemos no começo do texto sobre o selecionador estar buscando um candidato compatível com a vaga e com a empresa? Pois é justamente essa compatibilidade que você precisa evidenciar na sua resposta.
Para defender que você é o candidato ideal é preciso mais que ter uma boa resposta, mas acreditar realmente nisso. Para isso siga esses dois passos básicos:
Enriqueça sua resposta com exemplos (breves) de experiências que já vivenciou nas quais usou de suas habilidades para chegar em um resultado positivo, seja na solução de um problema, em uma venda ou negociação, etc, e como tais habilidades poderiam ser úteis no novo emprego.
Não seja prolixo, ou seja, não fale a mesma coisa várias vezes de uma forma cansativa, você perderá a atenção do selecionador. Sintetize a sua resposta, em menos de um minutos é possível dar uma resposta com bons exemplos e deixar o selecionador curioso para saber mais sobre você e suas experiências.
Durante o processo seletivo é preciso trabalhar bastante suas capacidades socioemocionais e focar muito nas questões profissionais, deixando os problemas em segundo plano por um tempo.
Mas, entendemos que, muitas vezes, estar desempregado há muito tempo ou passando por uma situação financeira complicada faz com que muita gente queira abrir o coração para o selecionador, seja por sinceridade extrema ou na tentativa de sensibilizá-lo. Mas é preciso ter cuidado.
Respostas como "Estou precisando muito desse emprego" , "preciso que alguém me dê uma chance" ou "meu aluguel está vencendo e eu preciso de um emprego urgente". Infelizmente é um cenário muito triste mas que falar sobre eles nesse momento, provavelmente, não te ajudará a conquistar a vaga.
Ser arrogante
Desqualificar os demais candidatos não te tornará melhor que eles, mas sim mostrará um lado bastante negativo seu, portanto não encare o processo seletivo como uma competição direta na qual você precisa "derrubar" o adversário. Foque em ganhar pontos falando bem sobre você, suas experiências e vivências que são relevantes para a vaga.
Enquanto estiver formulando suas resposta para a pergunta "por que devo te contratar" tome muito cuidado para não não se autoelogiar sem exemplos que comprovem que tais características são reais, pois, caso contrário, podem soar como "papo furado" e você perderá muitos pontos no processo seletivo.
Copiado: https://querobolsa.com.br/