QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

quarta-feira, 20 de junho de 2018

O Papel do Diretor Escolar no Sucesso da Instituição

Muitas pessoas enxergam o diretor escolar como sendo aquela figura distante que se encontra atrás de uma mesa, delega funções aos colaboradores de uma escola e castiga os alunos que não são obedientes ou estudiosos. 
Essa é uma visão distorcida desse profissional, que é fundamental para o funcionamento de uma instituição de ensino.
O diretor exerce um importante papel no cotidiano escolar. Entre suas funções, podemos destacar a rotina no setor administrativo e financeiro, o trabalho em prol do desenvolvimento pedagógico, a coordenação do corpo docente e até a integração família–escola.
O diretor tem a função de um líder, podendo influenciar a todos de maneira positiva ou negativa. Sendo sua figura de extrema importância para o dia a dia de uma instituição escolar, ele deve desenvolver constantemente suas habilidades com o objetivo de favorecer a qualidade da educação oferecida pela escola, assim como o estímulo às equipes que nela trabalham e a integração entre todos, inclusive pais e responsáveis.
Neste artigo vamos mostrar a importância do papel do diretor escolar no sucesso da instituição. Acompanhe! 
Administração
O bom funcionamento de uma escola depende de uma série de fatores. Entre eles, temos a estrutura física. Ela é composta por carteiras, computadores, bibliotecas, salas de aula, cantinas e até o pátio onde as crianças e adolescentes podem conviver nos intervalos. Só que nós sabemos que isso não é o essencial. Alunos, professores e demais colaboradores são o que há de maior valor dentro de uma escola.
A administração escolar não se resume a lidar apenas com suprimentos, folhas salariais ou a reposição de livros. Ela lida com pessoas! A partir daí, notamos como a gestão escolar é desafiadora. Por isso que o papel do diretor escolar como líder da instituição é fundamental. Além de resolver problemas de manutenção, organizar arquivos ou administrar os horários da escola, ele lida diretamente com os educadores e os alunos.
O trabalho de um diretor escolar envolve, principalmente, administração e pedagogia. São duas áreas diferentes, nós concordamos, mas quando elas conseguem estar alinhadas, trabalhando harmonicamente, apresentam excelentes resultados. Mas não existe uma fórmula mágica para gerir a instituição escolar. Como é um trabalho que demanda de um esforço diário e contínuo, listamos abaixo as ações que o diretor escolar deve adotar na área administrativa. 
Encabeça o planejamento da instituição
Imagine que o trem, durante uma viagem, necessite de reparos para continuar a jornada. Complicado, não é verdade? O mesmo acontece com a escola. Iniciar o ano escolar sem um planejamento adequado pode acarretar em um completo desastre. A instituição de ensino precisa de um bom planejamento, com objetivos, metas e estratégias bem definidas. A curto, médio e longo prazo.
O planejamento vale tanto para o setor pedagógico quanto o orçamental e o de recursos humanos. Ao longo do caminho, alguns imprevistos acontecerão — e isso é absolutamente comum. Mesmo assim, o mais importante é que você esteja preparado para eles. Mantendo-se fiel àquilo que havia sido definido no planejamento. Mesmo diante de dificuldades, você jamais deverá perder o foco.
Adota tecnologias que fomentam o conhecimento
A maioria das instituições, por mais que tenham ou não foco no ensino, faz uso da tecnologia para otimizar seus resultados no mercado em que atua. Quem ainda não usa a tecnologia ao seu favor, está perdendo tempo e participação em seu segmento. No caso específico da escola, uma gestão escolar informatizada consegue fazer uma baita diferença na qualidade de todos os serviços educacionais oferecidos.
Os softwares de computadores podem ser utilizados para registrar o desempenho acadêmico dos alunos, emitir certificados, fazer o controle de faltas, gerar e enviar boletos com as mensalidades, organizar melhor os horários e muito mais. Resumindo, esses programas facilitam a organização da escola e dos próprios alunos. Os softwares também podem fomentar o conhecimento, apresentando disciplinas complexas sob uma outra ótica.
Faz o controle dos gastos
Cabe ao diretor escolar ficar sempre de olho nos gastos. Para isso, pode-se contar com a ajuda de um sistema ou mesmo uma planilha que deve ser atualizada frequentemente. O porém é que a planilha tem limites e você pode encontrar mais funcionalidades em um software de gestão escolar.
É importante saber para onde está indo o dinheiro que entra no caixa da escola, pois isso permite uma visão geral sobre a situação financeira da instituição. A grande vantagem do controle dos gastos é conseguir enxergar o todo e definir os cortes necessários.
Estabelece uma gestão participativa e democrática
O papel do diretor escolar não se resume a ser um líder do tipo autoritário, que age sozinho. Ele estabelece e promove uma gestão participativa e democrática. Toda a comunidade escolar deve ser convocada: alunos, professores, funcionários, pais, responsáveis e familiares.
Como essas pessoas têm realidades e necessidades diferentes umas das outras, cada esfera terá uma visão diferente acerca do processo educacional e os problemas da instituição de ensino. Dessa forma, é possível que todos contribuam e apontem soluções.
Preserva o patrimônio escolar
O patrimônio escolar, que é de todos, precisa ser bem cuidado. Como diretor escolar, esteja sempre presente no dia a dia da instituição, zelando pelo bom funcionamento. 
Se há uma carteira quebrada, um quadro descolando ou mesmo uma parede precisando de reparos, movimente-se para agir o quanto antes. Quando o ambiente oferecido é o melhor para todos, ninguém se sente desestimulado a continuar seguindo seu papel. Da mesma forma, reparos que são feitos rapidamente visam evitar maiores gastos no futuro.
Trabalha com foco em cada um dos alunos
Por mais que você necessite saber lidar com a burocracia e ter o conhecimento acerca das leis, o seu foco, como diretor escolar, deve ser sempre o aluno. O mais importante, no ambiente do ensino, é a aprendizagem dos estudantes. 
Esteja sempre próximo a eles! Atualize constantemente o seu conhecimento e aprenda, cada dia mais, sobre educação e ensino.
Copiado: https://www.escolaweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário